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Patrol GR 3.0Di Y61 - Aquece quando em regimes elevados

MensagemEnviado: 23 ago 2007, 17:31
por jorgenegrao
Caros Patroleiros;

Aqui há cerca de um ano atrás coloquei aqui um tópico sobre um problema de fumo branco que o meu patrol andava a deitar. Acabei por chegar à conclusão que tinha a cabeça do motor estalada que me levou a um estrago financeiro considerável, tal como podem imaginar.

Desde então, andei sempre com o rodinhas sem apertar, nem em autoestradas andei, apenas na cidade e de casa para o trabalho e do trabalho para casa. A primeira vez que o meti em autoestrada, depois de andar com ele a cerca de 140km/h durante cerca de 15 minutos, começou a aquecer. Sempre que apanho uma subida, pior um pouco, o que indica que o esforço aliado à rotação elevada faz com que ele aqueça ainda mais.

Posto isto, levei-o ao meu mecanico, o mesmo que me tinha feito a reparação anterior e ele substituiu o dispositivo centrifugo que acciona a ventoinha e que tem a bomba de água acopolada, pois ele disse-me que este dispositivo já não tinha força para arrastar a ventoinha em velocidades elevadas. Ainda não paguei, pelo que nem sei quanto aquilo me vai custar, mas há-de ser caro com certeza.

É claro que assim que saí de lá fui testar o rodinhas, e ... AZAR!!! Voltou a aquecer... Ora bem, telefonei ao mecanico e ele disse que agora tem que testar o radiador para ver se encontra alguma obstrução ou algum problema... Será que tem razão??? Ainda não o levei lá por falta de disponibilidade...

Será que terá alguma coisa a ver também com o termostato???

Ah, é verdade, antes da cabeça ter entregue a alma ao criador, nunca me aqueceu nem um pouco, mesmo andando em autoestrado no máximo...

Bom, este tópico serve para os meus caros amigos patroleiros entendidos em mecanica e se debruçarem sobre a questão e fazerem o favor de me darem sugestões de diagnósticos possíveis...


Saudações patroleiras!!!

MensagemEnviado: 23 ago 2007, 20:34
por cristiano
faz uma pesquisa em cima a direita existe inumeros topicos relacionados com o teu problema.... Boa SorTTe

MensagemEnviado: 24 ago 2007, 16:33
por Mr Guerra
Ah, é verdade, antes da cabeça ter entregue a alma ao criador, nunca me aqueceu nem um pouco, mesmo andando em autoestrado no máximo...


e tá tudo dito....

MensagemEnviado: 24 ago 2007, 17:01
por Oscar
o meu depois de reparar o motor começou a aquecer.

radiador obstruido

radiador novo


ficou bom até agora



abraço

Oscar

MensagemEnviado: 24 ago 2007, 22:06
por igomadeira
cheira me a termostato

MensagemEnviado: 25 ago 2007, 00:58
por brunoftt
Pela experência que tenho quando um motor têm que levar a cabeça o melhor é meter motor novo.
No entanto já que o estrago está feito, aconcelho a limpar todo o circuito refrigeração, isso inclui testar o radiador para ver se está obstruido.
Caso não resolva, aconcelho a mexer na bomba da água, pola a circular mais água.
Esta é a minha opinião.

já agora penso que se fosse o termostato o jipe aqueceria depois de andar uns bons quilometros mesmo sem esforço. Mas nada como testar, tirar fora e experimentar.

MensagemEnviado: 25 ago 2007, 07:49
por MIGUEL BRAGA
o jipe tem os pneus de origem? a medida original?

PS: os Gr nao foram feitos para andar a fundo na AE... para isso existem carros e nem todos dao para isso.

o pessoal tem k se mentalizar disso de uma vez por todas.

MensagemEnviado: 27 ago 2007, 10:35
por jorgenegrao
MIGUEL BRAGA Escreveu:o jipe tem os pneus de origem? a medida original?

PS: os Gr nao foram feitos para andar a fundo na AE... para isso existem carros e nem todos dao para isso.

o pessoal tem k se mentalizar disso de uma vez por todas.


Penso que andar a 140km/h não é exagerar, mas de qualquer forma, antes de levar a grande reparação, não aquecia nem um pouco, fosse a que velocidade fosse durante o tempo que fosse.

MensagemEnviado: 27 ago 2007, 11:17
por comman
jorgenegrao Escreveu:
Penso que andar a 140km/h não é exagerar


:eek: :eek: :eek:

fonix...

MensagemEnviado: 27 ago 2007, 11:26
por MIGUEL BRAGA
jorgenegrao Escreveu:
MIGUEL BRAGA Escreveu:o jipe tem os pneus de origem? a medida original?

PS: os Gr nao foram feitos para andar a fundo na AE... para isso existem carros e nem todos dao para isso.

o pessoal tem k se mentalizar disso de uma vez por todas.


Penso que andar a 140km/h não é exagerar, mas de qualquer forma, antes de levar a grande reparação, não aquecia nem um pouco, fosse a que velocidade fosse durante o tempo que fosse.


respondes te a tudo menos ao k te perguntei :)

o tamanho dos pneus e o original? se for basta ver o estado do radiador, termoventilador (dizes k ja levou novo) ou entao ir vendo o nivel de agua para ver se nao mexe e se nao ganha pressao.

MensagemEnviado: 27 ago 2007, 19:16
por simao4x4
boas desculpem la tar m a meter... eu tenho um 260t lx... agua começou a aquecer e ganha um bocado de pressao q significa isso ? sera uma fuga na junta da cabeça....?
cumprimentos
simao campos

MensagemEnviado: 27 ago 2007, 20:35
por MIGUEL BRAGA
simao4x4 Escreveu:boas desculpem la tar m a meter... eu tenho um 260t lx... agua começou a aquecer e ganha um bocado de pressao q significa isso ? sera uma fuga na junta da cabeça....?
cumprimentos
simao campos


e normal ter um pouco de pressao. depende mt dos jipes... mas nao convem ser em excesso. no entanto nesta altura e sempre bom ter um olho do deposito de expansao da agua.

MensagemEnviado: 27 ago 2007, 22:30
por Vendaval R Pereira
[quote="simao4x4"]boas desculpem la tar m a meter... eu tenho um 260t lx... agua começou a aquecer e ganha um bocado de pressao q significa isso ? sera uma fuga na junta da cabeça....?
cumprimentos
simao campos[/quote

xii. tás lixado. se for a junta o melhor é reparar lógo antes que vá tudo po lixo.
o meu começou por rebentar o deposito, depois foi um tubo. depois outro
até que queimou a junta e empenou a cabeça . depois de reparada a cabeça é que se descobriu uma pequena fuga debaixo de uma valvula, que deichava passar compressao po cirquito da agua , mas só acontecia em regimes elevados.

MensagemEnviado: 28 ago 2007, 09:35
por simao4x4
pois a minha ideia era essa... ate pq é uma coisa de nada percebs...mas nao consome agua ainda...mas vou reparar emquanto é barato....
obrigado meus amigos
cumprimentos
simao campos

MensagemEnviado: 28 ago 2007, 17:11
por jorgenegrao
MIGUEL BRAGA Escreveu:
jorgenegrao Escreveu:
MIGUEL BRAGA Escreveu:o jipe tem os pneus de origem? a medida original?

PS: os Gr nao foram feitos para andar a fundo na AE... para isso existem carros e nem todos dao para isso.

o pessoal tem k se mentalizar disso de uma vez por todas.


Penso que andar a 140km/h não é exagerar, mas de qualquer forma, antes de levar a grande reparação, não aquecia nem um pouco, fosse a que velocidade fosse durante o tempo que fosse.


respondes te a tudo menos ao k te perguntei :)

o tamanho dos pneus e o original? se for basta ver o estado do radiador, termoventilador (dizes k ja levou novo) ou entao ir vendo o nivel de agua para ver se nao mexe e se nao ganha pressao.



Peço desculpa...

O Jipe está todo de origem, tinha uns bfgoodrich 50/50, mas agora tem uns da mesma medida mas de estrada.

Desde que notei que o carro aquecia, uma das coisas que tive a preocupação de ver, foi precisamente se os níveis da água baixavam, se haveria alguma perda de água de refrigeração, mas nada. Já pus o carro a trabalhar sem a tampa do radiador e nem borbulha, para ver se seria outra cabeça que estava na sucata, portanto penso que não existe compressão a passar-se para o circuito de refrigeração, e o mecanico também fez o mesmo teste e confirmou o meu diagnóstico. Hoje vou leva-lo ao mecanico em que ele vai testar o radiador, vamos ver o que é que ele descobre. Se não houver nada a fazer, estou a pensar colocar um ventilador eléctrico auxiliar, ligado a uma sonda de temperatura, em que ligará apenas quando ele passar daquele determinado limite. ´achas que resolverá assim?

MensagemEnviado: 28 ago 2007, 22:59
por Vendaval R Pereira
jorgenegrao Escreveu:
MIGUEL BRAGA Escreveu:
jorgenegrao Escreveu:
MIGUEL BRAGA Escreveu:o jipe tem os pneus de origem? a medida original?

PS: os Gr nao foram feitos para andar a fundo na AE... para isso existem carros e nem todos dao para isso.

o pessoal tem k se mentalizar disso de uma vez por todas.


Penso que andar a 140km/h não é exagerar, mas de qualquer forma, antes de levar a grande reparação, não aquecia nem um pouco, fosse a que velocidade fosse durante o tempo que fosse.


respondes te a tudo menos ao k te perguntei :)

o tamanho dos pneus e o original? se for basta ver o estado do radiador, termoventilador (dizes k ja levou novo) ou entao ir vendo o nivel de agua para ver se nao mexe e se nao ganha pressao.



Peço desculpa...

O Jipe está todo de origem, tinha uns bfgoodrich 50/50, mas agora tem uns da mesma medida mas de estrada.

Desde que notei que o carro aquecia, uma das coisas que tive a preocupação de ver, foi precisamente se os níveis da água baixavam, se haveria alguma perda de água de refrigeração, mas nada. Já pus o carro a trabalhar sem a tampa do radiador e nem borbulha, para ver se seria outra cabeça que estava na sucata, portanto penso que não existe compressão a passar-se para o circuito de refrigeração, e o mecanico também fez o mesmo teste e confirmou o meu diagnóstico. Hoje vou leva-lo ao mecanico em que ele vai testar o radiador, vamos ver o que é que ele descobre. Se não houver nada a fazer, estou a pensar colocar um ventilador eléctrico auxiliar, ligado a uma sonda de temperatura, em que ligará apenas quando ele passar daquele determinado limite. ´achas que resolverá assim?



se tiveres possibilidade , manda medir a taxa de compressao
uma reparaçao na cabeça pode alterar a taxa de compressao. e se ficar com uma taxa elevada o motor acaba por aquecer. ai tem que se montar uma junta mais grossa. muitas veses só depois do motor estar a funcionar depois da reparaçao, é que se nota que a taxa ficou elevada.

MensagemEnviado: 29 ago 2007, 08:51
por jorgenegrao
Vendaval R Pereira Escreveu:
jorgenegrao Escreveu:
MIGUEL BRAGA Escreveu:
jorgenegrao Escreveu:
MIGUEL BRAGA Escreveu:o jipe tem os pneus de origem? a medida original?

PS: os Gr nao foram feitos para andar a fundo na AE... para isso existem carros e nem todos dao para isso.

o pessoal tem k se mentalizar disso de uma vez por todas.


Penso que andar a 140km/h não é exagerar, mas de qualquer forma, antes de levar a grande reparação, não aquecia nem um pouco, fosse a que velocidade fosse durante o tempo que fosse.


respondes te a tudo menos ao k te perguntei :)

o tamanho dos pneus e o original? se for basta ver o estado do radiador, termoventilador (dizes k ja levou novo) ou entao ir vendo o nivel de agua para ver se nao mexe e se nao ganha pressao.



Peço desculpa...

O Jipe está todo de origem, tinha uns bfgoodrich 50/50, mas agora tem uns da mesma medida mas de estrada.

Desde que notei que o carro aquecia, uma das coisas que tive a preocupação de ver, foi precisamente se os níveis da água baixavam, se haveria alguma perda de água de refrigeração, mas nada. Já pus o carro a trabalhar sem a tampa do radiador e nem borbulha, para ver se seria outra cabeça que estava na sucata, portanto penso que não existe compressão a passar-se para o circuito de refrigeração, e o mecanico também fez o mesmo teste e confirmou o meu diagnóstico. Hoje vou leva-lo ao mecanico em que ele vai testar o radiador, vamos ver o que é que ele descobre. Se não houver nada a fazer, estou a pensar colocar um ventilador eléctrico auxiliar, ligado a uma sonda de temperatura, em que ligará apenas quando ele passar daquele determinado limite. ´achas que resolverá assim?



se tiveres possibilidade , manda medir a taxa de compressao
uma reparaçao na cabeça pode alterar a taxa de compressao. e se ficar com uma taxa elevada o motor acaba por aquecer. ai tem que se montar uma junta mais grossa. muitas veses só depois do motor estar a funcionar depois da reparaçao, é que se nota que a taxa ficou elevada.


Excelente sugestão!!!
Apesar da cabeça ter sido nova e em princípio ter as dimensões de origem, a parte do motor onde a cabeça assenta, pode ter ficado uns micros mais baixo, o que realmente pode alterar a taxa de compressão. Realmente ainda não me tinha lembrado disso.
Se isso realmente acontecer, o mecanico vai ter que tirar a cabeça fora e colocar uma junta mais alta... Xiii, grande trabalheira
Já agora, sabes quais são os valores normais da taza de compresão para o meu carro?
Obrigado

MensagemEnviado: 29 ago 2007, 15:34
por Oscar
o meu levou uma junta de amianto mais grossa.

resultou 5*****

MensagemEnviado: 30 ago 2007, 10:01
por nelnun
Mas baixando a taxa de compressão o motor não deveria ficar um pouco mais nervoso?

Quanto ao ventilador extra, de certeza que em AE não vai fazer qualquer efeito, uma vez que a velocidade do ar a passar no radiador em AE é muito superior ao que um ventilador pode fazer!!

MensagemEnviado: 03 set 2007, 13:36
por jorgenegrao
patroldero Escreveu:o meu levou uma junta de amianto mais grossa.

resultou 5*****


Pensei que as juntas de amianto não eram permitidas, por causa dos efeitos nefastos que tem para a saúde...

De qualquer forma, já tenho o carro no mecanico e a primeira cioisa que ele vai fazer é testar o radiador... A ver vamos...

Estou a ficar farto desta história...

MensagemEnviado: 03 set 2007, 21:34
por cristiano
da noticias...