Fusivel das velas de aquecimento

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Fusivel das velas de aquecimento

Mensagem por pauloribeiro » 26 jan 2007, 14:04

Boas
Alguém sabe, qual é o valor do fusível das velas de aquecimento nos motores de 6 Cilindros?

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Mensagem por PJHO » 29 jan 2007, 17:42

Por acaso tb queria saber...

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Mensagem por pauloribeiro » 29 jan 2007, 21:45

Pois....
Está dificil saber-mos a resposta.
Ou niguem sabe, ou a vontade não abunda.

 
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Mensagem por Juca » 29 jan 2007, 22:36

pauloribeiro Escreveu:Pois....
Está dificil saber-mos a resposta.
Ou niguem sabe, ou a vontade não abunda.



axo q nao é falta de vontade

pq se reparares bem a sempre mil e uma opinioes sobre as questoes
abordadas

se ainda ninguem respondeu so ha 3 hipoteses

1- nao sabem
2- estao a pesquisar
3- o membro q sabe ainda nao leu o teu post

um abraço e tem paciencia

juca

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Mensagem por comman » 29 jan 2007, 22:52

se ficares mais feliz, posso dizer-te que tens 80% de hipoteses de ser um fusivel de 10A e 20% de ser de 15A.
Fazes o seguinte, colocas um de 10A, se estourar, é pq é de 15A.

A unica coisa que estouras é mesmo o fusivel, por isso arrisca [wink]

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Mensagem por brunoftt » 30 jan 2007, 01:17

ora bem,
vamos lá ver se posso ajudar.
sujiro duas maneiras:
1: ver na tampa ou perto dos fusiveis para ver se vem lá descriminado o lucal do fusivel e a respectiva potencia.
2: se não tiver nada, vai lá por tentativas, poes um de 10A, se rebentar vais subindo a potencia. não ponhas logo um muito potente....

era assim k eu fazia, espero ter ajudado
UM ABRAÇO

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Mensagem por comman » 30 jan 2007, 09:42

o fusivel está na caixa B1 ou B2, e como essas só têm fusiveis de 10A ou 15A, é fazer isso: colocar um de 10A e se estourar, é pq é de 15A. [wink]

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Mensagem por PJHO » 30 jan 2007, 09:52

:):thumbsup:

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Mensagem por Filipe Loureiro » 30 jan 2007, 09:55

:D

Ó Morais, de facto, para um leigo como eu, puseste as coisas de uma forma mto simples e esclarecedora :thumbsup:

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Mensagem por comman » 30 jan 2007, 11:09

Filipe (rd28t) Escreveu::D

Ó Morais, de facto, para um leigo como eu, puseste as coisas de uma forma mto simples e esclarecedora :thumbsup:


:unibrow:
a unica coisa que pode estragar é o fusivel, que lhe custa 10 centimos :D

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Mensagem por guvarela » 30 jan 2007, 12:46

Espero les sirva

Serie 160

ImagemImagemImagem

Patrol GR 6 cil , motor 2.8

ImagemImagem

Luego pongo del serie 260 , que creo es justo el que necesitan en este post.

Saludos :thumbsup:

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Mensagem por guvarela » 30 jan 2007, 13:09

Va la serie 260 (RD28 y RD28T)

ImagemImagemImagem

Saludos :thumbsup:

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Mensagem por pauloribeiro » 30 jan 2007, 19:48

Boas

Desde já quero agradecer a disponibilidade aos que se prontificaram a ajudar.
Aqui vai alguns comentários ás vossas respostas.

Juca

"Se ainda ninguém respondeu só há 3 hipóteses

1- Não sabem
2- Estão a pesquisar
3- O membro q sabe ainda não leu o teu post "

Resposta: É fácil saberem a resposta basta quem tenha um 260 de 6 Cilindros e abrir o capot e verificar de quanto é o fusível grande que está logo á saída da bateria (só os modelos mais recentes dos 260 têm este fusível).

Comman e Brunoftt eu penso que o valor de 10 ou 15 Amperes é pouco (visto que estamos a falar do fusível das velas) eu penso que o valor deve andar perto dos 80 ou 100 Amperes.

Guvarela eu antes de colocar a pergunta do fórum já tinha estado a ver esses esquemas eléctricos, e o tal fusível vem lá representado, mas não vem o valor dele.

De qualquer forma valeu a vossa tentativa (pelo menos tentaram ajudar) o que já é um bom sinal.

Cumprimentos a todos e ficamos a aguardar mais desenvolvimentos.
Obrigado mais uma vez a todos.

 
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Re: Fusivel das velas de aquecimento

Mensagem por nuno juliao » 30 jan 2007, 21:23

pauloribeiro Escreveu:Boas
Alguém sabe, qual é o valor do fusível das velas de aquecimento nos motores de 6 Cilindros?

boas
caro amigo ,eu ja substitui um fusivel desses mas como as velas todas juntas da0 cerca de 350 amperes de pik,mas se colocares dois de 80 amperes para todas nao rebentao
E preciso ver que os patrol tem dois fusiveis de velas um para tres cilindros
e outro para os seis e necessario ver qual dos fusiveis rebentou se nessecitares de mais ajuda dis
de momento e so

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Mensagem por Mr Guerra » 02 fev 2007, 10:47

inda não tinha aqui vindo ,(tópico bastante interessante)mas no dia em que souberem qual é o valor desses ditos qua para aqui se divaga vão chamar de burros aos sr japoneses

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Mensagem por pauloribeiro » 02 fev 2007, 13:48

Nuno Julião obrigado pelas dicas. :thumbsup:

Mr Guerra não quere compartilhar os seus conhecimentos aqui com os patroleiros?

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Mensagem por Mr Guerra » 02 fev 2007, 15:00

concerteza que sim sempre que a situação assim o exija, já tou como o outro
vai tentando colocar fusiveis e subindo a capacidade até o fusível não rebentar
,pois quando o fusivel não rebetar provavelmente e de seguida arde o burro todo.

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Mensagem por pauloribeiro » 04 fev 2007, 16:03

Para já coloquei um fusível de 120 amperes, e tem se aguentado sem queimar.
Esta semana vou ver se consigo arranjar um amperímetro que consiga medir 20 amperes, para medir o consumo de uma vela e depois é só multiplicar por 6.

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Mensagem por guvarela » 05 fev 2007, 11:26

Hola: Tambien puedes medir con un tester los ohms de resistencia de una "vela" y luego divides los 12 volts de bateria sobre los ohms de la vela y eso te da los amperes que consume una vela, luego por 6 y listo.
Ejemplo: si una vela mide 0.5 ohms, 12volt / 0.5 ohms = 24 ampers

Saludos. :thumbsup:
Editado pela última vez por guvarela em 05 fev 2007, 17:58, num total de 1 vez.

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Mensagem por Mr Guerra » 05 fev 2007, 13:04

o que por aqui se aprende :thumbsup:

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Mensagem por maq260 » 05 fev 2007, 18:28

Boas, Está certissima a sugestão dada pelo colega "guvarela" contudo é dificil encontrar um Ohmimetro que meça com precisão um valor de resistencia tão baixo, daí que o valor da corrente calculado iria variar bastante conforme o aparelho de medidas a utilizar.
O mais prático mesmo é medir a corrente consumida por uma vela, como aliás vai fazer o colega Ribeiro. Só mais uma coisa, a medida deve ser feita em frio e no instante em que liga a chave, ou seja quando as velas consomem o maximo, pois senão a medida vai sair incorrecta uma vez que a resistencia electrica aumenta com a temperatura, logo a corrente deminui.

Boas TTrialadas [bigsmile]

Manel

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Mensagem por Mr Guerra » 05 fev 2007, 18:43

oh maq260 boa axega essa :D
resta saber qual é a resistência da vela.
eu cá punha um fusível para cada vela,que axão?

 
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VELAS ENCANDESCENCIA

Mensagem por nuno juliao » 05 fev 2007, 22:31

pauloribeiro Escreveu:Para já coloquei um fusível de 120 amperes, e tem se aguentado sem queimar.
Esta semana vou ver se consigo arranjar um amperímetro que consiga medir 20 amperes, para medir o consumo de uma vela e depois é só multiplicar por 6.

BOAS PAULO
O AMPERIMETRO DE 20 AMPERES NAO DA PORQUE CADA VELA DA MAIS QUE 20 AMPERES DE DESCARGA CADA VELA DA DE PIK MAIS OU MENOS 50 AMPERES EM FRIO ,NAO SE PODE FAZER AS CONTAS AOS AMPERES TODOS PORQUE DE PIK DARIA UM FUSIVEL DE 300 AMPERES EM RELAÇAO AO FUSIVEL TEM DE SER ENTRE OS 120 E OS 160 AMPERES
SEM PROBLEMAS NO CASO DE SER O FUSIVEL QUE ALIMENTA AS SEIS VELAS
BOM POR AGORA E TUDO

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Mensagem por pauloribeiro » 07 fev 2007, 14:19

Aqui vão os resultados de alguns testes.

1- Medindo a resistência das velas, estas deram 0,6 Ohm isto com um Multímetro Fluke.
Com outro Multímetro Digital os valores eram completamente diferentes (valores inferiores), mas eu confio mais no Fluke embora desconfie deste valor, visto que é muito difícil medir valores tão baixos.
Fazendo as contas I=V/R
I=13V/0,6 Ohm
I = 21,6
21,6 Amperes X 6 Velas = 129,6 Amperes no total.
Eu coloquei um fusível de 120 Amp. E este ainda não queimou e têm estado a trabalhar bem.
Volto a frisar que este valor não é fiável devido a ser difícil medir resistências omicas tão baixas.

2 - Teste com o Amperímetro é uma desilusão. Primeiro porque a fonte de alimentação arriava quando eu colocava um consumo tão grande, não se podendo assim confiar nos amperes medidos. Estes eram reais para a tenção que era inferior aos 13V das baterias.
Este teste também não foi conclusivo porque conforme a vela ia aquecendo o consumo de amperes ia baixando, não sendo assim possível medir o consumo inicial e final.

Quero agradecer as participações de Nuno Julião, Maq260, Guvarela, e todos os outros que também entreviram pela positiva e ensinando-me muito como:
• O consumo inicial não ser igual ao final :thumbsup:
• A ideia de medir os Ohm das velas que é uma ideia simples, válida e nunca me passaria pela cabeça. :thumbsup:

Obrigado a todos mais uma vez, e o meu jipe vai ficar com um fusível de 120 Amperes.

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Mensagem por Mr Guerra » 07 fev 2007, 14:52

oh nuno!
Faz lá bem as contas para ver se o fusível rebenta primeiro que a vela senão andas-te só a queimar tempo.
o coço-os ou vou pós foruns

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