(Y61/outros) filtro de respiro de óleo Provent 200

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 26 ago 2005, 16:44

(Y61/outros) filtro de respiro de óleo Provent 200

Mensagem por rs2 » 29 fev 2012, 09:24

Por acaso, alguém sabe se aqui em Portugal há algum vendedor deste produto? Estou para encomendar um mas so encontro na Australia ou US.

Imagem
Brochura: http://www.republicsales.com/documents/MANN-Filter/5-ProVent%20en.pdf

Registado: 27 jul 2009, 10:14

Re: (Y61/outros) filtro de respiro de óleo Provent 200

Mensagem por Edu » 29 fev 2012, 23:02

Boas,

Por acaso tenho um Provent 200 no meu GR mas comprei a um representante M+H da Inglaterra.

O site é este: http://www.power-utilities.com/ e o vendedor para a Europa é Christian Méresse cm@power-utilities.net

Também encontrei aqui http://www.inlinefilters.co.uk/index.ph ... s_id=21884
mas acabei por comprar no representante por medo das falsificações.

É um bocado carote mas não se compara ás catch-cans chinocas que andam por aí, este tipo de filtro é usado em motores industriais e grupos geradores e devia equipar os nossos motores logo de origem mas enfim...

Cumprimentos,

Edu

Mensagem por rs2 » 16 ago 2012, 20:10

Edu Escreveu:Boas,

Por acaso tenho um Provent 200 no meu GR mas comprei a um representante M+H da Inglaterra.

O site é este: http://www.power-utilities.com/ e o vendedor para a Europa é Christian Méresse cm@power-utilities.net

É um bocado carote mas não se compara ás catch-cans chinocas que andam por aí, este tipo de filtro é usado em motores industriais e grupos geradores e devia equipar os nossos motores logo de origem mas enfim...

Cumprimentos,

Edu

ando a ver se é desta que resolvo a compra do provent 200, é ridiculo nao encontrar representante cá:
- o provent é da Mann-Hummel
- é produto alemão: a brochura tem o email e tudo
- encontrei info sobre o representante Iberico (portugal e espanha) inclusivé no youtube tem uns videos do director comercial ibério (é português)
mandei mails para ambas as empresas, a perguntar inclusive onde posso comprar artigos da Mann, pois tem filtros para o GR... nada nao tive ainda resposta de ninguém...
onde sera que se compra material Mann cá em Portugal???

vou ver se me desenrasco de outra maneira...

EDITADO:
www.krautli.pt é a representante Mann filtros em portugal (é em santa iria de azóia)

Registado: 20 jan 2009, 23:25

Mensagem por McM » 27 ago 2012, 10:51

Já conseguiram os valores para isso cá?
Devagar devagarinho, parado!

Mensagem por rs2 » 29 mar 2013, 17:15

Edu Escreveu:Boas,

Cumprimentos,

Edu

Olá Edu,
Acabei por comprar aqui (http://www.inlinefilters.co.uk) o pagamento por VISA dava-me geito. Se é pirata vem bem imitado tem autocolante do fabricante, nº registo etc... vinha numa caixa genérica, bem embalado diga-se... mas de facto não vinha numa caixa a dizer MANN-qq coisa.
Eu antes perguntei e garantiram-me que é original, mas pronto... sabemos q tmb nao me iam dizer o contrário.

Queira-te perguntar uma coisa, aquela saida pequena por baixo como fizeste?
Li em alguns sitios que convem ligar ao retorno do oleo (tipo como o retorno do turbo) outros tem uma mangueirinha para um vasilhame, mas que esse vasilhame tem de ser hermetico. Pelo q entendi ha situacoes q precisa de uma valvula...
estava a pensar por uma mangueirinha transparente para um recipiente... estarei a esquecer alguma condição técnica que me falha?

obrigado

Mensagem por Edu » 30 mar 2013, 00:20

Boas,

Tenho o filtro montado junto à bomba do ABS para não ocupar o espaço da 2ª bateria (já o tive aí mas entretanto mudei-o).
Existem várias possibilidades de ligar o tubo dos condensados de óleo:
Uma é ligar ao retorno de óleo do turbo soldando um T, outra é retirar uma falange cega que está no bloco do motor, por trás do catalisador, fazer uma rosca e meter um canhão de latão com rosca a 90º onde se liga o tubo, neste caso é necessário usar uma check-valve porque a falange fica acima do nível de óleo do cárter.
A 3ª possibilidade que foi a que escolhi é direccionar o tubo para a cava da roda e meter-lhe uma válvula de esfera e de vez em quando ir lá tirar um fino "preto" :D . Pela experiência que já tenho a quantidade de óleo ao fim de 5000km não é muita, logo não vale a pena o trabalho de direccionar os condensados de óleo de volta ao cárter.

Falange junto ao catalisador e retorno de óleo do turbo:

Imagem

Check-valve da M+H:

Imagem

Fotos da instalação do meu filtro Provent junto à bomba ABS e filtro de combustivel:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem por rs2 » 30 mar 2013, 11:07

muito obrigado Edu
acho q vou fazer como tu, a nao ser que fosse muito recomendado colocaria de volta para o bloco, mas realmente prefiro nao "devolver" um fino preto :-) ao motor...
A minha ideia era mesmo como tu tens, estava na duvida era da quantidade de oleo q poderia vir de lá, mas parece-me razoável assim mesmo sem recipiente... alias nem poderia sair muito oleo senao tmb notava actualmente no consumo de oleo do GR.

Agora o sitio onde montar não me tinha lembrado do outro lado :-) estava para colocar junto aos depósitos da agua, pois nao tenho bateria mas perto do filtro do gasoleo acho melhor pois ate apanha menos calor.

Onde compraste as tubagens? estava a pensar colocar transparentes mas nao sei se este tipo de mangueiras suporta calor. Era mais pela curiosidade de ver aquilo por dentro se ia muito oleo ou nao.

tmb ja percebi q tenho de arranjar uns redutores.

abraço e obrigado pela ajuda

PS - Ja viste o meu post do manual q disponibilizei? provavelmente ja tens um
http://www.patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=27870

Registado: 20 jan 2009, 23:25

Mensagem por McM » 30 mar 2013, 19:18

Eu não tenho um Provent, mas é impressão minha ou foram dar uma grande volta com as tubagens?
O meu arranjei um espacinho, arrumando aquilo um pouco perto da bomba dos travões, mas também foi quase feito á medida, não é tão bom como o Provent...
Devagar devagarinho, parado!

Mensagem por rs2 » 30 mar 2013, 22:28

McM Escreveu:Eu não tenho um Provent, mas é impressão minha ou foram dar uma grande volta com as tubagens?
O meu arranjei um espacinho, arrumando aquilo um pouco perto da bomba dos travões, mas também foi quase feito á medida, não é tão bom como o Provent...

o provent 200 é um pouco grandote, do lado do turbo o sitio onde consigo é naquela zona livre onde costuma por uma segunda bateria ou compressor... do outro lado perto do filtro tem um espaço mesmo a medida, mas de facto dá-se umas voltas maiores com tubos.

Mensagem por Edu » 31 mar 2013, 01:37

Pois é, os tubos têm que passar por trás do motor junto aos de anticongelante que vão para o radiador da sofagem e em todos os locais onde podem "roçar" uns nos outros acrescentei uns bocados de tubo de borracha nos de anticongelante (são mais moles) e prendi tudo com abraçadeiras de fivela.

Eu bem tentei arranjar outra solução mas o único sítio onde ele cabia era junto à bomba de ABS. Na bomba de travões e embraiagem não tinha espaço suficiente. Os australianos conseguem colocar o Provent nesse sítio mas não têm lá as bombas nem os depósitos de vácuo...

De qualquer forma se não precisarem do espaço da 2ª bateria é muito mais simples, eu na minha instalação inicial também o coloquei nessa zona, fiz um suporte em tubo quadrado e apertei-o na chapa da cava da roda aproveitando os furos que já vinham de origem. Ainda andei assim mais de um ano só que entretanto arranjei um suporte de bateria auxiliar original da Nissan no ebay e tive que o mudar para o outro lado.

Quanto a tubos comprei 0,30m de mangueira de ar comprimido de 1" (da que se usa nos martelos compressores), 2m de tubo de combustivel de 1/2" para ligar à saída do motor e 2m de tubo combustivel de 5/8" que liga ao tubo de admissão. A mangueira dos condensados é de 1/2" transparente e reforçada para ar comprimido.
Os acessórios comprei numa casa de pichelaria e são 2 bicos de pato de 1" com rosca fêmea mais 2 redutores macho/ fêmea (não me lembro das medidas das roscas), 1 bico de pato 5/8 e outro de 1/2, ambos com rosca macho
(vão apertar nos redutores e estes por sua vez no bico de pato de 1"). Para o esgoto uma vávula esfera de 1/2 e um bico de pato de 1/2. A juntar a isto abraçadeiras de várias medidas que no meu caso escolhi em inox. Os acessórios são todos em latão, há quem use os de PVC das instalações das piscinas mas não sei se aguentam vapores de óleo. Meti um taco de 1/2" na saída da válvula de esfera para jogar pelo seguro...

Embora o tubo do esgoto seja transparente, com o tempo deixa de se ver o nível já que o óleo vai escurecendo o interior, mas como disse atrás a quantidade de óleo que se tira é pequena, no meu caso só preciso de lá mexer 2 vezes por ano.

Pelas fotos conseguem ver como é que os tubos encaixam uns nos outros...

Mensagem por rs2 » 31 mar 2013, 08:58

Edu Escreveu:Pois é, os tubos têm que passar por trás do motor junto aos de anticongelante que vão para o radiador da sofagem e em todos os locais onde podem "roçar" uns nos outros acrescentei uns bocados de tubo de borracha nos de anticongelante (são mais moles) e prendi tudo com abraçadeiras de fivela.

Eu bem tentei arranjar outra solução mas o único sítio onde ele cabia era junto à bomba de ABS. Na bomba de travões e embraiagem não tinha espaço suficiente. Os australianos conseguem colocar o Provent nesse sítio mas não têm lá as bombas nem os depósitos de vácuo...
Pelas fotos conseguem ver como é que os tubos encaixam uns nos outros...

Edu, desde já obrigado pelas dicas...
Olha q mesmo não utilizando bateria gosto do local do outro lado, pois para mudar o filtro do oleo nao obstroi nada, tmb penso que leva menos calor do outro lado. É so por dizer que tem de levar mais mangueira. No meu caso comprei mesmo mangueira trnasparente; ontem fui aqui a uma casa de materiais de ferragens e construcão. Comprei lá uma mangueira que fica a justa (tem de entrar a fazer força) "dentro" da entrada e saída do Provent200 e do outro lado encaixa sem redutor (só a do topo do motor à saida dos vapores leva um pedaço de mangueira mais pequena engrossar) assim nao preciso de redutores.
Só vou ficar à atento pois nao sei se a mangueira vai resistir aos oleos com o tempo, mas como sao baratas posso ir mudando de tempos em tempos. Pelo menos ate ver, pois quero ver como aquilo vai funcionar, sendo transparente ate da pra ver se o retorno para a admissao vai limpa ou nao.

Mensagem por rs2 » 13 abr 2013, 13:34

Será possivel q por ter um "oil catch can" o carro respire mais oleo???

Ou nunca reparei mas apercebi-me que se andar muito de auto estrada tenho fico tubinho de saida em baixo com mais oleo proveniente do provent... Sei q qq motor gasta oleo (ou mais ou menos) e q quanto mais carga/rotacao mais gasta mas está-me a parecer muito... numa ida de LX a castelo branco, serra da estrela, castelo branco e lisboa novamente (deve dar cerca de 800 a 1000km) fiquei com 2 dedos de oleo numa garrafa de agua de 33cl.

nesta ultima muda de oleo usei 100% sintetico nissan pq tinha colocado um turbo novo ( o outro tinha ja uns 200.000 e achei q devia reformar o turbo)... agora penso que nao valera apena neste motor zd30 ja com 217000km estar a por 100% sintetico suspeito q evapora mais.
ou entao coloco um retorno do provent para a cárter, mas preferia nao mandar "desperdicios la para dentro" :-)

Mensagem por Edu » 14 abr 2013, 19:05

Como é que tens as ligações dos tubos? No corpo do provent o bocal de cima é a entrada (tubo que vem da cabeça do motor), o bocal de baixo é a saída que liga na admissão.

Há quem diga que não vale a pena usar 100% sintético em motores com muitos km que nunca o usaram já que as folgas são maiores. No meu uso semi-sintético Mobil Delvac MX extra 10W40. Um bidão de 20 litros fica-me a 80€ com IVA, é um óleo da gama de pesados com boas prestações e que cumpre as especificações da Nissan para este motor.

O nível de óleo do teu motor está próximo do máximo? Se está é normal que o motor "respire" mais óleo, o carter foi originalmente projectado para 5,7l e não para os 8,2 que a Nissan manda meter.

O teu turbo era original (refrigerado a água)? Se aguentou 200000km já é muito bom. A Garrett teve problemas com esses turbos e lançou nova versão com refrigeração e lubrificação a óleo, o anterior proprietário do meu Patrol teve que o mudar

Mensagem por rs2 » 14 abr 2013, 21:51

Edu Escreveu:Como é que tens as ligações dos tubos? No corpo do provent o bocal de cima é a entrada (tubo que vem da cabeça do motor), o bocal de baixo é a saída que liga na admissão.

Há quem diga que não vale a pena usar 100% sintético em motores com muitos km que nunca o usaram já que as folgas são maiores. No meu uso semi-sintético Mobil Delvac MX extra 10W40. Um bidão de 20 litros fica-me a 80€ com IVA, é um óleo da gama de pesados com boas prestações e que cumpre as especificações da Nissan para este motor.

O nível de óleo do teu motor está próximo do máximo? Se está é normal que o motor "respire" mais óleo, o carter foi originalmente projectado para 5,7l e não para os 8,2 que a Nissan manda meter.

O teu turbo era original (refrigerado a água)? Se aguentou 200000km já é muito bom. A Garrett teve problemas com esses turbos e lançou nova versão com refrigeração e lubrificação a óleo, o anterior proprietário do meu Patrol teve que o mudar

boas
o provent esta montado correctamente penso :-) entra por cima sai por baixo e na base tem um pequeno q é onde acumula para uma mangueira mais pequena q agora tem ate uma torneirinha, os oleos tenho usado o 10-40 da Nissan, comecei a usar desde q comecaram a ter a venda e o preço nao era mau, assim acabava com as duvidas se estava a usar o oleo correcto, sempre q ia mudar de oleo andava a ver onde comprar etc... so que depois de mudar o turbo pensei em usar 5-40 nissan, mas nao vale apena pelos vistos.
ja agora que achas deste site? andei a ler algumas coisa sobre o mesmo a ver se encontrava alguma reclamação, eles tem preços muito bons.

hoje à tarde descobri quando inspecionava o tubo original do respiro que está cá fora, que este no meio tem um restritor, se calhar é disso, vou ver se o consigo tirar e coloco dentro da manqueira q vai para o provent200.

Imagem
Imagem
Imagem
(neste momento ja tem uma mini torneira (esférica) daquelas do ar comprimido :-)

ImagemImagem

tenho sempre atencao ao oleo, mesmo na sua medicao, nunca ponho mais de 8L (apesar de dizer 8,2 com filtro) ando sempre do meio para cima entre o espaco do min e max.
(tive uma audi rs2 que no manual do utilizador dizia lá que em andamento muito vivo poderia consumir 1L de oleo aos 100km :D )

O turbo era desses arrefecidos a agua, e comparando, o q notei era que a geringoça da geometria estava muito mais presa... de resto mesmo a folga nao tinha quase nada. Eu desde os 150 mil q andava a pensar em por um novo, pois ja tinha sido mexido e queria voltar a ter um turbo exactamente como de origem sem ser mexido.
este nao é arrefecido a agua, no inicio ainda fiquei meio chateado pois quando soube ja estava montado, mas o tecnico garantiu-me que é o modelo igual so q a garret ja nao recomendava o anterior modelo.

Mensagem por rs2 » 15 abr 2013, 14:07

Aparentemente está a funcionar bem, já com cerca de 1000km em cima, algum auto-estrada e em comparação do tubo de entrada com o de saída eu diria que esta a filtrar :-)

Imagem

Mensagem por Edu » 15 abr 2013, 17:48

Em principio é capaz de ser o óleo, para a próxima mete 10W40. O facto de andar em AE também dará origem a mais blow-by. Gostei do pormenor da manga termo-retráctil para segurar os tubos :D

A qual site te referes, não consigo ver o link?

Quanto ao restritor dá para tirar fora com uma chave de fenda cumprida a empurrar. No meu não coloquei porque considero que o filtro no interior do provent produz o mesmo efeito. Na altura perguntei no forum australiano e as opiniões estavam divididas: para uns o provent era suficiente, outros colocaram o restritor na nova instalação. Na minha opinião a Nissan só o usa porque o tubo que liga a saída da cabeça do motor à admissão é muito curto.

Se já notas a diferença na côr dos tubos imagina como é que estão as paredes do colector de admissão e as galerias dentro da cabeça...

Mensagem por rs2 » 15 abr 2013, 18:59

Edu Escreveu:Em principio é capaz de ser o óleo, para a próxima mete 10W40. O facto de andar em AE também dará origem a mais blow-by. Gostei do pormenor da manga termo-retráctil para segurar os tubos :D

A qual site te referes, não consigo ver o link?

Quanto ao restritor dá para tirar fora com uma chave de fenda cumprida a empurrar. No meu não coloquei porque considero que o filtro no interior do provent produz o mesmo efeito. Na altura perguntei no forum australiano e as opiniões estavam divididas: para uns o provent era suficiente, outros colocaram o restritor na nova instalação. Na minha opinião a Nissan só o usa porque o tubo que liga a saída da cabeça do motor à admissão é muito curto.

Se já notas a diferença na côr dos tubos imagina como é que estão as paredes do colector de admissão e as galerias dentro da cabeça...

Pois é, esqueci do link http://www.texoleo.com/
Ja lá comprei, inclusive levanto na "loja"... So q desta vez fiquei um pouco desconfiado pq as embalagens pareciam-me muito "finas" e apesar de ter a marca do número impresso - da serie - comecei a pensar se nao seria pirata mas nao tenho lido nenhuma review má ou reclamação destes tipos.

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes