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escape

Enviado:
05 dez 2005, 21:40
por coronél tapioca
desde já o meu agradecimento a todos os menbros deste forum !!
é com maior prazer que me registo neste forum !!! queria comprimentar todos os membros e tambem os não menboros !!
bem .............gostaria de saber qual a vossa opnião !!!
tenho um y 260 2800 turbo, o escape está original
gostava de tirar uma das panelas , qual devo tirar para o patrol fazer mais um bocadinho ronco , sem perder potencia !!!

Enviado:
05 dez 2005, 22:04
por MIGUEL BRAGA

Enviado:
05 dez 2005, 22:24
por cduarte
Boas! Será que o tubo directo ñ irá trazer problemas futuros para o turbo?

Enviado:
05 dez 2005, 22:34
por MIGUEL BRAGA
Nao. motor a 4 tempos kuanto mais directo melhor. kem disser o contrario esta com preciosismos.


Enviado:
05 dez 2005, 22:34
por comman
Miguel, mas motor a 4 tempos.. directo... há mais explosão, logo mais aquecimento. Se bem que num jipe nem sei se isso será significativo...

Enviado:
05 dez 2005, 22:54
por Luis Afonso
Companheiros, já houve por ai outros a falarem deste assunto lê o que escreve o Gameiruz em
https://patrolaventura.pt/viewtopic.php?t=533
É bastante esclarecedor sobretudo para quem tem um atmosférico com eu... mas de qq maneira dá uma vista de olhos...


Enviado:
05 dez 2005, 22:54
por MIGUEL BRAGA
comman Escreveu:Miguel, mas motor a 4 tempos.. directo... há mais explosão, logo mais aquecimento. Se bem que num jipe nem sei se isso será significativo...
le a ultima frase do meu ultimo post ;)

Enviado:
05 dez 2005, 22:55
por cduarte
eu digo isto pq tenho conhecimento de quem já partiu o turbo por andar com tubo directo, mas tb há quem já tenha partido sem estar directo, mas as probabilidades são menores,sempre ouvi dizer que convem pelo menos ter uma panela.
P.S Não sou mecanico e tão pouco percebo disso, mas é aquilo que ouço falar de alguns mecanicos.

Enviado:
06 dez 2005, 00:26
por tuaregue
cduarte Escreveu:eu digo isto pq tenho conhecimento de quem já partiu o turbo por andar com tubo directo, mas tb há quem já tenha partido sem estar directo, mas as probabilidades são menores,sempre ouvi dizer que convem pelo menos ter uma panela.
P.S Não sou mecanico e tão pouco percebo disso, mas é aquilo que ouço falar de alguns mecanicos.
Se calhar o turbo partiu por outras razões, incluindo o meu qd n estava com escape todo de origem

Enviado:
06 dez 2005, 08:14
por MIGUEL BRAGA
obviamente k k partiu nao foi por isso de certeza. pois eu conhco talvez 20 ou 30 patrois e andam a anos com tudo directo. nem na inspecao implicam. o meu vai para 4 anos directo sempre com luta no monte e ate hoje o turbo ou seja la o k for ta impec. la ha-de chegar o dia tb de pifar, mas nao sera de certeza por causa do escape directo. kuanto a maior parte dos mecanicos nem digo nada pois cada um tem a sua opiniao kuanto a isso.
boas

Enviado:
06 dez 2005, 11:45
por -Camarão-
amigos
eu tive o meu escape directo durante 3 ou 4 anos , e foi sempre a bombar e roncava!!!!ui!ui!

Enviado:
06 dez 2005, 17:38
por cduarte
Ok pessoal ñ vou contrariar, talvez tenham razão.O meu tt ñ é patrol e só tem uma panela de origem(pelo menos já o comprei assim) mas tou a pensar ñ retirar mas sim colocar uma mais pequena e ver qual o efeito que dá a nivel sonoro.

Enviado:
06 dez 2005, 19:49
por yznogud
cduarte Escreveu:Ok pessoal ñ vou contrariar, talvez tenham razão.O meu tt ñ é patrol e só tem uma panela de origem(pelo menos já o comprei assim) mas tou a pensar ñ retirar mas sim colocar uma mais pequena e ver qual o efeito que dá a nivel sonoro.
Normalmente uma panela mais pequena que a de origem provoca perda de rendimento do motor. Até pode levar devido às contra-pressões criadas a um ligeiro aumentar da temperatura de funcionamento do motor, devido a bloquear a saída dos gases.
Além dum bom ronco, acho que nenhum de nós quer ver as prestações dos bichos amputadas por panelas reduzidas.
De qualquer maneira convém que seja completamente oca e se o tubo de escape fosse aumentado no seu diametro, não era mal pensado.
CumprimenTTos
Mário

Enviado:
07 dez 2005, 11:35
por NCR
Olá,
Pergunto-me se retirar uma ou ambas as panelas aumentará a performance do bicho?

Enviado:
07 dez 2005, 11:53
por Paulo Lança

Enviado:
07 dez 2005, 13:19
por Gameiruz
Se eu tivesse um Patrol Turbo, punha o escape directo,

sem qualquer panela.

Enviado:
07 dez 2005, 15:15
por Paulo Lança
Gameiruz Escreveu:Se eu tivesse um Patrol Turbo, punha o escape directo,

sem qualquer panela.
má nada


Enviado:
07 dez 2005, 19:32
por miguelleal
no meu GR eu tirei as duas panelas, e nunca tive problemas( nem na inspecção),e agora que tenho o motor da cabstar continua com um potente roncar.


Enviado:
08 dez 2005, 01:16
por coronél tapioca
bem .......... penso que estou mais que esclarecido !!!!
obrigados a todos !!!!
grande abraço

Enviado:
11 mar 2007, 00:59
por JOÃO MONTEIRO
tuaregue Escreveu:cduarte Escreveu:eu digo isto pq tenho conhecimento de quem já partiu o turbo por andar com tubo directo, mas tb há quem já tenha partido sem estar directo, mas as probabilidades são menores,sempre ouvi dizer que convem pelo menos ter uma panela.
P.S Não sou mecanico e tão pouco percebo disso, mas é aquilo que ouço falar de alguns mecanicos.
Se calhar o turbo partiu por outras razões, incluindo o meu qd n estava com escape todo de origem
Boas, tenho um Y61 3.0 Di e queria alterar o escape, já chegaste a alguma conclusão sobre se se deve tirar a do meio(a maior) a de trás ou as duas?
Que tal o barulho fica melhor? ou incomoda?
Performances, Qual a diferença?
Cumprimentos
JM

Enviado:
11 mar 2007, 01:09
por tuaregue
O meu esta assim ha mais de dois anos, as diferenças de rendimento só se nota dp de 1 semana de andar sem o escape, mesmo assim não é muito, deve ser uns 5 caballitos a mais, tens é q habituar o assobio do turbo!

e os teus vizinhos saberem q estas a chegar! hehehe
O mais barulhento é o turbo não o som do escape, dentro do carro o barulho não incomoda

Enviado:
15 mar 2007, 12:28
por GHOSTRIDER
Eu troquei a minha panela de escape de origem por uma mais pequena directa...mas li esse post ai acerca de perder rendimento...e at´r fiquei assim naquela...
Eu até acho que o bixo agora ficou com mais mecha, especialmente em mudanças baixas e tb em baixa rotação...espero é que não me prejudique o motor!!
O que acham...

Enviado:
16 mar 2007, 23:27
por Brunopajero
eu axo k anda aki pessoal um poco baralhado
ter uma panela mais pekena nao ker dizer k vai perder rendimento, se a panela tiver um diametro interno mais pekeno aí sim vais perder potencia nem k metas a panela dum Scania
ter uma panela mais pekena ker dizer k vai ter menos miolo, e tendo menos miolo menos barulho vai abafar, logo mais ronco de escape.
mas para dar potencia o interior da panela tem de ser directo e ter o mesmo diametro do resto da linha de escape.
se puderem façam mas é uma linha completa nova desde o turbo ate ao fim com um tubo de maior diametro, 60mm ja deve ser suficiente
epá e essa de partir turbos por andar com escape directo é de rir, esse deve ser do entroncamento, se parte turbos deve ser por causa das anilhas e pé pesado
![wink [wink]](./images/smilies/icon_smile_wink.gif)

Enviado:
17 mar 2007, 11:37
por Mr Guerra
Brunopajero Escreveu:eu axo k essa de partir turbos por andar com escape directo é de rir
então os turbos partem porque já têm as férias pagas é?

Enviado:
17 mar 2007, 12:04
por Brunopajero
é capaz de ser isso
ou entao nao pk de varios casos k eu conheço de preparaçoes muito agressivas a motores diesel (especialmente os ibiza TDI, conheço um k tem 230 cavalos e 550 Nm de binario) e kuase todos andam (ou ja andaram, pk o barulho excessivo tambem farta) com linhas de escape directas e sem panela
e mesmo k tivesse panela seria directo a mesma, isto desde k a panela no seu interior tambem seja directa
entao diz-me la kual a diferença entre um escape so com tubo directo e um escape com panela directa ? ?? ? ambos mantêm o mesmo diametro interior desde o turbo ate a saida, apenas o k tem panela abafa o barulho, mais nada