Intercooler...

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Intercooler...

Mensagem por JOÃO TOMENO » 16 ago 2005, 11:46

gostaria de saber se alguem aki ja adaptou um intercooler num GR y60. ou se ja encontraram algo sobre isso na net.
eu tenho pensado em 2 ou 3 k me parecem ideais, tais como o da renault master, o da iveco daily e o do lancia dedra.
neste momento ja tenho o do lancia dedra para aplicar, mas gostaria de saber outras alternativas.

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Mensagem por Gameiruz » 16 ago 2005, 18:30

Boas,

Tens de ver qual a cilindrada do teu motor e qual a do motor de onde vais buscar o intercooler, pois pode não ter a capacidade adequada, e depois lá vai o famoso tubo que vai do turbo para o intercooler, pois o turbo debita mais ar do que o intercooler deixa passar, o que gera uma pressão exagerada nesse mesmo tubo. Ou então o intercooler infola com a pressão, tal como um balão...

Já ouvi falar nos intercooler's das sprinter serem muito usados nesse tipo de transformações.

Inclusive na preparação das Navaras para o Campeonato TT...

Vou fazer umas perguntas a um preparador dessas Navaras, meu conhecido e depois digo-te mais alguma coisa.

Porta-te

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Mensagem por JOÃO TOMENO » 16 ago 2005, 18:38

ok. brigadao. o intercoller k tenho e dum lancia dedra 2.0L a gasolina. logo penso ter caudal suficiente.

 
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Mensagem por Gordazana » 17 ago 2005, 21:49

Boas noites!!

Os dos 200/300 TDI da LR não dão.
Parece que não permitem passagem de ar suficiente...

S alguém kiser um por 150 E, tá à venda.


G

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Mensagem por MIGUEL BRAGA » 17 ago 2005, 22:03

mas de k carro é esse para 150€? e medidas? e kual a disposicao de saida e entrada dos bocais de ar?

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Mensagem por toyjeep » 18 ago 2005, 08:44

Poderão tambem (acho eu por não conhecer bem os vossos motores) optar pelos intercooler da AlliSport.
São intercoolers de grande débito de ar que nos LR200/300Tdi lhe dáo um acrescimo de potencia na ordem dos 20cv

http://www.allisport.com/home.php
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Mensagem por Gordazana » 18 ago 2005, 20:01

Ó Miguel Braga, q parte do que escrevi é não percebeste?!?!
Ao ler o teu post, parece que não percebeste parte nenhuma...

A Allisport tb tem pa Nissans.
Aliás axo q têm pa tudo !!!
E é bom material.


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Mensagem por Paulo Lança » 21 ago 2005, 15:00

Olha este :

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Mensagem por MIGUEL BRAGA » 23 ago 2005, 19:19

isso é o intercooler ideal. tem as saidas para o lado certo e tudo. e o tamanho parece me ser bom. em principio vou tentar ver um da mercedez sprinter ou mandar fazer um inter com as especificaçoes k eu kero. tenho k saber preço.
abraço

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Exemplo

Mensagem por Manwell_Mayraids » 05 set 2005, 12:35

um exemplo de montagem :

http://www.patrol-gr.net/trucs33.php
Curte o Passeio !
___________________
GR (Y61-2.8td6i) & MM

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Mensagem por Paulo Lança » 11 set 2005, 19:50

Ilustrando :

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PARA CHATEAR :p

Mensagem por terleira » 24 out 2005, 14:35

Boas,

Sei por experiência própria que as modificações são por vezes boas mas os resultados não.

Aplico este conceito de duas formas diferentes, um na vertente informática e outro nos jipes. Se há algo que aprendi é que quanto mais se mexe pior, mais depressa avaria, mais depressa vai para o mecânico mais dinheiro se vai gastar.

Os carros são feitos para trabalhar da forma como saem de fabrica. Alterações... sim até concordo, uns pneus a maneira, um snorkell... as coisas básicas. mais do que isso é estar sujeito de forma constante ao maltrato automovel e financeiro.

Sei que é uma opinião diferente do que geralmente se espera mas acreditem que para prolongar o tempo de vida do jipe e o tempo de diversão da nossa parte é necessária alguma contenção. A não ser claro que tenham mundos e fundos para gastar e queiram participar um RAINFOREST ;)

Grande abraço
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Valera a pena.Claro.

Mensagem por VOODOO » 11 out 2006, 09:38

Tenho no meu patrol y60 um intercooler da mercedes sprinter.o resultado obtido tem 2 faces.Ou seja:na auto estrada a velocidade de ponta aumenta e realmente nota-se mais força.nos caminhos o caso muda de figura.como as velocidades sao baixas o ar que entra e pouco ou nulo.logo nao se ganha e ate se perde potencia.Nao ha arrefecimento e os gases provenientes tem que dar uma volta maior.logo nao vale muito a pena.Visto isto optei por perder umas horas e adaptei uma ventoinha electrica com comando a partir do interior.aumentou a resposta a baixa velocidade e nao compromete mais mecanismo nenhum.

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Mensagem por GatoYzf » 11 out 2006, 09:47

Na minha modesta opiniao acho que o melhor intercooler a aplicar seria o do proprio Gr (Y61) versao de 98 a 00 (2.8 Td) pois ao que me parece o motor tem caracteristicas muito identicas para nao dizer iguais com excepção de ser electronico logo a propria aplicação seria a mais simples de todas desde a localização para o proprio intercooler como as proprias tubagens.
Para isso bastaria recorrer a uma sucata que tivesse por lá um Y61 :)

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Mensagem por Mr Guerra » 11 out 2006, 14:37

O melhor intercooler que podes montar será um arrefecido a "water" tudo o resto é só para dizer que tenho sim sr. e que para nada ou pouco serve a não ser fazer peso e complicar o sistema. :D :D :D

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Mensagem por piranha » 11 out 2006, 14:52

Mr Guerra Escreveu:O melhor intercooler que podes montar será um arrefecido a "water" tudo o resto é só para dizer que tenho sim sr. e que para nada ou pouco serve a não ser fazer peso e complicar o sistema. :D :D :D


a agua?????
que agua?????

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Mensagem por Mr Guerra » 11 out 2006, 14:55

a agua
o coço-os ou vou pós foruns

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Mensagem por piranha » 11 out 2006, 14:57

que a agua é agua já eu sei

onde vais buscar a agua?????
onde é que é importante

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Mensagem por Mr Guerra » 11 out 2006, 15:21

Escreves no GOOGLE air/water intercooler e depois analisas os 12000 resultados em várias linguas depois podes por exemplo verificar este link, (por exemplo) http://www.are.com.au/Inter/air_to_water.htm e depois inventa :thumbsup:

Para o teu RR aqui ficam algumas alterações que poderás fazer no animal
http://www.mez.co.uk/index.html se lá não foste aproveita e tira algumas ideias [clap]

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Mensagem por piranha » 11 out 2006, 16:12

eu vou dizer uma coisa e depois tu tiras a ideia que entederes.

o sistema pode ser muito bom

mas para o tt, as coisas não funcionam da mesma maneira

300kg em cima do bicho
um radiador enorme para encher de lama e levar com pedras e paus

bem acho que não é o mais acertado

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Mensagem por Mr Guerra » 11 out 2006, 16:40

Então o teu problema já não é onde vais buscar a água mas sim se é o não o melhor sistema.

Pois evidente que o será até porque se para tt (e isto é o que os pensadores pensaram) o trabalho é mais duro com menor velocidade então pelos vistos o intercooler de que regularmente se fala só funciona quando pregas na tábua em AE no monte é só para dizeres "e têm intercooler" :)
o coço-os ou vou pós foruns

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Mensagem por piranha » 11 out 2006, 16:46

continua a ser, onde ir buscar agua

imagina que consegues meter o radiador num sitio onde nada o suja e mesmo assim ele arrefee o ar.
esta parte está resolvida

a agua, um deposito desses num tt, para quem faz tt
e melhor não enclinar a viatura

alem de ter aquele problema velho, se a gua sai da barragem e produz electircidade, porque não usar bomba ligadas a barragem e a agua em vez de ir embora passa para dentro da barragem de novo, e começa o ciclo outra vez.

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Mensagem por Mr Guerra » 11 out 2006, 16:58

A analogia da conversa

Tem intercooler pra qué?

Para arrefecer o ar de admissão pó motor.

E o ar pó motor arrefece como?

Eu xeplico: o ar envolvente arrefece o ar que vai entrar pró motor e o ar que vai pó motor aquece o ar envolvente.

Há que giro. Então e o ar envolvente não vai pó motor quente?

Cara.....o pra ti és muita curioso. [clap] [clap] [clap]

As palavras são como os diamantes polidos demais viram calhaus.

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Mensagem por PrimusBaro » 11 out 2006, 17:25

O energia (calor) dissipada pelo intercooler é superior á energia (calor) produzida/induzida pelo meio envolente, meio envolvente esse que sofre o efeito de turbolência daquela coisa que há la á frente ao pé do radiador, com umas pás... moinho.. não...barco...tambem não... Ah! ventoinha!!! è isso! :rolleyes:
E para o que gostam de diamantes e calhaus, podem sempre pôr um ventilador dedicado no intercooler, para as alturas em que estão a baixa velocidade ou parados. :unibrow:

Isto deve andar para aí pessoal que nunca sentiu a diferença de um motor turbo com e sem intercooler... [wink]
Pedro Silva
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Mensagem por Mr Guerra » 11 out 2006, 17:52

PrimusBaro

Tás enganado em 3 aspectos senão vê: :D :D

O energia (calor) dissipada pelo intercooler é superior á energia (calor) produzida/induzida pelo meio envolente
(Completamente falso)
Afinal onde é produzida a energia dissipada???
E para o que gostam de diamantes e calhaus, podem sempre pôr um ventilador dedicado no intercooler, para as alturas em que estão a baixa velocidade ou parados.

Não serve nunca ninguém o fez ainda assim mesmo que o fizezem não resultaria

Finalmente
Isto deve andar para aí pessoal que nunca sentiu a diferença de um motor turbo com e sem intercooler...


Não sou da mesma opinião acho que haverá mais os que já sentiram a diferença de não ter turbo mas ter intercooler. [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

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