Converter mapas para formato de SO GPS

Tudo sobre GPS's e potenciais equipamentos para navegação / Cartografia.

Registado: 28 mai 2007, 18:27

Converter mapas para formato de SO GPS

Mensagem por Coyotte » 27 fev 2008, 00:00

Olá!

Vinha colocar a seguinte questão:

É possivel converter uma carta militar para um formato em que o SO do meu GPS consiga interpretar?

Tenho o básico GPS Blaupunkt TravelPilot Lucca 3.3, com cartão de memória. As cartas tenho no pc em formato *.jpg

Se alguém me puder ajudar com esta questão, agradecia.

Abraço,

Ricardo

Re: Converter mapas para formato de SO GPS

Mensagem por Coyotte » 08 nov 2008, 02:54

Enfim...

Há dias chateei-me com a minha carcaça de GPS foleiro :D e meti mãos à obra.

Na semana passada já consegui abrir o sistema operativo (SO) do meu GPS da treta :D e fui buscar a informação no seguinte endereço:

http://www.techzonept.com/archive/index ... 73826.html

Até aqui tudo bem, depois de entrar no Windows, ia à memória interna e abria na mesma os mapas e relativo sistema de navegação original.

Num outro dia e depois de algumas horas, já tenho o Kit de potência instalado. Deixo-vos também o link que se segue...

http://joaovr.com/2008/09/tomtom6-no-vi ... n-x930x950

Isto mostra que para além de o meu traste de GPS funcionar "à minha maneira" (isto paga direitos de autor dos xutos e pontapés [bigsmile] ) também coloco aqui para quem precisar pois funciona com vários equipamentos.

Para quem se meter nestas alterações muiTTo boa sorte :D e não se esqueçam de utilizar o trace back assim como o "desenhar novos caminhos".

Abraço,

Ricardo

obs: por fim, posso ir dormir que a noite já vai longa :D

Registado: 07 mar 2008, 17:07

Mensagem por Sonecas » 13 nov 2008, 17:33

Hummmm

Uma questão, será que isso da para o Blaupunkt TravelPilot Lucca Mp3 ??

Epa e que se der :yesss: ...

Abraço
ImagemImagemImagemImagem

Mensagem por Coyotte » 13 nov 2008, 18:17

Sonecas, eu penso que sim :nod:

O modus operandi será sempre o mesmo. :unibrow:

A versão do windows terá sempre que ser a 5 (CE 5.0) ou superior. :nod:

No ínicio tive alguns problemas :grrr: e chateei-me a valer :rolleyes: mas compensou o esforço :yesss:

Faz sempre um backup do que lá tens e se correr mal, fazes uso desse backup [wink]

Abraço

Mensagem por Sonecas » 17 nov 2008, 11:10

Boas

So fiquei na duvida pk fui ao site da blaukpunt e não la tenho firmware para o meu.... mas não sabia que dava para fazer backup... vou estudar a situação e depois informo !!!!

Muito obrigado e abraço
ImagemImagemImagemImagem

Mensagem por Coyotte » 17 nov 2008, 14:31

Sonecas, tens que ter lá ter isso sim. Eu para o meu segui o link no teckzone e para o efeito, penso que servirá no teu.

Atenção que tens que fazer isso com calma e paciência senão f***s tudo :rolleyes: :D

No meu já lá tenho dois softwares, um na memória flash, outro no cartão, e embora não deva referir nomes :eek: [bigsmile] um dá para abreviar TT [}:)] e ainda procuro um tal de qualquer coisa explorer [wink] .

Este último é o ídeal para todo o terreno.

Abraço e boa sorTTe

Ricardo

Mensagem por Sonecas » 17 nov 2008, 15:34

Segui tb o link da Tech e para o meu modelo nunca saiu actualização, e não consigo encontrar nem que seja o que tenho...

Eu tenho o Blaupunkt TravelPilot Lucca Mp3, mas o engraçado é que existe o Mp3 Edition e só o Travel Pilot...
Ainda mudo o software aquilo.... para o TravelPilot...

A ver vamos, se vai ser um Gps para reciclagem.... :flush:

Abraço
ImagemImagemImagemImagem

Mensagem por Coyotte » 17 nov 2008, 18:14

Bem Sonecas, no meu foi mais ou menos assim...

Fiz várias tentativas e nunca conseguia resultados; :grrr: chateei-me, limpei tudo (inclusivé da memória flash) excepto o sistema operativo. Instalei o que já tinha arranjado de outros amigos e por fim lá funcionou. De origem já não tenho praticamente nada, isto porque me enervei :unibrow: :D :D

Agora se tens outro tipo de software vai com calma para não perderes o que lá está. Não sei bem o que é a versão mp3 mas o meu lê mp3 e fotos de origem. Agora, claro está, até dá para ver vídeos, etc, etc :D

Abraço e depois comenta como ficou.

Ricardo

Registado: 30 jul 2006, 18:33

Mensagem por frajofa » 28 fev 2009, 14:38

Possível é, mas se fosse fácil (melhor, barato) já todos os tínhamos ...
É que num mapa de gps tens "camadas"; por exemplo uma estrada, que o gps reconhece como tal, é uma camada que só tem traços (de facto são várias camadas só para estradas, pois cada tipo de estrada é uma camada diferente) tal como as cidades, vilas, etc. O que tu vês no gps é a sobreposiçáo de muitas camadas, que vistas em conjunto dão algo que tu reconheces a aque se acrescenta várias cores de fundo, que são, cada uma, a sua camada, bem como curvas de nível, etc. Estes mapas são chamados mapas vectoriais ("vector" maps, na net). Há ainda uns outros, que são mistos.
Um mapa daqueles que falas, mapa "topo" (topográfico) ou "raster" como é chamado em muitos sites, é ele em si apenas uma camada, logo não o podes passar.
Aliás, passá-lo podes, mas vai ficar uma coisa horrível e quase irreconhecível; há software para isso, mas os bons são muito, mesmo muito caros e já nem me lembro como se chamam (procura no google por "raster maps conversion" ). Mas vais ver que o que é freeware dá um péssimo resultado, mesmo se a tua paciência for infinita.
Esses mapas topográficos vêm-se bem é em PC ou PDA, com software tipo Compegps ou Ozi explorer, mas o reconhecimento dos caminhos e estradas tem de ser feito visualmente.
Francisco

Voltar para Navegação

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes