Y61 2.8TD6i - Dificuldade em pegar a quente

Registado: 22 ago 2006, 00:17

Y61 2.8TD6i - Dificuldade em pegar a quente

Mensagem por ralmeida » 08 out 2006, 12:19

Boas,

Antes de mais parabens pelo forum aos seus criadores e aos que fazem parte dele.

Tenho um Y61 longo e de à uns tempos para cá tém sido complicado pegar a quente. Quando está frio normalmente pega melhor.
O mecanico onde custumo ir disse-me que é normal isto acontecer nos 2.8 e que se deve ao facto de a bomba injectora ter perdido um pouco de débito. a frio isso não se passa porque a ignição é feita com a ajuda das velas e a combustão dá-se, agora em quente como a temperatura do carro já está alta o próprio sistema não aciona a vela e a combustão deveria acontecer só com essa temperatura e o débito correcto claro.

A opnião do mecanico é que não vale a pena por uma bomba recuperada por que duram no máximo 20 ou 30 mil km e depois fica na mesma.

Se alguém preceber alguma coisa disto agradecia uma ajuda.
Obrigado

Registado: 30 jul 2006, 18:33

Mensagem por frajofa » 08 out 2006, 16:48

Tens o 2.8 TD6 c/intercooler?
Se tens esse Patrol, só te posso ajudar dizendo que tal não é normal, muito menos com o motor quente.
Eu inicialmente (comprei-o em segunda mão) tinha essa dificuldade, a quente, mas principalmente a frio (frio no verão, enfim...).
Disseram-me que podiam ser injectores entupidos; aconselharam-me um produto Fehr, como sendo o melhor par isso (não se escreve assim, mas não me lembro o nome correcto; pronuncia-se assim); usei-o conforme descreve a embalagem ao longo de 3 depósitos de gasóleo.
E deu um resultadão; comecei logo a sentir no final do 1º. depósito; depois uso gasóleo daquele mais caro, pois já tinha aprendido com taxistas proprietários dos seus taxis que tal resolve este problema e se consome um pouco menos (a 1ª. parte está mais que confirmado por mim; a 2ª. parte nunca testei).
Até hoje pega sempre à primeira a frio (está claro depois de deixar a resistência actuar). E a quente também.

Francisco

Registado: 24 nov 2005, 23:09

quente

Mensagem por paulo » 08 out 2006, 18:53

Tb tenho esse problema....
Se esperares até que a luz do airbag (serva apenas como ref. de tempo) desligue ele pega bem??? é que no meu, depois da a luz desligar dou à ignação e pega bem

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 08 out 2006, 20:20

Eu uso o mesmo truque, deiax o a luz do air bag apagar e ele pega, isto a quente, por frio é normal...

Deixar resistência actuar e processador completar auto-check

Mensagem por frajofa » 08 out 2006, 20:21

Tem de apagar todas as luzes; aprendi isso com o anterior proprietário.
Nunca experimentei ligá-lo antes disso.
Fancisco

Mensagem por ralmeida » 08 out 2006, 21:33

É estranho, mas resulta. Se deixar a luz do airbag apagar o gajo liga melhor. Vim agora lá de cima da feira e parei a meio da A1 e fonciona mesmo.

Obrigado pela dica pessoal. :thumbsup:

Registado: 25 fev 2006, 17:36

Mensagem por piranha » 08 out 2006, 21:39

milagres da tecnologia

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 09 out 2006, 15:01

https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=683

Mais recentemente disseram-me que o deixar apagar a luz do air-bag serve apenas como tempo de referencia, para deixar arrefecer uma geringonça qualquer na cabeça da bomba injectora (quando esta está quente).

E já agora aproveitem, pois tudo tem uma explicação lógica :

https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=664

Registado: 09 fev 2006, 18:09

Mensagem por gnasGR » 09 out 2006, 21:07

Sai um gelado de Baunilha [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)]

Mensagem por frajofa » 09 out 2006, 21:44

Corrijo o meu anterior post;
A única luz que se apaga é a do "air bag" (GR Y61); para mim foi instintivo: em todos os anteriores Diesel que tive era preciso apagar uma luz (geralmente tipo boneco de uma bobina ou resistência) sendo esse o sinal de que o motor estava pronto para o arranque. É sinal de que algo foi aquecido por uma resistência; agora o quê não sei; só sei que sem esse aquecimento, quando o motor está frio, não pega ou fá-lo, mas ao fim de várias tentativas (e isso só pode danificar, pelo excesso de gasóleo presente). A quente é diferente, mas evito fazê-lo, nestes carros que têm vários processadores, pois temo que estejam em auto-check durante alguns décimos de segundo (mas não sei...).
Aqui fiz o mesmo, pois o anterior dono disse-me que tinha de apagar aquela luz, só que agora só tinha em comum com os anteriores carros ela ser vermelha.
Francisco

Mensagem por ralmeida » 10 out 2006, 11:22

Uma explicação possível.

A bomba perde débito com o desgaste. Quando damos à chave a bomba enche de gasóleo e ganha pressão. como perdeu o débito demora mais tempo até ficar com a pressão certa, dai o tempo de espera.

O gajo tinha logo que escolher baunilha, as nossas oficinas nem os problemas do dia à dia quanto mais coisas de engenharia.

Um abraço

gr

Mensagem por paulo » 10 out 2006, 20:47

a mim tb já me deram essa explicação e orçamento de 1500 euros de reparação [bigsmile] [bigsmile] ....

Outra coisa que me disseram e que até "funciona":

meter a chave na posição 3 (está no canhão), quando a resist. apagar, rodar para a 1 ou 2, e de seguida rodar logo para uma posição entre o 3 e 4 (aqui é preciso tentar até apanhar o ponto onde o motor NÃO ARRANCA). Nesta altura ouve-se um relês, espero 1s, volto a meter na posição 1 ou 2, e logo imediatamente rodo á posição 4 e....pega bem! :D

p.s. ás vezes é preciso repetir o passo da posição entre o 3 e 4 mais uma vez....

explicação: existem dois temporizadores, assim aciona-se os dois imediatamente um a seguir ao outro (o que deveria acontecer normalmente, e que pelos vistos não acontece)

Registado: 04 jul 2006, 20:31

Mensagem por Mr Guerra » 11 out 2006, 14:11

Maltinha desculpai a minha ignorância mas eu acho que qualquer coisa não está bem ,tanto truque para por motor a trabalhar em quente???
Não será mais falta de compressão?? :eek: ?Hummm quer-me parecer que sim. :unibrow: :D

Registado: 05 fev 2006, 14:46

Mensagem por MBAGANHA » 11 out 2006, 20:07

Boas,

Realmente a muitas sobreposições sobre o assunto em questão, mas a verdade é que esse problema esta relacionada com a bomba injectora e para comprovarem tal situação podem fazer o seguinte; quando o jipe esta quente não pega bem (deitem agua fria para cima da bomba injectora durante 1/2 minutos e testem novamente) vão ver que pega sempre a 1 :thumbsup: :thumbsup: . Resultado mandar reparar a bomba injectora.
:crybaby:

Cumpriementos,
Miguel Baganha

arranque

Mensagem por paulo » 11 out 2006, 22:26

mr guerra

já mandei fazer um teste compressão e deu OK...

Mensagem por Mr Guerra » 12 out 2006, 09:06

Paulo

Como isto não é um forum de advinhas normalmente sujere-se o mais provavél para ajudar a malta menos entendida a não ser mamada lá fora por isso se não é falta de compressão e como bruxas não existem talvez a valvula de corte de gásoleo , ou sei lá a própria chave de ignição,ou talvez a correia de distribuição mal colocada,ou falta de escovas no motor de arranque, ou deficiência na parte de gestão electronica na avaliação de condição de motor para partida e sei lá mais o quê provavélmente um outro qualquer mito em quem os crê.

Tenho a certeza de que quando o motor pega faz fumaça preta pa car...o e isso algo representa ,e olha que não é falta de gasóleo ou mudaram-se os príncípios e eu desconheço?
o coço-os ou vou pós foruns

Registado: 27 jul 2006, 15:40

Mensagem por PrimusBaro » 12 out 2006, 09:36

Tive um charuto (vw passat de 1990, 1.6td) que teve um problema similar...
E foi tão só o fusível do pré-aqucimento das velas que queimou.

Custava a pegar, quando pegava!
Mas quando pegava, parecia noite , tal era a fumarada preta!!

Verifica só para excluir. Não estava na caixa de fusíveis por ser maior, ficava no compartimento do motor. No Patrol, quem souber que se chegue á frente.

Se o que eu disse não servir para nada, olha... serve para encher o tópico!! [wink]
Pedro Silva
Imagem

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 12 out 2006, 10:44

Boas

Maltinha desculpai a minha ignorância mas eu acho que qualquer coisa não está bem ,tanto truque para por motor a trabalhar em quente???
Não será mais falta de compressão?? ?Hummm quer-me parecer que sim.

Isso n se notava a frio?? é que pareçe que a frio péga bem!!

De qualquer maneira:

toma atenção nesta sequençia

Tb tenho esse problema....
Se esperares até que a luz do airbag (serva apenas como ref. de tempo) desligue ele pega bem??? é que no meu, depois da a luz desligar dou à ignação e pega bem

É estranho, mas resulta. Se deixar a luz do airbag apagar o gajo liga melhor. Vim agora lá de cima da feira e parei a meio da A1 e fonciona mesmo.

Obrigado pela dica pessoal.

https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=683

Mais recentemente disseram-me que o deixar apagar a luz do air-bag serve apenas como tempo de referencia, para deixar arrefecer uma geringonça qualquer na cabeça da bomba injectora (quando esta está quente).

E já agora aproveitem, pois tudo tem uma explicação lógica :

https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=664

Pareçe que está resolvido o mistério....ou tavez não :confused:

Abraço
BoaSorTTe

Mensagem por Mr Guerra » 12 out 2006, 10:44

:D :D Vamos lá falar como homezinhos que somos :D :D

Motor a diesel (principio basiquissimo) para funcionar precisa de que sejam criadas condições para o gasoil fazer BUMMMM ou senão corda na frente e vai de puxar pelo bixo até que bufe.

Depois tá claro que isto envolve desde á qualidade do gasoil até aos factores dos quais só os deus sabem como pressão atmosférica, temperatura ambiente ,humidade relativa,indice de concentração do ozono, estado de espírito do utilizador, enfim um sem numero de situações que no todo influênciam a obtenção do resultado desejado.

Algures para lá da mercearia do Gervásio ouvi uma vez alguém comentar que um determinado modelo de marca de carro ( sem mencionar marcas pois provávelmente não serei o unico a saber desta história) sempre que chegava á bomba para abastecer e depois do utilizador pagar nunca mais ali pegava . Então o tipo da bomba que recebia o guito (engenheirinho já na matéria ,formado ali mesmo pelo convivio do dia a dia)dizia:

Oh meu amigo não vale apena insistir esses carros grande parte são todos assim eu assisto a este senário algumas vezes ao dia e só empurrando o carro para fora da bomba é que ele pega.

Certo é e para que se conste realmente assim era funcionava (faz me lembrar um post algures por ai que falava em gelados ,ou seria mais Estrangulamento por acomulação de vapores) e um simples cidadão cobrador de combustíveis tinha a solução para o problema ,o que era preciso era um gajo ter a sorte de abastecer naquela bomba para saber do mal que padecia a sua viatura e atingir o seu objectivo.

Ora bem será assim isto normal???Mitos baseados em valores temporais e emocionais?

Da...ssse andemos para a frente tudo o que os nossos sentidos nos trasmitem têm explicação senão vamos ter de aceitar a ideia de que para por o maq. a trabalhar temos primeiro que rezar a deus para que assim aconteça. :D :D

Mensagem por Mr Guerra » 12 out 2006, 10:49

:D :D Toca a escrever o termo na lingua do tio Sam vapour lock no google e a explorar os 2.340.000 resultados :D :D
o coço-os ou vou pós foruns

Mensagem por Manwell_Mayraids » 12 out 2006, 11:00

Mr Guerra, tens ideias interessantes e ainda bem que mudaste de ideia, pois ninguem tem a certeza do que possa ser.

De qq modo se leres com atenção, alguns dos aspectos que agora mencionas já aqui foram sugeridos ou referidos. [wink]
Curte o Passeio !

Mensagem por Mr Guerra » 12 out 2006, 11:22

Mr Guerra, tens ideias interessantes e ainda bem que mudaste de ideia, pois ninguem tem a certeza do que possa ser.

Todos nos mudamos de ideias alguma vez na vida assim que nos convecemos de que afinal tinhamos uma ideia errada agora o carro que custa a pegar é o dele não o meu e se a minha ajuda é dispensada ou incomoda, sem problemas ,continuo a ser feliz e a ter amigos. :thumbsup:

Registado: 25 fev 2006, 17:36

Mensagem por piranha » 12 out 2006, 11:24

:rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:

Mensagem por Mr Guerra » 12 out 2006, 11:46

Uns contribuiem neste forum com situações práticas do tipo "tive um amigo que lhe acontecia..." outros com suposições do tipo mito " experimenta trocar....talvez..." e depois á aqueles que não exercendo Consultoria na área da Eng. Mecanica nem tão pouco algo que se pareça ,contribuiem com os seus conhecimentos.

No verdade só temos que ler aquilo que está escrito nas entrelinhas e retirar daí os conhecimentos que realmente contribuiem para o crescer do nosso ego. :cool: :cool:

Quem quiser lê e crê, quem não quiser crer, lê e comenta.

Mensagem por Manwell_Mayraids » 12 out 2006, 12:14

Mr Guerra de modo nenhum a tua ajuda é dispensada ou incomoda.

Tás no bom caminho e continua a contribuir com os teus conhecimentos, pois não espero outra coisa de ti. :thumbsup:
Curte o Passeio !

Próximo

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante