por Bruno Ferreira » 10 mai 2006, 20:20
boas, bem as manetes do Patrol já dão problemas só por si, se ligares aos minimos uma lampada de um farol desses (55wats), aí então é que dás cabo dela em três tempos. podes ligar, mas tem sempre que levar um relay no minimo de 15 amp. e fios de 1,5mm.
Normalmente esses farois já trázem o interruptor na parte de tráz, mas tem que se por outro no interior para atracar o relay e para ngm ligar o farol do exterior.
Material necessario:
Um relay 87 (15amp. min.)
Um farol com interruptor
Um interruptor para o interior
Fio qb
suporte de fuzivel
fuzivel 15A
Esquema:
passar um fio dos minimos da manete até ao pé da bateria, intercalar o interruptor no interior, no sitio desejado,ligar este fio ao pino 85 do relay,ligar o pino 86 do relay directo á massa, ligar um fio directo da bateria ao pino 30 do relay com fuzivel de 15A, passar um fio do pino 87 do relay até ao farol, fazer a massa do farol á chapa do carro, o máis atráz possivel ( a mala não conta), e ainda podes por um led no int. para saberes qdo tá ligado
Atenção, por o relay ao pé da bateria.
E tá pronto a acender, não custa nada.
Já agora, desculpem a minha franqueza e sem querer ofender ngm, mas a malta só devia dár conselhos aos outros qdo sábe o que tá a dizer, porque induzem os outros em erro, o que podevir a dár em péças queimadas ou pior, o carro ardido.
A electricidade é uma coisa séria e pode dar desgostos aos curiosos.
Um bem hája a todos
Bruno Ferreira
Electricista auto