Boas!
Por acaso é um assunto que me suscita algum interesse! Não pelo facto de estar descontente com o meu 2.8D, antes pelo contrario, mas por uma questão de informação...
Tenho lido atentamente todos os post de quem fez esta alteração, bem como alguns de mecanica relacionados com o tema!
De facto há quem diga que a nível de lubrificação o bloco do D peca em relação ao TD, daí termos em conta que poderão ocorrer problemas futuros com a colocação do turbo! Mas sei igualmente de malta que fez a transformação e encontram-se satisfeitos da vida!
Se calhar por uma questão de ordenamento de ideias, gostava (eu e concerteza demais utilizadores com as mesmas duvidas) de ver esclarecidos alguns pontos:
1. Há realmente diferença entre a lubrificação do bloco D para o TD, sendo assim um ponto negativo na colocação do turbo?
2. Confirmando-se o caso anterior, ao colocar o turbo e mantendo uns meros 0,5bars no turbo, o rendimento não será o mesmo que algo de origem obvio, mas iremos notar algumas diferenças?
3. Para além da lubrificação, existe mais alguns aspectos importantes a ponderar aquando da colocação do turbo?
3. Para os experientes na matéria, qual o turbo que recomendariam para aplicação o mais directa possível num motor D?
4. Diz-se que não é seguro a colocação do turbo no motor D mas:
4.1 Numa utilização da maquina em condições extremas, TT duro, trial, picadas;
4.2 Numa utilização moderada no dia a dia como veiculo principal sem "aventuras extremas off road"
4.3 Em ambas as situações anteriormente descritas
4.4 Principalmente na opção 4.1!
Concerteza não serei a pessoa mais indicada para de ajudar MAS, como curioso que sou, também me surgem algumas duvidas em relação ao assunto, duvidas essas que estão expressas no que escrevi anteriormente!
Abraços
Paulo
PS: Só escrevi este post para poder seguir o tópico.. ainda pensei em escrever uma anedota... eheheheh