2.8 TD6 : Desligar EGR Y60/Y61 E Valvula Throttle Y61

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2.8 TD6 : Desligar EGR Y60/Y61 E Valvula Throttle Y61

Mensagem por Manwell_Mayraids » 16 mai 2006, 10:36

2.8 td6 (RD28T): Desligar EGR Y60/Y61 E Valvula Throttle Y61


A e B referidos à seguinte fig:

Imagem

Quanto à EGR não vou aqui referir as vantagens/inconvenientes de desligar a EGR, pois existe imensa informaçao na internet sobre este assunto.

O ppl que esteja interessado em desligar a EGR, podem faze-lo de duas maneiras: actuar no sistema de vacuo (desligar e tapar o tubo A) ou actuar "mecanicamente" ("tapar" a EGR com uma chapa) ou ainda optar por ambas as soluções.

Eu optei por "tapar" somente a EGR com uma chapa.

Tal procedimento está aqui bem explicado para o Y60 :

http://www.patrol-gr.net/trucs42.php

Quem quiser tb limpar os colectores de admissão e quiser uma explicação mais pormenorizada para o Y61 :

http://www.patrol-gr.net/trucs64.php

Desculpem estar em francês, utilizem s.f.f. um tradutor on line, por exemplo :

http://www.google.pt/language_tools?hl=pt-PT

Para o ppl que me tem perguntado acerca da valvula de throttle (apenas para o Y61) : pode actuar no sistema vacuo (desligar e tapar somente o tubo B) ou actuar "mecanicamente" (mexer no parafuso da valvula de throttle que limita o fecho máximo da borboleta) ou optar ainda por ambas as soluções.

Eu optei por mexer somente no parafuso (quem quiser até pode sacar fora a borboleta) e acho que vale a pena desmontar o intercooler até para perceber como funciona a coisa.

Pois quando o motor está quente, esta valvula ao ralenti quase que fecha não deixando entrar ar limpo, obrigando a que entrem os gases queimados recirculados pela EGR se esta estiver a funcionar e se esta já estiver desligada quase que não entra ar nenhum, pelo que tirem as vossas conclusões.

Para ter acesso a esse tal parafuso, tem que se tirar o intercooler e o suporte deste, desapertar as abraçadeiras dos tubos de ar, a ficha da ventoinha e do sensor de temperatura. Depois de estar cá fora vão perceber como funciona essa valvula throttle.

Espero ter ajudado. [wink]

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Mensagem por Mário Guedes » 16 mai 2006, 12:27

Ajudaste e de que maneira!!!!
ja quase desmontei o motor do jipe para tentar descortinar a valvula Throttle!!!! [bigsmile] [:p]

Ja agora, eu para inutilizar a valvula EGR, coloquei uma esfera no tubo.......pode ser não pode??? :confused:
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Mensagem por Manwell_Mayraids » 16 mai 2006, 12:31

Ajudaste e de que maneira!!!!
ja quase desmontei o motor do jipe para tentar descortinar a valvula Throttle!!!! [bigsmile] [:p]

Ja agora, eu para inutilizar a valvula EGR, coloquei uma esfera no tubo.......pode ser não pode??? :confused:

Pode desde que a esfera seja suficientemente grande de modo a não circular pelo tubo, pois caso contrario vai parar às electrovalvulas ou à bomba de vacuo. :unibrow:
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Mensagem por Mário Guedes » 16 mai 2006, 12:36

Pode desde que a esfera seja suficientemente grande de modo a não circular pelo tubo, pois caso contrario vai parar às electrovalvulas ou à bomba de vacuo. :unibrow:


ufa!!!! :D tou mais descançado!!!por momentos o coração bateu forte!!!!!
a esfera é grandinha....aposto que nao vai nem para trás nem para a frente!!! [wink] ta justa e apertada como se querem as coisas boas da vida! [wink] [:p]
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Mensagem por Manwell_Mayraids » 16 mai 2006, 12:42

Se está justa e apertada, no problem. [bigsmile]
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EGR

Mensagem por Manwell_Mayraids » 17 mai 2006, 13:31

A pedido de algumas familias em http://www.tuning.online.pt/tuningonlin ... /motor.php , explica como funciona algumas partes do motor, nomeadamente a EGR :

"A EGR (Exhaust Gas Recirculation), é um sistema que faz com que parte dos gases de escape, produzidos pela queima no motor, seja novamente introduzidos na admissão.

Este sistema foi desenvolvido pelos construtores de modo a que os veículos pudessem cumprir as rigorosas normas antipoluição actualmente em vigor. Se reduzirmos o teor de oxigénio na combustão, será libertado menor teor de NOx. Ao reintroduzir gases de escape (pobres em oxigénio) no motor estamos a reduzir o teor de oxigénio do ar introduzido nos cilindros.

A grande desvantagem deste sistema, reside no facto de que ao entrar na admissão grande quantidade de gases de escape, todo o colector de admissão ficará sujo, levando o motor a perder eficácia prematuramente.

O funcionamento da EGR ou seja, a quantidade de gases de escape admitidos nos cilindros, é inversamente proporcional à carga dada pelo acelerador. Portanto, deste modo, temos a EGR no máximo de abertura ao ralenti e a mesma fechada quando o pedal do acelerador é completamente pressionado.

Os gases de escape provenientes da EGR, quando combinados com os vapores de óleo que vêm do Carter, formam uma mistura pastosa, estreitando a passagem do ar de admissão aos cilindros, provocando um estrangulamento das prestações.

A EGR pode ser fechada fisicamente, através da interrupção do canal de vácuo que activa a válvula ou electronicamente em certos automóveis. A principal vantagem da EGR ser fechada electronicamente em detrimento de um fecho físico, forçado, é a ausência de erros acumulados na centralina e como esta funciona na mesma linha de vácuo do servo-freio, a segurança e o comportamento ficarão inalterados.

De acrescentar que, pela ausência de “remendos”, o motor não perderá a garantia do fabricante. Fechando a EGR não se aumenta a potência máxima do motor, mas em cargas parciais do acelerador a resposta do motor é melhor e a longo prazo não será preciso fazer a limpeza do colector de admissão. "


Falta acrescentar que o grande inconveniente de desligar a EGR é a poluição do ar.

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 17 mai 2006, 13:41

"Esgalhando" como funciona no Y61 :

Pois como podem ver no quadro anexo, depois do motor estar quente, a valvula (vannecomande papillon)
- fecha a borboleta ao ralenti (com as consequencias atrás já explicadas)
- e depois em andamento abre a borboleta totalmente.

Não confundir "Throttle control solenoid valve = electrovanne de commande du papillion" com "Throttle control valve =vannecommande papillion" ou seja a abertura da "Throttle control solenoid valve" faz com que a “vanne de commande du papillion” feche a borboleta.

Quanto à EGR e depois do motor estar quente, as duas electrovalvulas A e B (não confundir com os tubos A e B):
- ao ralenti e até 2500 rpm estão totalmente abertas, pelo que tb a EGR:
- depois entre 2600 e 3750 rpm encontra-se a electrovalvula A aberta e B fechada, pelo que a EGR só funciona a 50 %
- e depois das 3750 rpm encontram-se as duas electrovalvulas A e B fechadas, pelo que deixa de funcionar a EGR.

Imagem

Agora tirem as vossas conclusões. [wink]

Por estas e por outras como +300 kg é que o pessoal se queixa do "Y61 td6 amorfo a baixa rotação" :

https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=1249

PS: Desculpem lá a mistura de francês com inglês :D

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Mensagem por bruno queiros » 19 mai 2006, 22:59

Já tapei a EGR e mexi na Throttle, se à tarde qd o fui buscar achei que tava melhor, agora à noite confirmei, está muito melhor.
Obrigado M.Meireles.
Bruno Queirós
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Mensagem por TiagoFerreira » 21 mai 2006, 20:57

Manwell_Mayraids: Eu já tapei o tubo "A" com uma esfera grande! Não passa ar nenhum!
Se eu tapar da mesma forma o tubinho "B" da throtlle, achas que faz o mesmo efeito e sem prejuizo para o motor? É que se me bastar tirar e tapar só o tubo, então faço só isso e JÁ!!! :unibrow:

Abraço, Tiago Ferreira :D
Tiago Ferreira - EriceiraTT

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 22 mai 2006, 00:18

Sim uma das maneiras de desactivar a Throttle é tirar e tapar o tubo B e não acho que haja qq tipo de prejuizo para o motor.
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Mensagem por Mário Guedes » 22 mai 2006, 01:01

Manwell_Mayraids Escreveu:Sim uma das maneiras de desactivar a Throttle é tirar e tapar o tubo B e não acho que haja qq tipo de prejuizo para o motor.



Mas a borboleta fica aberta??
eu estava a pensar em fazer como tu, mexer no parafuso e po-la toda aberta..... :confused:
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Re: 2.8 TD6 : Desligar EGR Y60/Y61 E Valvula Throttle Y61

Mensagem por Manwell_Mayraids » 22 mai 2006, 08:33

Dá das duas maneiras :

.......
Para o ppl que me tem perguntado acerca da valvula de throttle (apenas para o Y61) : pode actuar no sistema vacuo (desligar e tapar somente o tubo B) ou actuar "mecanicamente" (mexer no parafuso da valvula de throttle que limita o fecho máximo da borboleta) ou optar ainda por ambas as soluções.

Eu optei por mexer somente no parafuso (quem quiser até pode sacar fora a borboleta) e acho que vale a pena desmontar o intercooler até para perceber como funciona a coisa.......

A vantagem em não desligar os tubos A e B, tem a ver essencialmente com o facto de nas IPO´s, os tipos olharem e pensarem que está tudo a funcionar. :unibrow:
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Re: EGR

Mensagem por centauro » 22 mai 2006, 12:29

Manwell_Mayraids Escreveu:A pedido de algumas familias em http://www.tuning.online.pt/tuningonlin ... /motor.php , explica como funciona algumas partes do motor, nomeadamente a EGR :

"A EGR (Exhaust Gas Recirculation), é um sistema que faz com que parte dos gases de escape, produzidos pela queima no motor, seja novamente introduzidos na admissão.

Este sistema foi desenvolvido pelos construtores de modo a que os veículos pudessem cumprir as rigorosas normas antipoluição actualmente em vigor. Se reduzirmos o teor de oxigénio na combustão, será libertado menor teor de NOx. Ao reintroduzir gases de escape (pobres em oxigénio) no motor estamos a reduzir o teor de oxigénio do ar introduzido nos cilindros.

A grande desvantagem deste sistema, reside no facto de que ao entrar na admissão grande quantidade de gases de escape, todo o colector de admissão ficará sujo, levando o motor a perder eficácia prematuramente.

O funcionamento da EGR ou seja, a quantidade de gases de escape admitidos nos cilindros, é inversamente proporcional à carga dada pelo acelerador. Portanto, deste modo, temos a EGR no máximo de abertura ao ralenti e a mesma fechada quando o pedal do acelerador é completamente pressionado.

Os gases de escape provenientes da EGR, quando combinados com os vapores de óleo que vêm do Carter, formam uma mistura pastosa, estreitando a passagem do ar de admissão aos cilindros, provocando um estrangulamento das prestações.

A EGR pode ser fechada fisicamente, através da interrupção do canal de vácuo que activa a válvula ou electronicamente em certos automóveis. A principal vantagem da EGR ser fechada electronicamente em detrimento de um fecho físico, forçado, é a ausência de erros acumulados na centralina e como esta funciona na mesma linha de vácuo do servo-freio, a segurança e o comportamento ficarão inalterados.

De acrescentar que, pela ausência de “remendos”, o motor não perderá a garantia do fabricante. Fechando a EGR não se aumenta a potência máxima do motor, mas em cargas parciais do acelerador a resposta do motor é melhor e a longo prazo não será preciso fazer a limpeza do colector de admissão. "


Falta acrescentar que o grande inconveniente de desligar a EGR é a poluição do ar.


Viva Manuel 2 perguntas :D 1- ao fechar fisicamente a valvula vai dar origem a erros na centralina isso não poderá estragar a centralina ou outro orgão k dependa dessa informação , isto sou eu a perguntar pork eu não percebo nada disso :confused: :)

2- E na IPO :grrr: se lá formos com a valvula desligada ( mesmo k eles não reparem k assim se encontra ) a nivel de gáses não vai haver problema ? :confused:
Pork os gáses assim passam a ir logo pro escape não é ?
Já foi a IPO :grrr: assim com as valvulas? náo teve poblemas ?
Obrigado e até mais [wink] :thumbsup:

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Re: EGR

Mensagem por Manwell_Mayraids » 22 mai 2006, 13:11

Viva Manuel 2 perguntas :D 1- ao fechar fisicamente a valvula vai dar origem a erros na centralina isso não poderá estragar a centralina ou outro orgão k dependa dessa informação , isto sou eu a perguntar pork eu não percebo nada disso :confused: :)

A definição apresentada de EGR é generalizada para todos os motores e penso que não dá erros na centralina do rd28t porque esta não recebe nenhuma informação se a valvula está aberta ou fechada, pois apenas dá a ordem para a abrir nas electrovalvulas A, B e C, mas sem feedback. Nos motores mais modernos talvez.

Os unicos valores que a centralina lê são estes :

Imagem

2- E na IPO :grrr: se lá formos com a valvula desligada ( mesmo k eles não reparem k assim se encontra ) a nivel de gáses não vai haver problema ? :confused:
Pork os gáses assim passam a ir logo pro escape não é ?
Já foi a IPO :grrr: assim com as valvulas? náo teve poblemas ?
Obrigado e até mais [wink] :thumbsup:

Sim já fui à inspecção com as "valvulas desligadas", mediram e estava dentro dos parametros normais. Passou na boa.

No limite o Y61 rd28t com estas modificações, têm o mesmo nivel de gases que os Patrol´s 160/260 e Y60 sem throttle e sem EGR.

Mas é apenas a minha opinião e nem aconselho nem desaconselho a desligarem a throttle e a EGR, mas tão somente aqui fica a informação como fazer, pelo que fica ao criterio de cada um.

Importante é lerem este tópico desde o inicio e com muita calma.

E como eu já disse :
Agora tirem as vossas conclusões. [wink]

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Mensagem por bruno queiros » 22 mai 2006, 13:26

Eu concordo com o Manuel, fica ao critério de cada um.
No Sábado verifiquei que estava melhor, passo a explicar:
numa subida na Rota das Lousas ia em 2ª alta, deixei baixar a rotação até 1000 RPM e depois voltei a acelerar e conseguiu recuperar bem. Antigamente de certeza que teria que engrenar a 1ª.
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Mensagem por José M Barateiro » 22 mai 2006, 15:44

Bem parace que vou ter que exprimentar...com tantas informações positivas :nod:

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 07 jul 2006, 17:29

A pedido de algumas familias para o Y61 3.0 Di é tão simples como isto :unibrow: :

http://www.patrol-gr.net/trucs41.php

Mãos à obra e bonne chance ....
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Mensagem por nelsontomas » 08 jul 2006, 08:21

Boas, Cada Vez mais tecnicos isto é que é :thumbsup:

Na tarda muito vão ensinar a mexer na centralina em casa, [wink]
[i]Cumprimentos[/i]
[i][b]Nelson Tomás[/i][/b]

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Mensagem por Macro Design » 12 out 2006, 14:56

Pessoal o patrol 260 TD de 90 não tem essa valvula pois não?

OU tem só a EGRé?

Já agora, quais os procedimentos para este modelo? É que só falta este!

Cumprimentos;

Nelson Almeida
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Mensagem por Manwell_Mayraids » 27 dez 2007, 15:28

Penso que foi só a partir de 1993/94, que implementaram a EGR, pelo que quase de certeza que qq modelo de 90 não tem EGR.

Quanto à valvula de Throttle acho que só mesmo no Y61 ou seja de 1998 para a frente ...
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Re: 2.8 TD6 : Desligar EGR Y60/Y61 E Valvula Throttle Y61

Mensagem por bombeiro118 » 16 nov 2010, 21:56

Pessoal, desculpem o offtopic.
O IC do td6 é ar\ar?

Cumps

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Re: 2.8 TD6 : Desligar EGR Y60/Y61 E Valvula Throttle Y61

Mensagem por MiguelGomes » 17 nov 2010, 23:43

É

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Re: 2.8 TD6 : Desligar EGR Y60/Y61 E Valvula Throttle Y61

Mensagem por HPedro » 10 jan 2011, 00:13

Boas,

Tamponar o tubo C não se elimina o vacuo em ambas as valvulas?? ou não é a mesma coisa??

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Re: 2.8 TD6 : Desligar EGR Y60/Y61 E Valvula Throttle Y61

Mensagem por MiguelGomes » 10 jan 2011, 09:19

É...é tão simples, mas por vezes a malta gosta de complicar.

Basta desligar esse tubo. Quando quiseres basta voltar a ligar e já está.

CumprimenTTos
Miguel Gomes

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Re: 2.8 TD6 : Desligar EGR Y60/Y61 E Valvula Throttle Y61

Mensagem por ralmeida » 01 fev 2011, 19:01

Boas,

E o melhor será tapar o tubo C em que extremidade??
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