maq260 Escreveu:Num jipe que pesa quase 2 ton. o peso dos pneus não é muito significativo. Já as dimensões sim, principalmente o diametro.
Curiosamente, BF A/T, Fedima Fronteira e InsaTurbo Ranger pesam todos sensivelmente o mesmo, poucos acreditam mas é verdade

Não é assim tão linear!
Não sei se sabem, mas por cada kg que se ganhe em peso não suspenso (jantes, pneus, travões, mangas de eixo, etc) tem uma equivalência de 10kg no peso suspenso.
Ora, se ganharem uns 2,5 kg por roda, sentem melhorias idênticas as que teriam se aligeirassem o carro em 100kg. Isto é um facto!
Além disso, diminuimos o efeito giroscópico no volante (quem é que em miudo não pegou numa roda de bicicleta pelo seu eixo, po-la a rodar e depois tentou vira-la?! Sente-se uma força, certo?!
![wink [wink]](./images/smilies/icon_smile_wink.gif)
), e sentem menos o efeito das lacadas.
É evidente que isto tudo tem muito mais sentido quando circulamos em estrada, ou a abrir nos estradões. do que no monte trialiero, pois no monte as velocidades para cruzar obstaculos são baixas, usamos pressões baixas, etc etc!
Mas quando andamos em estrada, e eu faço uns 30mil km de estrada por ano no jipe, este aspecto tem alguma importância, daí a minha questão!