problema no aquecimento das velas no 260

Queres ligar o rádio e não sabes como? Pergunta aqui ...

Registado: 25 fev 2006, 17:36

Mensagem por piranha » 26 set 2006, 10:46

se forem mesmo as velas queimadas, mete velas de origem e não tens problemas durante muito tempo

as velas n originais tem a ponta mais grossa e fazem curto-circuito e claro pifao

Registado: 18 ago 2005, 00:00

Mensagem por pauloribeiro » 26 set 2006, 12:43

Boas estás a medir bem as velas?
Se calhar estão todas boas.
As 3 primeiras velas medem-se de maneira diferente das últimas três.
Coloca um Multímetro na escala de Ω, e junta as pontas para ver se o ponteiro sobe, se subir OK. Coloca uma ponta do multímetro no corpo da vela (parte que enrosca no motor) e outra ponta na ponta da vela. Se o ponteiro mexer supostamente a vela esta boa. Só podes medir assim, as 3 primeiras velas a contar da frente do jipe para a traseira.
As seguintes velas são medidas entre a rosca das mesmas e um anel que a vela têm antes da ponta. Com o aparelho medem-se da mesma maneira.
Para medires as velas tens que desapertar aquele chantes (baras) que está a unir as seis velas e a outra barra que une as 3 velas (as barras não podem tocar nas velas).
Para medires as velas, não é necessário tira-las do motor, basta colocar a ponta do multímetro no motor (esta era a ponta que devia estar na rosca da vela).
Se as velas estiverem todas boas, então tens o relé que dá a tenção para as velas queimado.
Do lado esquerdo do teu jipe (para quem está de frente para o Jipe), entre a bateria e os faróis, estão ai duas caixas pretas pequenas isso são os relés de arranque.
Diz qualquer coisa.
Se tiveres um dos relés queimados eu digo-te como o reparares (reconstruíres).
Cumprimentos

Mensagem por piranha » 26 set 2006, 17:32

esse fio pode ser soldado
tens é de o soldar a antiga
ferro de soldar potens, massa decapante e estanho a homem

Registado: 04 jul 2006, 20:31

Mensagem por Mr Guerra » 27 set 2006, 18:19

oi pessoal :D

De seguida se explica algumas técnicas básicas: [clap]
Editado pela última vez por Mr Guerra em 27 set 2006, 18:22, num total de 1 vez.

Mensagem por Mr Guerra » 27 set 2006, 18:19

Oi povo :thumbsup: :D

Desculpai-me ,mas penso que será interessante para os menos entendidos colocar-se aqui um esquema electrico tipo homemade e de fácial compreensão relativo ao esquema tão simples de que se fala.

Pois relativamente aos vossos problemas cumpreme tecer os seguintes comentários:

Em 1º lugar será sempre e obrigatóriamente ,não podendo haver nunca nenhuma excepção de que velas de pré aquecimento só com a sigla da marca que o Entreposto representa "NISSAN" ,"quem achar que não, terá na resposta em breve uma granda lição".

Em 2º lugar "relés queimados, relés despachados quem em desacordo estiver depressa a sua opinião irá reverter".

Em 3º lugar "quem uma vela só substituir mais tarde um mais cedo terá que arrotar até ganir".

:D :D Dass tou parcendo um poeta [bigsmile] [bigsmile]

E por ultimo quem se achar incapaz de resolver qualquer problema relacionado com este assunto o melhor será sempre recorrer a um electricista de renome á vossa escolha.

Agora fiquem bem atentos e não se distraiam pois podem perder o fio á meada ,atenção que no 1º momento do rodar de chave a corrente é metida nas velas via relé pequeno durante cerca de +- 2 seg. a massa é feita via cabeça do motor para as velas 1/2/3 e para as velas 4/5/6 é feita pelo relé inversor grande que neste 1º momento se encontra em estado de reposo fornecendo a massa necessária as velas 4/5/6 ,depois o relé pequeno sai de circuito no fim dos 2 seg.por ordem do temporizador electrónico e é colocado em serviço agora o relé grande que recebe o sinal do temporizador electrónico fazendo com que as velas recebam agora a corrente via relé grande o que origina que as velas 4/5/6 servem de resistência as velas 1/2/3 o qual provoca um abaixamento de tensão para metade da voltagem da bateria, muito simples , muito eficaz, e acima de tudo muito económico não acham?.

Por tudo o que já foi dito só me resta acrescentar de que as velas amarelas são dos cils 4 5 6 e as verdes não vos digo. :D :D :D

Imagem

Aquele abraço

Cumps até sempre [}:)] [}:)] :thumbsup:

Registado: 27 jan 2006, 13:47

Mensagem por SAMUEL SILVA » 27 set 2006, 19:49

Atenção que se for o motor rd28t 3 velas são diferentes e se fores ligar a uma bateria de 12 v para verificares se estão queimadas essas 3 diferentes são vistas de outra maneira não a usual de encostar a vela a um borne e ligar um fio ao outro borneelas não trabalham... Quase de certeza que não estão queimadas....

Mensagem por piranha » 28 set 2006, 10:29

pois
eu já avisei muita gente das velas
mas eles não me ligam nada e depois é só meter velas até chatiar

e claro que as velas são diferentes, mesmo fisicamente
esta conversa tambem já é velha

Registado: 04 fev 2006, 21:41

boas

Mensagem por Miguel Viegas » 28 set 2006, 21:11

tive esse problema a semana passada, troquei as velas queimadas por outras (comprei ao patroleiro miguel), mas continuava a piscar, fui ao electricista, era a rale q estava oa pé do farol direito (direito se estiveres ao volante) q estava lixada. ele arrajou e nunca mais piscou.
quando piscava custava mto a pegar e falhava mto. agora nem por isso.
ve la bem as rales! deve ser isso

Mensagem por Mr Guerra » 29 set 2006, 10:19

vendaval pereira Escreveu:boas malta, :thumbsup: :thumbsup: O problema do meo jipe tá quase resolvido ,:nod: :nod: :nod: , ja pega bem com as velas novas eos relés arranjados :D :D ... mas; a lus da resistencia depois de acender 2 ou 3 seg. esta 20 segundos apagada e começa a piscar ;... :grrr: :grrr: :crybaby: acho que so apaga quando o motor aquece.. ja meti um temporisador(caixote de chapa que esta debaixo do volante) usado que tenho e esta igualzinho. :( :( ... que sera agora??? ja agora quem me dis com que valor se devem calibrar os ingetores. tenho uns de um motor 28000atmosferico montados e acho que um esta marado pois em frio algo bate na cabeça e ao desmontar as velas uma estava babada de gasoleo e as outras secas. acho que era gas. o motor do jipe é um 28000turbo 260. alguem tem a boa vontade de meajudar mais uma ves? :nod: :nod:

Então brother tás a ficar passado da carola topa bem a dica : :D

A temporizador debaixo do volante serve para fazer funcionar os relés nas devidas alturas não sei se reparaste que no fio branco/preto/azul nas velas está xuntando com um fio fininho branco/azul ,pois é esse fio conduz á unidade temporizadora a resistência existente da soma das velas de pré aquecimento ,se por acaso o valor não corresponder á bridge existente na unidade temporizadora esta entende que existe uma deficiência ao nível das velas portanto meu caro amigo acoselho-te a reveres o estado de integridade fisica deste fio fininho bem como as velas que colocas-te.
Podes conferir isto que te digo da seguinte maneira:
Retira as velas todas e instala todas elas nas barras de ligação (como se estivissem montadas no motor, só que sem estarem montadas nos respectivos sitios na cabeça),agora arranja cerca de 1 mt de cabo de bateria 25 e descarna-o nos sitios adequados para poderes fazer passar as velas uma a uma pelos sitios descarnados ,liga a ponta deste mt de cabo á mass da bateria , reaperta os terminais dos fios que vêem dos relés nas barras adequadas, têm cuidado para não encostares alguma barra a nenhum ponto de massa potencial a qual te danifica imediatamente os relés, depois meu amigo liga a chave de ignição e comprova o que se está a passar :

+- 2 seg. velas indandescentes em braza (todas) ,depois passam a por do sol muito fraco durante breves seg. e depois, voila morrem.

Daqui em diante a luz não mais piscará, se sim não for revê a integridade fisica desse fio/braco e azul [clap] [clap]

O tal mt de cabo de bateria [clap]
Imagem

GOOD LUCK [wink]

CUMPS :thumbsup:

Mensagem por piranha » 29 set 2006, 10:40

essa tecnica é a mais acertada.
foi assim que cheguei a conclusao que as velas sem serem de origem não funcionam como devem de ser.

Mensagem por piranha » 29 set 2006, 15:15

se puderes monta uma OPTIMA

Registado: 22 dez 2005, 19:16

Mensagem por Matrix » 30 set 2006, 18:37

O que acontece se pusermos as velas verdes no local das amarelas?
Eu tinha (e tenho) a p*#$% da luz da resistência a pensar que está na arvore de natal, coloquei velas novas NISSAN que me custaram quase os tres olhos e não resolveu. Tambem tive um fio de massa que ligava ao relé grande que derreteu. Troquei e derreteu de imediato....tentei outra vez e desisti. Tirei o fio e ..voilá...nunca mais derreteu :D porque será...

Bom mas como o gajo agora de vez em quando deixa de ter luz no tablier e luz de presença atrás vou mandá-lo para um electricista para fazer uma revisão completa. Mas de qualquer forma gostava de saber com o que contar.....não queria largar a nota e levar com uma tanga qualquer...

O que me dizem?

:thumbsup:
Pedro Freire
Patrol 2.8D

Mensagem por Mr Guerra » 02 out 2006, 09:39

Matrix Escreveu:O que acontece se pusermos as velas verdes no local das amarelas?
Eu tinha (e tenho) a p*#$% da luz da resistência a pensar que está na arvore de natal, coloquei velas novas NISSAN que me custaram quase os tres olhos e não resolveu. Tambem tive um fio de massa que ligava ao relé grande que derreteu. Troquei e derreteu de imediato....tentei outra vez e desisti. Tirei o fio e ..voilá...nunca mais derreteu :D porque será...

Bom mas como o gajo agora de vez em quando deixa de ter luz no tablier e luz de presença atrás vou mandá-lo para um electricista para fazer uma revisão completa. Mas de qualquer forma gostava de saber com o que contar.....não queria largar a nota e levar com uma tanga qualquer...

O que me dizem?

:thumbsup:

Penso que em 1º carissimo terás que por as verdes no lugar das amarelas já que colocaste as amarelas no lugar das verdes e depois trocares as verdes para o lugar das amarelas e as amarelas para o lugar das verdes depois ai sim poderás dizer "agora sim começo a estar no bom caminho ,pois colocei as verdes no sitio onde estavam as amarelas e as amarelas no sitio onde estavam as verdes isto sim é o correto pois embora as verdes tenham o mesmo tipo de rosca das amarelas e as amarelas tenham um passo de rosca igual as verdes ambas podem ser montadas no sitio das amarelas ou no sitio das verdes no entatnato as verdes têem que obrigatóriamente ser montadas ali naquel sitio onde estam as amarelas e as amarelas onde montararás as verdes.
Finalmente poderás dizer isto "agora sim estou pronto para procurar ajuda de alguém que me resolva o problema das luzes que piscam ou que não acendem ao sabor do gasoleo que se queima (o que não deixa de ser intressante só é pena é parar de piscar ao fim de uns kmzitos) pois corro um risco elevadissimo de sair nas 1ª páginas dos jornais e possívelmente uma semana depois na NECROLOGIA".

Cumps

Registado: 11 out 2006, 22:09

Mensagem por Alex_260 » 15 out 2006, 17:33

Eu nao percibi ponta de um cor##!!!!!
Acho Que o meu 260 s33dt tb tem velas queimadas pois a frio para pegar tenho de acelerar e depois deita um bocadito de fumo por apenas uns segundos depois se desligar e voltar a ligar ja trabalha bem??

Como vou conseguir verificar isto????

Voltar para Electricidade

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante