Que mais se pode fazer na Bomba Injectora!?

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 29 out 2008, 10:47

Que mais se pode fazer na Bomba Injectora!?

Mensagem por Marchan » 14 jul 2010, 12:36

Boa Tarde

Tenho um Patrol 260 com o motor RD28T, e já a algum tempo que ando a ver se metos mais uns cavalinhos, mas 1º vou contar o que foi feito para voçes me poderem ajudar.

Parti o turbo de origem (já estava um pouco cansado), como não encontrei nenhum igual em 2ª mão e o preço dele em 1ª mão era quase o preço do jipe, então arranjei um turbo GARRETT de um defender TD5 que revelou grande melhorias em relação ao de origem, enche muito mais rapido e suporta pressões superiores (1.1 Bar), de seguida meti uma cabeça nova porque a outra estava rachada devido a aquecimentos, aproveitei meti tuches mecanicas do Ford Fiesta (deixou de falhar, ficou a trabalhar mais certinho mas com um barulho mais metalico), verifiquei todos os injectores (estavam bons com 140 bar de pressão) meti a saida de água do 6º cilindro, reparei o radiador e adaptei um intercooler de um Pajero 2.8 com ventoinha elétrica.

Depois disso tudo mechi na bomba, dei duas voltas na mola do diafragma, tirei uma alilha branca que fica no veio excentrico para o diafragma baixar ainda mais, rodei praí uns 50º o diafragma (máx.) e dei mais pressão na bomba que fiquei com o relanti um pouco alto.

Conclusão- melhorou um pouco mas não notei grandes diferenças, ele deita um pouco de fumo nas baixas mas nada de mais (já vi jipes relativamente novos e com pouco kilometros sem qualquer tipo de alteração a deitar mais fumo), e o turbo quando passa dos 0.5 Bar deixa de deitar fumo, quer dizer que o resto da pressão vai fazer muito pouco porque ele precisava de levar mais gasoleo, mas já não sei mais o fazer, por isso pedia a vossa opinão e ajuda para resolver esse problema.

Abraço!!

PS-Depois meto fotos do Patrol

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Re: Que mais se pode fazer na Bomba Injectora!?

Mensagem por José M Barateiro » 14 jul 2010, 12:43

esse assunto já foi mais que "falado" por aqui, mas a minha opinião é simples, recorre a quem perceba do assunto, ou seja vai a uma oficina da especialidade :D

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 14 jul 2010, 21:45

Boas

Depois disso tudo mechi na bomba, dei duas voltas na mola do diafragma, tirei uma alilha branca que fica no veio excentrico para o diafragma baixar ainda mais, rodei praí uns 50º o diafragma (máx.)
Com isto apenas afinas a resposta da bomba em relação á pressão do ar da admissão...

Assim de repente se o que queres é POWER tens que dar mais débito, e depois baixar o relantim...

Conforme a fumaça e o desempenho que se revelar podes afinar a resposta da bomba, muitas vezes apertar o diafragma até baixo apenas resulta em mais fumo a baixa rotação e nenhuma melhoria de performançe...

Como o teu turbo enche rapido deves conseguir um bom compromisso entre performançe e fumasssa :relax:

P.S. e isto já foi falado e re-falado inumeras vezes, até com fotos e tudo... convem dar uma vista de olhos "por aí" antes de perguntar...
BoaSorTTe

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Mensagem por PJHO » 29 jul 2010, 14:17

Viva companheiro.
Eu até nem me devia pronunciar porque não sou entendido na mecânica, mas fiquei curioso quando referiste que montaste o turbo de um Defender TD5. A maior parte dos turbos dos TD5 são de geometria variável. Garrett GT2052S.
Qual é o teu? É de geometria variável, ou fixa?
Se for de geometria variável então tens aí muito por onde trabalhar...
Se for de geometria fixa e se queres mesmo pasta, vais ter que dar mais pressão ao turbo (o que não é muito saudável, mas com cuidado fica mais canhão)... Quando muito hibridares o mesmo numa casa que saiba do assunto.

E aí, com mais pressão de turbo, podes dar mais gasóleo e a potência aumenta... Mas também as normais dores de cabeça...
Penso que mexer só na bomba injectora, a partir de certo ponto só tem desvantagens. O jipe não fica com mais power, aquece em demasia, gasta combustível exageradamente, faz muito fumo, e até é capaz de se "engasgar" com tanto gasóleo... A mim já aconteceu.
O ideal é ir experimentando a fórmula certa para o teu jipe (não é igual em todos) e que te sirva melhor.

Os peritos que se cheguem à frente e que corrijam alguma asneira que eu possa ter dito.
:okkk:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 29 jul 2010, 15:00

PJHO Escreveu:Viva companheiro.
Eu até nem me devia pronunciar porque não sou entendido na mecânica, mas fiquei curioso quando referiste que montaste o turbo de um Defender TD5. A maior parte dos turbos dos TD5 são de geometria variável. Garrett GT2052S.
Qual é o teu? É de geometria variável, ou fixa?
Se for de geometria variável então tens aí muito por onde trabalhar...
Se for de geometria fixa e se queres mesmo pasta, vais ter que dar mais pressão ao turbo (o que não é muito saudável, mas com cuidado fica mais canhão)... Quando muito hibridares o mesmo numa casa que saiba do assunto.

E aí, com mais pressão de turbo, podes dar mais gasóleo e a potência aumenta... Mas também as normais dores de cabeça...
Penso que mexer só na bomba injectora, a partir de certo ponto só tem desvantagens. O jipe não fica com mais power, aquece em demasia, gasta combustível exageradamente, faz muito fumo, e até é capaz de se "engasgar" com tanto gasóleo... A mim já aconteceu.
O ideal é ir experimentando a fórmula certa para o teu jipe (não é igual em todos) e que te sirva melhor.

Os peritos que se cheguem à frente e que corrijam alguma asneira que eu possa ter dito.

qd se fala de BI depende que turbos os carros tenham...a bomba vai comandar a pressao no turbo depois é encontar as vezes o mais dificil..o equilibrio entre ambos...
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 01 jul 2008, 20:51

Mensagem por rbblue » 30 jul 2010, 20:47

Boas, todos os td5 são de geometria fixa de origem.

Mensagem por PJHO » 31 jul 2010, 13:57

rbblue Escreveu:Boas, todos os td5 são de geometria fixa de origem.

Companheiro, tens a certeza absoluta disso?
Tenho informação de que vários TD5 têm de origem o turbo Garrett GT2052s, de geometria variável. Já agora gostava de confirmação, se puderes...
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Registado: 14 jul 2010, 21:13

Mensagem por andrecorreia » 31 jul 2010, 17:32

O turbo da garret gt2052s sao todos de geometria fixa, por acaso tenho um encostado em casa com a compressora gasta que veio de um mercedes.
O que eu aconselhava era dar mais pressao ao turbo, nao sei, se o gt2052s do td5 é completamente igual ao do mercedes mas se for aguenta bem 2bar o que eu tenho estragou a compressora porque apertei mal o involcro onde passa o ar mas de resto por pressao nunca arreou e andava a fazer 2,2 bar.
Depois de dar mais pressao ao turbo é afinar o gasoleo da bomba ou seja dar mais um bocado de debito e pressao.
Mais para a frente se nao te chegar o power mudas de injectores mandas mudar o embolo da bomba e afinar e podes tb meter um vgt mais radiador de gasoleo e oleo e ficas com uma bombinha.

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 31 jul 2010, 17:39

andrecorreia Escreveu:O turbo da garret gt2052s sao todos de geometria fixa, por acaso tenho um encostado em casa com a compressora gasta que veio de um mercedes.
O que eu aconselhava era dar mais pressao ao turbo, nao sei, se o gt2052s do td5 é completamente igual ao do mercedes mas se for aguenta bem 2bar o que eu tenho estragou a compressora porque apertei mal o involcro onde passa o ar mas de resto por pressao nunca arreou e andava a fazer 2,2 bar.
Depois de dar mais pressao ao turbo é afinar o gasoleo da bomba ou seja dar mais um bocado de debito e pressao.
Mais para a frente se nao te chegar o power mudas de injectores mandas mudar o embolo da bomba e afinar e podes tb meter um vgt mais radiador de gasoleo e oleo e ficas com uma bombinha.

:unibrow: :unibrow: :cool:
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 01 jul 2008, 20:51

Mensagem por rbblue » 31 jul 2010, 22:43

PJHO Escreveu:
rbblue Escreveu:Boas, todos os td5 são de geometria fixa de origem.

Companheiro, tens a certeza absoluta disso?
Tenho informação de que vários TD5 têm de origem o turbo Garrett GT2052s, de geometria variável. Já agora gostava de confirmação, se puderes...

Boas, todos os defender td5 tal como os discovery td5 são de geometria fixa, talvez estejas a fazer confusão com os defender td4(motor das transit PUMA2.4) esses sim já com geometria variavel, mas dá aqui um salto talvez ajude http://www.turbo-product.com/index.asp

Mensagem por PJHO » 02 ago 2010, 09:47

rbblue Escreveu:Boas, todos os defender td5 tal como os discovery td5 são de geometria fixa, talvez estejas a fazer confusão com os defender td4(motor das transit PUMA2.4) esses sim já com geometria variavel, mas dá aqui um salto talvez ajude http://www.turbo-product.com/index.asp

Pois...
Eu tenho um GT2052v de geometria variável. Pensei que o GT2052s também fosse.
A última letrinha é que indica o tipo de geometria?
:hummm:

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante