LSD ou Autoblocante ?

Aquela vibração chata não pára? Tudo sobre transmissões.

Registado: 03 set 2009, 22:59

LSD ou Autoblocante ?

Mensagem por serip » 20 out 2009, 12:29

Boas

Sou novo nestas andanças e tenho algumas duvidas em relação ao meu patrol 260 2.8 td.

O meu diferencial traseiro tem indicação LSD num autocolante cor de laranja, andei a testar pensando que se trata de um autoblocante e fiquei com a ideia de que não funciona.
O teste que fiz foi o seguinte: Coloquei o jipe numa subida de terra e inclinei-o por forma a uma das roas traseiras ficar no ar, o que acontece é que a roda que esta no ar gira e a do chão não pucha, pelo menos é a sensação que tenho.
Outro teste que fiz foi levantar uma roda traseira com uma preguiça, com o carro nivelado, a roda que fica levantada gira e outra que esta no chão não faz força.

Após estes dois testes coloquei valvolina hipoyd LSD comprada na Nissan ( cara, mesmo cara :stupid: ) e ao efectuar os mesmos testes os resultados foram os mesmos. :ups:

Após ter colocado a nova valvulina Lsd realizei um teste diferente, que foi por as duas rodas a girar com o carro levantado em duas preguiças e tentei parar uma delas com a ajuda de uma prancha de madeira e verifiquei que a mesma começava a parar e entretanto puxava novamente ( tudo isto feito em 1ª e a baixa rotação).
Entretanto acabei por não saber se o meu diferencial tem autoblocante ou não e, se o mesmo esta a funcionar ou não. Também não sei se autoblocante e LSD são a mesma coisa ou quais as diferenças.
Gostava que me ajudassem a perceber que tipo de diferencial traseiro tenho e se funciona tendo autoblocante ou LSD. Já li sobre este assunto aqui no fórum mas não consegui tirar conclusões em relação ao meu diferencial.

Cpts
Pires

Registado: 17 ago 2007, 00:03

Re: LSD ou Autoblocante ?

Mensagem por bnascimentomelo » 20 out 2009, 13:52

serip Escreveu:
Após ter colocado a nova valvulina Lsd realizei um teste diferente, que foi por as duas rodas a girar com o carro levantado em duas preguiças e tentei parar uma delas com a ajuda de uma prancha de madeira e verifiquei que a mesma começava a parar e entretanto puxava novamente ( tudo isto feito em 1ª e a baixa rotação).

Apre! E ainda penso que tenho ideias loucas!

Do que julgo perceber da coisa, o LSD funciona movimento. Isto é, se tens o carro parado, se levantas uma roda, a outra roda vai ficar parada. Contudo, se vais em movimento e uma roda sair do chão, o teu autoblocante vai actuar sobre a outra roda com uma determinada "força" - isto tem a ver com a afinação que foi dada ao diferencial no momento da instalação.

Para que este sistema funcione (muitos te saberão explicar melhor que eu), é necessário que exista atrito (aderência) entre umas anilhas que constituem o diferencial autoblocante. Com o uso de valvulina comum (80W90 ou equivalente) estas anilhas não têm qualquer atrito entre si e o autoblocante perde (pelo menos) eficácia - não sei se se estraga/deteriora.

Agora, admitindo que antigamente terias valvulina não adequada para o teu diferencial, admito que a simples substituição não surta efeitos imediatos por existirem restos da antiga valvulina entre estas anilhas... contudo, não sei o que deverás fazer. Provavelmente circular com o carro e ver a evolução do diferencial.

Se o teu carro tiver autoblocante, verás que em velocidades normais de circulação, em piso seco, numa curva mais acentuada (rotunda, por exemplo), o carro terá tendência a derrapar - tu sentes o autoblocante a funcionar.

O ideal seria poderes comparar com a condução de um carro idêntico ao teu com autoblocante ok.

Espero ter ajudado.
Abraço
Bruno
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Registado: 12 ago 2005, 12:12

Re: LSD ou Autoblocante ?

Mensagem por Filipe Loureiro » 20 out 2009, 14:39

bnascimentomelo Escreveu:
serip Escreveu:

Apre! E ainda penso que tenho ideias loucas!

Isso deve ser excesso de LSD [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Quanto ao tema em si, aconselho, entre outros, a leitura deste tópico:

viewtopic.php?f=33&t=11382

Voltar para Transmissões

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante