Manwell_Mayraids Escreveu:O pesa-ar é um utensilio que serve para medir a pressão dos pneus.
No caso dos GR´s vem um no estojo de ferramentas tipo uma "caneta" que colocado na valvula, faz sair uma regua com uma escala, indicando a pressão.
Também há do tipo analógico (tipo um relogio) e digital.
É importante quando vais para a areia para baixar a pressão do pneu até aos 1.1 bar (aumenta a superfice de contacto, diminuindo a tensão por cm2), mas ao que parece o pessoal do Dakar vai até aos 0.65 bar o que me parece perigoso, pois pode fazer com que o pneu "descole" da jante.
A bomba mousse, é uma bomba anti-furo, que se aperta na valvula do pneu por onde se injecta a mousse à base de borracha, colocando de imediato a viatura em movimento para que esta se distribua pelo pneu e que dará tempo de ir até à estação mais proxima, para reparar o mesmo em condições.
Ok, a ignorância era meramente terminológica.
No meu caso tenho um "pesa-ar" que, supostamente, é bonzinho. Trata-se do modelo recomendado pela Michelin.
Quanto à mousse, nunca usei, excepto em motas onde costuma funcionar bem.
Existem tb umas coisas novas, cujo nome ignoro, que são porreiras para remendar furos em pneus tubless. Descobre-se o buraco, tapa-se o dito e voilá! Furo resolvido. Já vi a coisa em funcionamento e, efectivamente, resulta.