por frajofa » 28 fev 2009, 14:38
Possível é, mas se fosse fácil (melhor, barato) já todos os tínhamos ...
É que num mapa de gps tens "camadas"; por exemplo uma estrada, que o gps reconhece como tal, é uma camada que só tem traços (de facto são várias camadas só para estradas, pois cada tipo de estrada é uma camada diferente) tal como as cidades, vilas, etc. O que tu vês no gps é a sobreposiçáo de muitas camadas, que vistas em conjunto dão algo que tu reconheces a aque se acrescenta várias cores de fundo, que são, cada uma, a sua camada, bem como curvas de nível, etc. Estes mapas são chamados mapas vectoriais ("vector" maps, na net). Há ainda uns outros, que são mistos.
Um mapa daqueles que falas, mapa "topo" (topográfico) ou "raster" como é chamado em muitos sites, é ele em si apenas uma camada, logo não o podes passar.
Aliás, passá-lo podes, mas vai ficar uma coisa horrível e quase irreconhecível; há software para isso, mas os bons são muito, mesmo muito caros e já nem me lembro como se chamam (procura no google por "raster maps conversion" ). Mas vais ver que o que é freeware dá um péssimo resultado, mesmo se a tua paciência for infinita.
Esses mapas topográficos vêm-se bem é em PC ou PDA, com software tipo Compegps ou Ozi explorer, mas o reconhecimento dos caminhos e estradas tem de ser feito visualmente.
Francisco