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Massa ou valvulina? como se lubrifica? alguem sabe?

Enviado:
20 dez 2005, 21:13
por MIGUEL BRAGA
Alguem sabe se a lubrificacao dentro da esfera é feita com valvulina do diferencial ou se é feita com massa consistente? como lubrificar isso? tirando a tampa de afinacao do rolamento? estava com ideia de abrir um orificio para colocar um "gresso" para lubrificacao caso seja com massa consistente, pois a homocinetica é lubrificada com massa. e como tenho a minha a cantar
aceitam se opinioes


Enviado:
20 dez 2005, 21:51
por Gordazana
Boas noites!
Nunca o fiz num Patrol, mas noutra marca uso só valvulina.
Deve ser idêntico, até pq a Nissan tem menos fugas q a tal marca ...
G

Enviado:
20 dez 2005, 21:59
por MIGUEL BRAGA
entao a esfera por dentro e lubrificada pela valvulina do proprio diferencial? e a homocinetica? como se lubrifica sem desmontar?

Enviado:
21 dez 2005, 01:10
por Gameiruz
Normalmente nós usamos massa grafitada, existe um retentor que impede a passagem da valvulina do diferencial para a zona da homocinética. Quanto a lubrificares sem retirar a homocinética a única maneira que poderá dar é retirando a tampa superior que segura o rolamento do cavilhão principal com muito "jeitinho" retirar o rolamento e pôr massa por ai. Atenção estou a dizer isto sem ter experimentado, mas se fosse eu tentava fazer dessa maneira. Quanto á massa provávelmente a Nissan tem uma apropriada, mas penso que a grafitada é boa para esse efeito.


Enviado:
21 dez 2005, 02:46
por R.viola
no meu existe um "piclete"sitio por onde ponho massa concistente...mas o meu é um 33 de 88..uma kadinho mais antigo...
espero ter ajudado.


Enviado:
21 dez 2005, 08:14
por Luis Afonso
Procura pois deve haver por ai um copo de massa, o meu rd 28 de 92 tem um vou tentar ver aonde. depois indico mas isso é massa consistente, se for grafitada melhor ainda, não se liquefaz quando atinge maiores temperaturas.

Enviado:
21 dez 2005, 09:00
por MIGUEL BRAGA
eu sei k os patrois "normais" teem. mas os GR's nao teem esse copo de lubrificacao. a minha ideia era abrir um para esse efeito mesmo.
nao dara na tampa de afinacao do rolamento?

Enviado:
21 dez 2005, 09:56
por Manwell_Mayraids

Enviado:
21 dez 2005, 10:01
por Luis Afonso
Provavelmente vais ter de segui o conselho Gameiruz... abrir a tal tampinha maravilha

Enviado:
21 dez 2005, 10:12
por Luis Afonso
Este Site Frances é um espectaculo, provavelmente deveriam ensinar uma ou outra coisita aos engenheiros da Nissan...


Enviado:
21 dez 2005, 11:41
por MIGUEL BRAGA

Enviado:
22 dez 2005, 09:52
por bruno queiros
Estou exactamente com o mesmo problema, tenho as homocinéticas secas e gostava de saber se realmente um grasser funciona no GR. Tinha no Vitara e deu resultado, neste ainda não fiz nenhuma experiência.
Entretanto o meu mecânico diz que são lubrificadas pela valvulina do diferencial, mas estão com muitas dúvidas. Se me poderem ajudar agradecia.

Enviado:
22 dez 2005, 19:18
por Freitas
O que costumo fazer em qualquer jipe é tirar um dos parafusos da tampa, tirar o bico da pistola de massa e encher até derramar pela "bola".
Com o bico de massa/copo de lubrificação leva uma eternidade, entra muito pouco de cada vez.
Na minha opinião se estiver cheio de massa não entra agua.
+rapido
-trabalho

Enviado:
22 dez 2005, 22:00
por comman
R.viola Escreveu:no meu existe um "piclete"sitio por onde ponho massa concistente...mas o meu é um 33 de 88..uma kadinho mais antigo...
espero ter ajudado.

no meu tb...

Enviado:
22 dez 2005, 22:08
por MIGUEL BRAGA
Nos GR's nao sei pk motivo nao tem o copo de lubrificacao. de kk maneira soube hoje k a bola é lubrificada por massa e nao valvulina, logo vou adaptar um copo de lubrificacao. amanha ja trato disso pois tenho k ir ao torneiro prolongar em 22cm o tubo dos travoes trazeiros. de uma so mato 2 coelhos


Enviado:
25 dez 2005, 18:06
por comman
já agora, alguem sabe qto é que costumam levar de massa? Eu despejei uma botija de 400g em cada uma e ainda está a pedir mais... não transbordou...

Enviado:
26 dez 2005, 01:41
por MIGUEL BRAGA
nao me parece k isso seja de estar xeio.


Enviado:
26 dez 2005, 09:10
por Paulo Lança
Cuidado que massa em excesso pode ser muito mau .

Enviado:
27 dez 2005, 19:49
por MIGUEL BRAGA
Bem ou mal fiz a alteracao. o local do copo de lubrificacao nao é o melhor, pois a massa tem k passar pelo interior do rolamento k acerta o camber da roda, mas sem desmontar tudo é a unica hipotese
meti 200 gr de cada lado. vamos ver como ficam as esferas e a homocinetica


Enviado:
28 dez 2005, 09:42
por Paulo Lança
Miguel , mas porque esta alteração ? Lembraste-te ou sentis-te algum sintoma ?
Não vejo necessidade de copo

Enviado:
28 dez 2005, 09:50
por Freitas
Não vejo necessidade de fazer essa alteração.
Basta retirar um dos 4 parafusos que se ve na foto e deitar massa, é muito mais rapido que através de um copo de lubrificação.
Re: Não vejo necessidade de copo

Enviado:
28 dez 2005, 09:59
por Paulo Lança
Freitas Escreveu:Não vejo necessidade de fazer essa alteração.
Basta retirar um dos 4 parafusos que se ve na foto e deitar massa, é muito mais rapido que através de um copo de lubrificação.
mais rápido ? enquanto desapertas um parafuso , enche ele aquilo de massa
![wink [wink]](./images/smilies/icon_smile_wink.gif)
Re: Não vejo necessidade de copo

Enviado:
28 dez 2005, 10:14
por MIGUEL BRAGA
Freitas Escreveu:Não vejo necessidade de fazer essa alteração.
Basta retirar um dos 4 parafusos que se ve na foto e deitar massa, é muito mais rapido que através de um copo de lubrificação.
freitas entao tira la os 4 parafusos e espreita la pra dentro... isto ta tapado

. pois so vez a capa do rolamento. com a tampa metida a massa tem k descer para a homocinetica pelo interior do rolamento, pois entra a pressao, coisa k sem tampa nao acontece. paulo vi necessidade disso pois na australia os GR veem com copos de lubrificacao, assim como ca os 260. imagina massa com 10 anos, dentro de uma homocinetica. dp sem lubrificacao ficas com os vedantes das esferas ressekidos. so por curiosidade kuando veres um range dos antigo repara na esfera dele... dp repara na tua

eu inicialmente pesei k era lubrificado pela valvulina, mas nao é de todo. alem do k vi antes confirmei na nissan. portanto fica ao criterio de cada um.
Já tirei

Enviado:
28 dez 2005, 10:38
por Freitas
Tive que desmontar a minha manga da frente pois o GR que comprei além de ter a junta da cabeça queimada, tinha a manga empenada, O semi-eixo estava a roçar na parede do diferencial.
O rolamento fica praticamente entre os 4 parafusos, se tirares os parafusos junto à "bola do diferencial" a massa cai em cima desta.
A massa para passar no copo de lubrificação precisa de alguma pressão e passa em pouca quantidade. Pelo parafuso é um canal completamente aberto e mais largo, a pistola de lubrificação sem o bico, tem o diametro exacto para entrar no orificio do parafuso.
O meu diferencial da frente levou 3/4 de um balde massa nos dois lados e acredita que não levou muito tempo.
Se preferem montar o copo de lubrificação, tudo bem. Façam o furo e abram rosca com a peça fora do diferencial, para não deitar particulas de metal no diferencial (pode estar alguém com ideias que é tudo feito no local, sem ter de desmontar nada).
Re: Já tirei

Enviado:
28 dez 2005, 10:43
por Paulo Lança
Freitas Escreveu: Façam o furo e abram rosca com a peça fora do diferencial, para não deitar particulas de metal no diferencial (pode estar alguém com ideias que é tudo feito no local, sem ter de desmontar nada).
Bem observado
![wink [wink]](./images/smilies/icon_smile_wink.gif)