Y60 - Unidade controladora dos componentes eléctricos

Queres ligar o rádio e não sabes como? Pergunta aqui ...

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Y60 - Unidade controladora dos componentes eléctricos

Mensagem por PJHO » 09 jan 2007, 18:06

Olá amigos!

No outro dia dei banho ao meu Y60. A ideia era passar o rio e não ficar lá de molho... :(
https://patrolaventura.pt/forum/vie ... c&start=80
De motor as coisas estão a compor-se sem stress.
Da parte eléctrica, já não é bem assim. Tenho tido alguns problemas de confusões eléctricas. Deve ser da "unidade controladora"??? - foi assim que me venderam. Disseram-me que se devia ver isso o mais depressa possível para não oxidar. Já lá vão quase 15 dias e por isso estou a preparar-me para o pior.
Alguém já passou por experiências do género???
Sabem quanto pode custar uma coisa daquelas nova?? (unidade ou bloco controlador dos componentes eléctricos).

Help please!!!
:(
Editado pela última vez por PJHO em 19 jan 2007, 12:55, num total de 1 vez.

Registado: 06 jul 2006, 09:08

Mensagem por brunoftt » 10 jan 2007, 00:26

nunca oivi falar numa coisa dessas, alguem me pode explicar o k é e como fonciona?
UM ABRAÇO

Registado: 30 mar 2006, 10:49

Mensagem por Vinnie » 10 jan 2007, 11:13

Não sera a Centralina? :confused: :confused: :confused:

Registado: 21 mar 2006, 21:50

Mensagem por Cláudio Santos Batista » 10 jan 2007, 12:15

Boas, na minha opinião, ainda deves é ter água ou humidades em relés ou bobines, porque os nossos Y60 não têm centralinas, os Y61 é que têm. Mas o que é que tu notas de anormal ? se colocares o problema mais em concreto, talvez consigas mais ajudas, Abraço.

Registado: 27 jul 2006, 15:40

Mensagem por PrimusBaro » 10 jan 2007, 15:19

Não estarás a falar da caixa dos fusiveis que fica ao nivel da canela do lado do passageiros? Pelas fotos, de certeza que deve estar a precisar de uma limpeza e secagem... Penso eu de que!
Pedro Silva
Imagem

Registado: 24 ago 2005, 08:12

Mensagem por Sergio Borges » 10 jan 2007, 16:26

Boas, na minha opinião, ainda deves é ter água ou humidades em relés ou bobines, porque os nossos Y60 não têm centralinas, os Y61 é que têm. Mas o que é que tu notas de anormal ? se colocares o problema mais em concreto, talvez consigas mais ajudas, Abraço.

Provavelmente é o que diz o nosso amigo Claudio, ainda deve ser humidade entranhada que está a provocar esses problemas electricos.
Se queres uma dica, faz assim, assopras tudo bem assopradinho com compressor(rales, bobines, caixas de fusiveis e bornes da bateria), e depois espetas-lhe um bocado daquele sprai anti humidades e depois logo vês o que dá, uma coisa te garanto, mal não lhe vai fazer, muito pelo contrario [wink] :thumbsup:
Abraço.
slsb

Registado: 03 ago 2006, 22:41

Mensagem por nunofvc » 17 jan 2007, 01:51

Cláudio Santos Batista Escreveu:Boas, na minha opinião, ainda deves é ter água ou humidades em relés ou bobines, porque os nossos Y60 não têm centralinas, os Y61 é que têm. Mas o que é que tu notas de anormal ? se colocares o problema mais em concreto, talvez consigas mais ajudas, Abraço.

Caro PjHo
É normal que assim o seja. ao contrario do que o nosso amigo Claudio afirmou, os Y 60 tem uma unidade controladora ( centralina ) que apesar de nao controlar directamente o trabalhar do motor controla uma grande parte das funções eletronicas dos Y 60. Essa centralina situa-se de baixo da caixa de fusiveis ou seja é uma das primeiras coisas a apanhar agua. tanto é que geralemente eu costumo fazer a passagem desta junto com a caixa de fusiveis para o interior do porta luvas exactamente para as proteger dos mergulhanços.
Provavelmente ela tera ido ao ar c a agua, esta unidade controla velas de aquecimento, quase todas as funções do quadrante, etc etc..
Espero ter ajudado em alguma coisa. Se tiver certeza que é mesmo essa avaria diga que tenho aqui algumas unidades até para testar.
Espero ter sido util
Nuno Correia

P.S Amigos dos 260 c motor rd28T os vossos tambem tem essa centralina ( mas nao sao iguais )
Nuno Correia
msn: nunofvc@sapo.pt

Registado: 27 jan 2006, 13:47

Mensagem por SAMUEL SILVA » 17 jan 2007, 12:53

Nunofvc explica aqui ao pessoal se é presiso aumentar os cabos dessa tal unidade controladora e da cx dos fusiveis para a por no porta luvas o que é preciso fazer?

Registado: 03 ago 2006, 22:41

Mensagem por nunofvc » 17 jan 2007, 21:17

SAMUEL SILVA Escreveu:Nunofvc explica aqui ao pessoal se é presiso aumentar os cabos dessa tal unidade controladora e da cx dos fusiveis para a por no porta luvas o que é preciso fazer?

Não não é necessário. Apenas é necessario fazer um cabo de massa pq esta esta aparafusada em chapa e ao passar p o porta luvas deixa de ter massa e temos de fazer massa directa. o Resto é mao de obra e mt trabalho...
Abraço
Nuno Correia
Nuno Correia
msn: nunofvc@sapo.pt

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Mensagem por PJHO » 19 jan 2007, 12:52

Obrigado amigos patroleiros!

Em termos eléctricos, o caos já passou. O que foi mesmo ao ar foi a caixinha que controlava o alarme, que também já estava pifado, por isso não há crise quanto a isso. E era essa caixinha do alarme que me estava a descontrolar os piscas e os vidros eléctricos. Saquei-lhe o fusível fora e OK!

De resto, acho que me safei com um termo-ventilador e com um desumidificador. Tenho ainda um problema que acho que não está relacionado com essa centralina ou controladora de electrónica que está junto aos fusíveis, que tem a ver com o ligar o bicho de manhã. A resistência acende e apaga normalmente, mas o bicho não pega. Fiz o truque que aprendi aqui no PA ( [clap] ) ligo e desligo umas três vezes, conto até 5 e tá a andar de mota! Ou melhor de GR. [bigsmile]
Como só acontece de manhã, e depois deste truque pega com muito fumo branco e a parecer uma locomotiva, excluo que seja da tal caixinha. Passado uns 10 segundos, o motor já trabalha como de costume.
Devem ser velas ou algo mecânico relacionado com as velas...

Em todo o caso, obrigado. Eu já estou de regresso aos Angola, mas a minha mulher vai levá-lo ao sr. doutor para ver isso. [wink]

Voltar para Electricidade

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante