Página 1 de 1

Adaptação de ventuinha electrica

MensagemEnviado: 16 jul 2007, 14:17
por Helder Branco
Boas pessoal.
Estou a pensar em adaptar uma ventuinha electrica para ajudar a arrefecer o radiador e evitar problemas de aquecimento.
A duvida é que ventuinha adaptar?
Alguem me pode sugerir uma de algum carro especifico?

Obrigado!

CumprimenTTos.

MensagemEnviado: 16 jul 2007, 14:55
por Filipe Loureiro
Não percebo "puto" disso, mas sei que o nosso camarada Gameiruz aplicou duas ventoinhas da Renault Espace, agora se são electricas ou não :confused:

Podes ver o serviço aqui: https://patrolaventura.pt/forum/vie ... 12&start=0

MensagemEnviado: 16 jul 2007, 15:43
por Jon Cancelas
Camarada Helder, podes aplicar a ventuinha de uma kangu!!!

Eu ja apliquei uma num frontera mas tirei-lhe a de origem que esta agarrada ao motor. Nao deixes a de origem, ao tirares a velha ganhas mais cavalos de força!!!

Comprimentos...

MensagemEnviado: 16 jul 2007, 20:23
por Helder Branco
Se tirar a ventuínha original ganho cavalos???


Carlos, mandei pm... :thumbsup:

MensagemEnviado: 17 jul 2007, 00:55
por Carlos Novo
Já foi respondida Hélder... tenho a impressão de que me apagaram um post mas é na boa...

MensagemEnviado: 17 jul 2007, 20:28
por simao4x4
realmente ja me falaram disso mas foi ligar a ventuinha ao sexto cilindro com uma vavula de temperatura
cumprimentos
simao campos

MensagemEnviado: 18 jul 2007, 14:01
por wadesigner
Boas,
já tenho instalado no meu a algum tempo. Ligam automaticamente e tambem tem a opção de ligar manualmente.
Aconcelho vivamente.
Mais potencia no motor, mais silencioso e mais fiavel. :nod: :D
O trabalho foi realizado pelo meu amigo Nuno da SoTT.

MensagemEnviado: 18 jul 2007, 15:16
por simao4x4
wadesigner Escreveu:Boas,
já tenho instalado no meu a algum tempo. Ligam automaticamente e tambem tem a opção de ligar manualmente.
Aconcelho vivamente.
Mais potencia no motor, mais silencioso e mais fiavel. :nod: :D
O trabalho foi realizado pelo meu amigo Nuno da SoTT.

boas mas tiras t a de origem nao foi e como é q ela começa a funcionar?
tens a valvula da temperatura ligada onde?

MensagemEnviado: 19 jul 2007, 13:20
por wadesigner
Boas, tiras a original, adaptas as electricas e tens de mandar o radiador a alguem que trabalhe com radiadores e pedires uma adaptação para o sensor, que vai fazer disparar as ventoinhas electricamente a X temperatura.
O resto são ligações e mais ligações . :unibrow: :unibrow:

MensagemEnviado: 23 jul 2007, 08:56
por simao4x4
boas mas s calhar em x de ligar ao radiador posso ligar ao sexto celindro ou nao é mais segura visto q é o primenro q s vai a vida!!!

MensagemEnviado: 23 jul 2007, 18:27
por Ricardo Inácio
Boas.
Também ando com ideias de fazer essa alteração e vou mesmo fazer aplicando uma ou duas (depende do tamanho) da kangu.
Eu estava para fazer as coisas de forma diferente. Comprei um conversor de corrente de 12Vdc para 230Vac de 300VA para aplicar um autómato programável (plc) e um controlador de temperatura. Arranjei uma caixa onde apliquei um pequeno teclado numérico e umas botoneiras de alavanca para ligar os farois de longo alcançe, farol de trabalho e um outro para andar no exterior mas ligado ao carro. Esse teclado vai servir para introduzir no plc uma password para ligar a bomba de gasóleo ou seja se o carro for ligado e arrancar sem ser introduzida a password aciona uma sirene e mais tarde acaba por parar pk a bomba não vai trabalhar... Esta é uma ideia. A outra era ligar a um controlador de temperatura uma sonda rj100, sonda essa que estaria encostada ao radiador mas sem estar em contacto com a água. Será que não vai dar problemas? A partir daí tinhamos em tempo real a leitura da temperatura da água e é só definir set-points. Por exemplo: aos 90º liga a ventoínha da esquerda. Na próxima vez já só liga a da direita ( para intercalar o funcionamento) e se chegar aos 95º ligam as duas até atingir os 85º, por exemplo... Depois de ter o plc a trabalhar no patrol pode-se fazer tudo o que se queira, menos desatascá-lo... :unibrow: .
O que axam destas ideias? E em relação à sonda aplicada pelo lado de fora do radiador?
Desculpem "a Bíblia".
Abraço.

MensagemEnviado: 23 jul 2007, 18:46
por joao trapol
Ricardo Inácio Escreveu:Boas.
Também ando com ideias de fazer essa alteração e vou mesmo fazer aplicando uma ou duas (depende do tamanho) da kangu.
Eu estava para fazer as coisas de forma diferente. Comprei um conversor de corrente de 12Vdc para 230Vac de 300VA para aplicar um autómato programável (plc) e um controlador de temperatura. Arranjei uma caixa onde apliquei um pequeno teclado numérico e umas botoneiras de alavanca para ligar os farois de longo alcançe, farol de trabalho e um outro para andar no exterior mas ligado ao carro. Esse teclado vai servir para introduzir no plc uma password para ligar a bomba de gasóleo ou seja se o carro for ligado e arrancar sem ser introduzida a password aciona uma sirene e mais tarde acaba por parar pk a bomba não vai trabalhar... Esta é uma ideia. A outra era ligar a um controlador de temperatura uma sonda rj100, sonda essa que estaria encostada ao radiador mas sem estar em contacto com a água. Será que não vai dar problemas? A partir daí tinhamos em tempo real a leitura da temperatura da água e é só definir set-points. Por exemplo: aos 90º liga a ventoínha da esquerda. Na próxima vez já só liga a da direita ( para intercalar o funcionamento) e se chegar aos 95º ligam as duas até atingir os 85º, por exemplo... Depois de ter o plc a trabalhar no patrol pode-se fazer tudo o que se queira, menos desatascá-lo... :unibrow: .
O que axam destas ideias? E em relação à sonda aplicada pelo lado de fora do radiador?
Desculpem "a Bíblia".
Abraço.




boa sorte hehehe

depois o pessoal ker ver os resultados


abraço

MensagemEnviado: 24 jul 2007, 02:49
por brunoftt
Ricardo quanto á sonda penso que podias por uma na tubagem da água, seria mais certo.
e é claro que fiquei curoso em relação a esse plc, parece que o jipe vai ficar com intelegencia artificial. :unibrow:

MensagemEnviado: 24 jul 2007, 13:23
por Ricardo Inácio
brunoftt Escreveu:Ricardo quanto á sonda penso que podias por uma na tubagem da água, seria mais certo.
e é claro que fiquei curoso em relação a esse plc, parece que o jipe vai ficar com intelegencia artificial. :unibrow:

Quase... Já deves ter visto a trabalhar aqueles robots se soldadura, paletizadores que empilham caixas por exemplo na cerâmica, etc, basta pensar como é que eles sabem o sítio certo onde soldar ou colocar qualquer coisa. O que os controla são esses plc's. E a coisa mais fácil do mundo aplicá-los e po-los a funcionar e programar. Eu lembrei-me de aplicá-los no patrol, e porque não? Brevemente posto fotos para o ppl ver.
Abraço.

MensagemEnviado: 24 jul 2007, 13:45
por Paulo Lança
Na sonda exterior só vejo um contra , que é a lama e outras sujidades , que poderam interferir na leitura da mesma .
E é mesmo nessas alturas que faz falta pois entope tb os favos do radiador e dificulta o arrefecimento do motor .

MensagemEnviado: 03 ago 2007, 16:25
por Ricardo Inácio
Boas. Conforme prometido aqui estão as imagens para os mais incrédulos.
O "dito cujo" PLC
Imagem
O conversor de corrente de 12Vdc para 230Vac 300VA que vai alimentar o PLC
Imagem
O controlador de temperatura
Imagem
A sonda de temperatura
Imagem
O PLC já ligado
Imagem
A consola
Imagem
O teclado
Imagem
A consola quase pronta, visto que depois ainda levou mais umas alterações
Imagem
Desculpem o tamanho das imagens :unibrow:

boas!!!

MensagemEnviado: 05 ago 2007, 20:27
por Jon Cancelas
EIIIIIIIIII, tanto material!!!!

Bastava por 1 ventuinha, 1 sensor de temperatura, 1 relé, mandar fazer um furo no radiador com rosca (num homem dos radiadores) e prai 3 metros de fio com terminais!!!!

SÓ!!!!!!!!!!!

Re: boas!!!

MensagemEnviado: 05 ago 2007, 21:40
por Ricardo Inácio
Jon Cancelas Escreveu:EIIIIIIIIII, tanto material!!!!

Bastava por 1 ventuinha, 1 sensor de temperatura, 1 relé, mandar fazer um furo no radiador com rosca (num homem dos radiadores) e prai 3 metros de fio com terminais!!!!

SÓ!!!!!!!!!!!

Na verdade seria só esse material se controlasse apenas as ventoínhas... Mas para além disso está a fazer o corte da alimentação (através de password) da bomba do gasóleo, está a dar o alarme em caso de intrusão dentro da viatura sem introdução dessa password dentro de um determinado tempo, está a dar o alarme também caso a vitarura seja movida/rebocada sem estar ligada e está a fazer também a monitorização da temperatura do conversor de corrente para que caso este exceda os 50ºC sem estar ninguem dentro do carro este auto-desliga-se para prevenir males maiores.. :unibrow:
Devias ter lido o tópico todo com atenção :nod:
Abraço

MensagemEnviado: 05 ago 2007, 21:42
por TiagoFerreira
:thumbsup:

Muito bom!

MensagemEnviado: 05 ago 2007, 22:51
por cristiano
LOL ganda projecto e assim mesmo...

MensagemEnviado: 05 ago 2007, 23:28
por ttino.silva
Ca para mim vais apanhar um choque electrico he he he

MensagemEnviado: 06 ago 2007, 10:18
por sllot_live
bem ..eu nem gastei quase dinheiro nenhum ...
tinha uma carrinha opel 1204 ... do tempo dos afonsinhos ...
tirei.lhe a ventoinha , apliquei ... ficou brutal ... tenho um interruptor para a ligar e desligar ao pé da consola .....

MensagemEnviado: 08 ago 2007, 23:26
por Ricardo Inácio
:thumbsup:
Já esta 1000%