3.3TD - Esquema alternador extra

Queres ligar o rádio e não sabes como? Pergunta aqui ...

Registado: 07 nov 2006, 18:45

3.3TD - Esquema alternador extra

Mensagem por RG » 31 mar 2011, 00:34

Carissimos,

Houve aí um membro que há uns meses estava a vender um motor 3.3TD e dizia que tinha dois alternadores, mas nunca consegui falar com ele de modo a perceber como será a aplicação e, por isso, decidi colocar aqui a questão em aberto.

Será possivel aplicar um alternador extra de 12v directamente á bateria do lado do pendura?

Não irá o alternador extra entrar em "conflito" com o alternador de 24v original?

Fiz um pequeno esquema para que se perceba melhor

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Cumprimentos

RG
As minhas máquinas

Actual- Patrol GR 3.0DI - Longo

Ex-Patrol 3.3turbo
Ex-Patrol 3.3

Registado: 20 jan 2009, 23:25

Re: 3.3TD - Esquema alternador extra

Mensagem por McM » 07 abr 2011, 19:53

Qual a ideia do segundo alternador? Para o guincho?

Penso que pode trazer problemas quando ao excesso de corrente de carga na bateria alimentada pelos dois.
Devagar devagarinho, parado!

Mensagem por RG » 07 abr 2011, 20:08

McM Escreveu:Qual a ideia do segundo alternador? Para o guincho?

Penso que pode trazer problemas quando ao excesso de corrente de carga na bateria alimentada pelos dois.

A ideia do 2º alternador é porque a bateria do lado do pendura nunca carrega tão bem como a 1ª, e quando se tem muita coisa ligada - luzes suplementares, ventoinhas etc, a corrente gerada pelo alternador de origem, que no caso dos 3300 são de apenas 35 Amperes, não é suficiente. Da forma que fiz o esquema julgo reforçar o circuito, no entanto não sei se os dois alternadores não entrarão em conflito.

E sim, desta forma e com um 2º alternador de por exemplo 100 Amperes, julgo ser possivel ligar um guincho apenas À bateria do pendura.

Mas claro, isto é apenas a minha teoria aliada ao que já vi, mas como não percebo nada da matéria, coloquei aqui a questão para ver se conseguiria a opinião de algum expert na matéria, ou de alguém que já tivesse feito esta alteração.

Cumprimentos,

RG
As minhas máquinas

Ex-Patrol 3.3turbo
Ex-Patrol 3.3

Registado: 20 jan 2009, 23:25

Mensagem por McM » 07 abr 2011, 20:13

Expert não sou nem fiz nunca tal alteração.
O meu é 12V, mas tenho duas baterias em paralelo não em série.

Talvez optasse por baldear os consumos extras que tens para as duas baterias tentando igualar, usar baterias iguais e optar por um alternador que debitasse mais corrente. Penso ser mais simples assim e é menos um elemento mecânico.
Devagar devagarinho, parado!

Mensagem por RG » 07 abr 2011, 20:26

McM Escreveu:Expert não sou nem fiz nunca tal alteração.
O meu é 12V, mas tenho duas baterias em paralelo não em série.

Talvez optasse por baldear os consumos extras que tens para as duas baterias tentando igualar, usar baterias iguais e optar por um alternador que debitasse mais corrente. Penso ser mais simples assim e é menos um elemento mecânico.

Sim, para um patrol ou para outro jipe qualquer que seja de 12Volts, a forma como descreves é a mais adequada.

Neste caso, e no caso de todos os patróis sd33 ou sd33TD, estes são 24V, ou seja, têm duas baterias em série que dá o dobro da voltagem e a mesma amperagem, ou seja, fica com 24V e com a amperagem igual à de cada bateria..
Bem que quis fazer como dizes, o problema é que encontrar um alternador de 24V com mais de 50A e com depressor para os travões é quase impossivel, por isso partir para esta opção de um alternador extra.

Obviamente que os foruns existem para abrir discussões saudáveis e é nesse sentido que coloquei esta questão, mas parece-me que há pouca gente a mexer em jipes de 24V, tou a ver que tenho de ir a uma oficina de camiões.

Cumprimentos
RG
As minhas máquinas

Ex-Patrol 3.3turbo
Ex-Patrol 3.3

Registado: 28 mar 2007, 02:03

Mensagem por a.viana » 09 jun 2011, 18:35

boas RG
eu no meu para resolver isso, vou aplicar uma 3ª bateria e um alternador 12v, ou seja tudo que seja para ligar 12v (guincho, ventuinhas, luzes, radio, amplicador, etc...) vai ser tudo ligado a essa bateria e assim deixa-se o sistema de corrente do 3.3 intacto como de origem.

abraço :friends: :okkk:
918636852-a.viana

3.3 TGV THE BIG RED MACHINE

CONTRA KIT DE UNHAS NÃO HÁ CAVALOS...

Mensagem por RG » 09 jun 2011, 22:53

a.viana Escreveu:boas RG
eu no meu para resolver isso, vou aplicar uma 3ª bateria e um alternador 12v, ou seja tudo que seja para ligar 12v (guincho, ventuinhas, luzes, radio, amplicador, etc...) vai ser tudo ligado a essa bateria e assim deixa-se o sistema de corrente do 3.3 intacto como de origem.

abraço :friends: :okkk:

Olá Viana,

pois, uma 3a bateria é uma opção, mas tem atenção depois com a massa dessa bateria, é que, por exemplo o guincho, vai estar a fazer massa na mesma no massa de 24v.
atenção que esta minha questão é apenas um alerta, pois como fácilmente se percebe eu não pesco mt disto.
acho melhor falares com um electrecista.

grande abraço.
RG
As minhas máquinas

Ex-Patrol 3.3turbo
Ex-Patrol 3.3

Registado: 28 mar 2007, 02:03

Mensagem por a.viana » 30 jun 2011, 23:31

nada que seja a 12v vai buscar massa ao chassis , mas sim directamente a bateria .
abraço
918636852-a.viana

3.3 TGV THE BIG RED MACHINE

CONTRA KIT DE UNHAS NÃO HÁ CAVALOS...

Registado: 02 nov 2009, 12:01

Mensagem por Gil » 08 jul 2011, 16:46

já vi uma cena dessas numa autocaravana do meu electricista. para durante a viagem carregar 2 baterias :respct:
mas tem mais pormenores. não são só os 2 alternadores.
ficou ali uma instalação electrica que me deixou :eek:
sou do Vitória até morrer!

Registado: 18 set 2008, 23:44

Mensagem por jmlobo123 » 15 ago 2011, 22:28

Boas

Segundo o esquema isso vai dar problemas...

Não consegui perceber muito bem se so jipe de origuem tras um alternador de 24 ou dois de 12V.

se precisa de de 12v podes sempre ir tirar directamente numa das baterias, porque é assim feito em alguns camiões para ligar rádios e outras coisas.. outros utilizam os conversores de 24v para 12v..

Se a intenção é aplicar mais baterias para ter mais potência de reserva porque é que não mete baterias de gel? são muito melhores e debitam muito mais.

outra questão se aplicar um sistema de 12v tem que garantir que a massa dos 24 e dos 12 é a mesma se não vai ter mais tensão...
João Lobo

Registado: 29 ago 2009, 17:38

Mensagem por armadakiller » 24 set 2011, 21:33

Boas pessoal... o esquema que esta apresentado em cima n funciona... :oops: :oops:
É assim,os alternadores ten um regulador de tensao, e no caso do 12v nunca iria funcionar pk a tensao ira ser superior,pk estamos a trabalhar com 2 baterias em serie(24v)

e como diz o nosso amigo joao lobo podemos tirar os 12v de uma so bateria...mas n podemos abusar com as cargas,vamos sobcarregar uma bateria e a vida util dela ira ser apenas um quarto da outra...

A melhor opçao é msm a uma 3a bateria... e as polaridades negativas devem obrigatoriamente estar ligadas ao chassis...

abraços
____armadakiller___
Joao Armada 934565725

Voltar para Electricidade

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante