Luzes doidas Y61 3.0Di - (electricista auto procura-se!!!)

Queres ligar o rádio e não sabes como? Pergunta aqui ...

Registado: 26 ago 2005, 16:44

Luzes doidas Y61 3.0Di - (electricista auto procura-se!!!)

Mensagem por rs2 » 01 mar 2007, 21:03

Boas
Ando com uns problemas electricos estranhos no meu GR. (Y61 3.0Di Dez 2000). Precisava ai de umas ideias de alguem entendido ou com experiencia nestes sintomas, ou indicar um bom electricista na zona de Lisboa agradecia.
De qq forma gostaria de descrever o q se trata:

Para precisar melhor os diagnostico vou "Viajar" um pouco atras, a cerca ai de 1 ano, a luz do meu alternador acendia as vezes, quando uma vez deixou de apagar levei o carro a uma oficina daqui perto e enviaram o alternador para reparar. (300euros,o arranjo)
Passado uns tempos o mesmo aconteceu, voltei a oficina e mandaram para o tal electricista. Voltou ok.
Novamente e passado outro tempo (ai uns meses) a caminho de uma aldeia em Viseu as tantas da madrugada e num Sabado, acendeu e nunca mais apagou. Como nao podia parar, continuei a viagem confiando na Bateria de 100amp ja com 6 anos, desliguei tudo no iterior q pudesse consumir. Aguentou...
Na segunda de manha arrisquei e fui a cidade tentar ver se resolvia o prob num electicista recomendado pelo meu primo, claro q a batt ja nao aguentou, o GR pegou de empurrao numa descida, mas claro sem CPU tmb nao funca... comecou a acender luzes de airbag, barra estabilizadora, motor etc.. ate q apagou tudo. 0volts 0amps...

Coloquei uma batt de 75amp q estava nova q arranjei e deu para ir a cidade. Uma vez la o problema foi diagnosticado e resolvido provisoriamente: - tinha sido susbtituido uma placa qq no alternador q tem um conjunto de plastico q alberga as escovas do alternador. esse plastico altera-se com o calor e prendem as escovas. limou-se as escovas e tal e ficou ok. A batt velha foi colocada e tem estado la.

Nestes ultimos dias de frio, de manha ja me acendeu a luz da batt novamente, mas apagou.

1) Entretanto neste tempo todo tive uns minimos de Led onde o do lado esquerdo fundiu-se. Substitui-os quando instalei os farois medios biXenon.
Ontem reparei q novamente o minimo led do mesmo lado (desta vez era ate de mlhor qualidade) nao dava. removi-o e tinha plastico meio derretido e inclusive 1 dos leds saltou.

2)Reparei q sempre q ligo os farois de Xenon e quando estao da primeira vez a frio (tal como uma luz fluorescente) nesse momento pisca quase sem se notar a luz do airbag, e as vezes a luz da barra estabilizadora.
Será correcto deduzir q seja batt fraca, ou falta de corrente? uma vez q os balastros do xenen ao "encher" puxam por mais corrente? e o sintoma de acender as luzes de airbag, abs etc... é igual qaundo estava sem batt?

3) hoje vinha no autoestrada e derepente olho para o conta-klms e tenho as duas setas verdes (as dos piscas) acesas (nao a piscar) mas foi momentaneo...

a) Estara aqui um problema de bateria velha ou assim (é ainda a de origem, o carro é de dez 2000)???

b) ou sera o alternador q nao debita corrente como deve de ser? mas nessa caso acenderia sempre a luz da batt quando ha alguma corrente irregular, ou a luz o acende quando nao ha corrente mesmo?

gostaria de instalar um amperimetro e voltimetro, acham q amperagem a mais o voltagem a mais é possivel???

por ultimo, sei q o melhor deve ser ainda é visitar um electricista. alguem tem alguma boa referencia aqui para os lados de Lisboa, Expo, Santa Iria, Via Longa?

Obrigado
VC

PS - nao tenho tido muito tempo, mas tenho fotos detalhadas da instalacao dos Bixenon no GR, ao promenor. futuramente abro aqui um post com todas as indicacoes.

Registado: 04 jul 2006, 20:31

Mensagem por Mr Guerra » 02 mar 2007, 08:56

tens um problema complicado, lá isso tens parece-me um genero de euromilhões, todos jogam mas poucos acertam, com alguma sorte e alguns €€€€ a coisa irá lá.
o coço-os ou vou pós foruns

Registado: 22 jan 2007, 12:50

Mensagem por guvarela » 02 mar 2007, 12:21

Amigo: Por lo que entendí, tienes dos problemas , el alternador tiene poca corriente para las lámparas de Xenón y el regulador de tensión no dá y se rompe. Habría que cambiar las dos cosas, alternador de más corriente (tal ez puedan hacerlo rebobinar) y regulador para tal alternador , o sea de más corriente.
Si el alternador está roto, la lámpara enciende al máximo.

La lámpara del alternador funciona como dice en la foo.
Imagem

Saludos y abraço. :thumbsup:

PD: Por lo que entendí esa es mi opinión.

Mensagem por rs2 » 02 mar 2007, 22:08

guvarela Escreveu:Amigo: Por lo que entendí, tienes dos problemas , el alternador tiene poca corriente para las lámparas de Xenón y el regulador de tensión no dá y se rompe. Habría que cambiar las dos cosas, alternador de más corriente (tal ez puedan hacerlo rebobinar) y regulador para tal alternador , o sea de más corriente.
Si el alternador está roto, la lámpara enciende al máximo.

La lámpara del alternador funciona como dice en la foo.
Imagem

Saludos y abraço. :thumbsup:

PD: Por lo que entendí esa es mi opinión.

super! gracias guvarela, desconhecia esse teste de la foo. vou experimentar

obrigado

Registado: 09 fev 2006, 18:09

Mensagem por gnasGR » 02 mar 2007, 22:16

Mete-lhe uma bateria nova e resolves o problema…
O indicado para o GR é 95 amp.

Abraço
Guilherme

Mensagem por rs2 » 04 mar 2007, 17:55

gnasGR Escreveu:Mete-lhe uma bateria nova e resolves o problema…
O indicado para o GR é 95 amp.

Abraço
Guilherme

95?
a q esta la é a de origem ainda, 100amp

Registado: 31 jul 2007, 22:24

Mensagem por Marco santos » 09 ago 2007, 22:41

Boas. A esta altura espero que já tenha resolvido esse problema. qualquer das maneiras só vejo aí duas anomalias possiveis. (as mais lógicas) 1-O alternador pode ter sido mal reparado. será que substituiram o regulador de tensão ea placa de diodos. Os sintomas das avarias destas duas peças encaixam na descrição que fez. Por outro lado há a possibilidade de maus contactos nos pontos de massa, isto é:no vão do motor hesistem conjuntos de fios ligados ao mesmo ponto de fixação e na caixa dos fusíveis a mesma coisa. Por vezes esses parafusos podem desapertar-se com a vibração do carro e fazem essas avarias esquisitas.
Espero ter ajudado .
Abraços luminosos :thumbsup:

Registado: 27 mai 2007, 23:24

Mensagem por nelnun » 17 ago 2007, 06:34

Marco santos Escreveu:Boas. A esta altura espero que já tenha resolvido esse problema. qualquer das maneiras só vejo aí duas anomalias possiveis. (as mais lógicas) 1-O alternador pode ter sido mal reparado. será que substituiram o regulador de tensão ea placa de diodos. Os sintomas das avarias destas duas peças encaixam na descrição que fez. Por outro lado há a possibilidade de maus contactos nos pontos de massa, isto é:no vão do motor hesistem conjuntos de fios ligados ao mesmo ponto de fixação e na caixa dos fusíveis a mesma coisa. Por vezes esses parafusos podem desapertar-se com a vibração do carro e fazem essas avarias esquisitas.
Espero ter ajudado .
Abraços luminosos :thumbsup:

Pois, o que me parece tambem é que o alternador e/ou regulador de tensão nunca foram devidamente reparados!
Por esses sintomas parece que o alternador esta a gerar tensão a mais e cuidado que se sim, pode queimar muitos outros componentes!!
Penso que a luz apenas acende quando não há corrente de alimentação do induzido!! O alternador gera corrente, mas para isso é necessário alimentar com uma pequena corrente a bobina do induzido e quando esta corrente não existe é quando a luz acende... tanto quanto sei!
Em relação à capacidade da bateria, é pouco relevante para o problema!! Quanto maior a capacidade da bateria, maior a autonomia (motor desligado) e melhor a capacidade (corrente) de arranque!!

Voltar para Electricidade

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante