Receita para o Biodiesel

Registado: 16 ago 2005, 15:04

Receita para o Biodiesel

Mensagem por toyjeep » 19 ago 2005, 14:22

Informação retirada de outro site! Mas tenho amigos que já andam com esta receita!

Para quem quiser testar... agora é qe pra alem das nunvem começa a cheirar a fritos tambem... cof cof

É bom que tentes fazer biodiesel em pequenas quantidades, inicialmente.

Ingredientes:

Óleo vegetal - usado ou novo, se quiseres

Soda caustica - encontras à venda no AKI, é barato.

Metanol - à venda no AKI, também, cerca de €1,40 litro.

Proporções da mistura:

1 litro de óleo + 2,5 gramas soda caustica + 1 dl metanol

(Para 10 litros - 10 litros de óleo + 25 gramas de soda + 1 litro de metanol)

Método:

Aqueces o óleo a cerca de 45ºC, usa uma resistência de imersão, á venda em qualquer Hiper. (não aqueças o óleo para além de 50ºC, o metanol evapora a esta temperatura)

Misturas a soda com o metanol. CUIDADO, o metanol é altamente inflamavel e esta mistura liberta gases para além de aquecer muito. Usar óculos e roupa de proteccção, SEMPRE. Convém ter à mão uma garrafa de vinagre, pois a mistura da soda com o metanol forma uma base muito forte, em caso de necessidade, convém anular a mesma com um ácido, daí o vinagre. NUNCA tapar o recipiente onde se efectua a mistura, tem de ter um orifício para "respirar". NÃO inalar os gazes que a mistura liberta. De preferência fazer esta operação em local aberto ou bastante arejado.

Quando o metanol e a soda estiverem misturados, deitar no óleo (temp +/- 45ºC).

Mexer durante uma hora. Nesta parte e ainda no inicio, utilizem um berbequim com uma hélice de misturar tinta na ponta, o qual estava acoplado ao caldeiro e deixem-no a trabalhar durante uma hora.

No final de uma hora a misturar, desligar e deixar repousar no mínimo durante 8 horas. Após este tempo, a glicerina que resultou do processo quimico estará no fundo, tipo pasta acastanhada e gelatinosa, e deverá representar cerca de 10% do volume total. O que está por cima, tem a viscosidade do gasóleo e é: BIODIESEL.

Muito cuidado a manusear estes ingredientes. Desaconselho a produção se não tiveres garagem ou terreno livre. Se fores menor, fala com os teus pais e pergunta-lhes se concordam.

USAR SEMPRE ÓCULOS DE PROTECÇÃO.

Visitem tambem http://pwp.netcabo.pt/filp2000/biodiesel.htm
[Imagem
Carlos Vieira - 914662002 - VNGaia
EMail: carloscbvieira@gmail.com
Arquitecto - Gestor Soluções AEC - http://www.micrograf.pt

Registado: 12 ago 2005, 12:55

Mensagem por Nayate » 20 ago 2005, 12:50

eras bom para bombista !!!! :twisted: um abraço

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 20 ago 2005, 13:01

[img]http://www.gabeira.com.br/cidadesustentavel/atitudes/arquivos/{BA77E6E2-C988-4CA9-BD1F-2173760DF78E}_biodiesel.jpg[/img]
"A Câmara de Coimbra tem um projecto para converter os óleos alimentares
usados – cujo destino não é controlado - em biodiesel, para a frota
municipal de autocarros, disse o director do Departamento do Ambiente.
«Se pensarmos nos hospitais, nas cantinas da Universidade e nos
restaurantes, são milhares de litros de óleo que diariamente vão para a
Estação de Tratamento de Ã

Mensagem por Paulo Lança » 20 ago 2005, 13:03

olhem este testemunho : :shock:

Convém que alguém tenha um veículo a diesel para esperimentar. Eu, neste momento tenho um veículo novo, comprado Setembro passado e não estou a usar biodiesel nele por causa da garantia. Se surgir algum problema e a marca descobrir que eu uso biodiesel, nem que esse problema seja nas escovas do pára brisas, vão dizer que eu fui o culpado... Andei cerca de quatro anos a utilizar biodiesel puro num Fiat Punto TD70 de 1996, comercial, sem qualquer problema. Outros veículos também usaram, VW Golf, Ford Mondeo, Mercedes 300D e Seat Ibiza TD, sem problemas.

Alguém me perguntou por e-mail como se poderia confiar no resultado final (biodiesel). Como não faço análises ao que produzo, fio-me na viscosidade do biodiesel e na glicerina que resulta do processo químico, +- 10%. Nunca tive o menor problema.

De início também falhei algumas vezes, pois quando se lida com óleo usado, muitas vezes os resultados não são os melhores. O cuidado principal a ter é saber a qualidade do óleo e se não existe águas e detergentes misturados. Ao fim de algum tempo consegui fornecedores regulares (restaurantes) que sabem o destino do óleo e não misturam mais nada para o recipiente de recolha de óleo.

Mensagem por Paulo Lança » 20 ago 2005, 13:06

no Brasil :

"...Peres adiantou que o governo está estudando a isenção de impostos na fase de processamento do óleo para tornar o combustível mais competitivo no mercado..."

Mensagem por Paulo Lança » 20 ago 2005, 13:16

e já agora 8)

o melhor sobre o assunto :

http://journeytoforever.org/biodiesel_make.html

Registado: 18 ago 2005, 00:00

Mensagem por pauloribeiro » 06 set 2005, 13:44

Atenção:

Quem quiser brincar tem que ter muito cuidado, visto que o Metanol mata.
Não deixar o metanol entre em contacto com a pele, ou respirem os seus vapores.
Se quiserem brincar leiam atentamente os artigos que estão no Link que o Paulo_Lanca colocou.

Atenção tirar bem toda a glicerina que se forma durante o processo de fabricação do Biodiesel, para que não vá nenhuma entupir os injectores.

Cp

Paulo Ribeiro

Registado: 11 set 2005, 13:35

Mensagem por tuaregue » 26 set 2005, 22:47

No Gummball 3000 houve um Range Rover, dos novos, já a circular com biodiesel!
Isso é bom, pq pensei q n dáva para motores recentes e acho q é devido aos injectores ultrafinos q entopem com facilidade.

Mensagem por Paulo Lança » 27 set 2005, 07:35

tuaregue Escreveu:No Gummball 3000 houve um Range Rover, dos novos, já a circular com biodiesel!
Isso é bom, pq pensei q n dáva para motores recentes e acho q é devido aos injectores ultrafinos q entopem com facilidade.

:eek: a sério ? , realmente vi lá um RR mas não sabia que rodava a biodiesel .......

Registado: 11 set 2005, 13:35

Mensagem por tuaregue » 27 set 2005, 13:57

paulo_lanca Escreveu:
tuaregue Escreveu:No Gummball 3000 houve um Range Rover, dos novos, já a circular com biodiesel!

:eek: a sério ? , realmente vi lá um RR mas não sabia que rodava a biodiesel .......
Espreita aqui http://www.centredistribution.com/morenews.php?id=222

Mensagem por Paulo Lança » 28 set 2005, 07:35

Grandes malucas ! pintar um RR de cor de rosa ..........

Registado: 30 out 2005, 14:37

Mensagem por R.viola » 16 nov 2005, 20:56

boas!!
digam-me uma coisa se souberem (evidentemente)o facto do cheiro a batatas fritas tass bem :puke: (por min) mas e os nossos queridos amigos da boina? n dizem nada qdo andam cm aqueles medidores do tipo de gásoleo para ver se é gásoleo agricola ou se é normal? :eek:
agradecia a informação, pq assim monto já uma fábrica disto pó meu patrol.. :thumbsup: :D

Mensagem por Paulo Lança » 17 nov 2005, 09:45

R.viola Escreveu:boas!!
digam-me uma coisa se souberem (evidentemente)o facto do cheiro a batatas fritas tass bem :puke: (por min) mas e os nossos queridos amigos da boina? n dizem nada qdo andam cm aqueles medidores do tipo de gásoleo para ver se é gásoleo agricola ou se é normal? :eek:
agradecia a informação, pq assim monto já uma fábrica disto pó meu patrol.. :thumbsup: :D

O biodiesel ainda não tem legislação em Portugal segundo me disseram .......... por isso , é aproveitar antes que o estado lhe pegue ....

Registado: 30 out 2005, 14:37

Mensagem por R.viola » 20 nov 2005, 04:46

ok!! :eek: mto obrigado Sr.Paulo!! :thumbsup:

Mensagem por Paulo Lança » 17 mai 2006, 13:38

Já alguém experimentou no Patrol ?

Registado: 14 ago 2005, 08:19

BioDiesel

Mensagem por patrolazul » 19 mai 2006, 23:51

Oi. :nod:
Eu já utilizei e é a mesma coisa que o gasóleo normal.
A única diferença é o cheiro! :D
Com um leve cheiro a fritos. :)
Mas de resto é na Boa.
PS. Claro quando produzido em boas condições .....

:) :nod: :thumbsup:

Registado: 10 nov 2005, 18:15

Mensagem por bruno queiros » 20 mai 2006, 00:32

Onde se pode comprar para experimentar?
Bruno Queirós
Que saudade eu tenho do TT.

Mensagem por Paulo Lança » 20 mai 2006, 06:51

normalmente á o pessoal que faz em casa :thumbsup:

Registado: 06 fev 2006, 20:18

Mensagem por Rui Castanheira » 21 mai 2006, 11:04

O pior, ´e que neste Pa´is, se a moda pega, l´a disparam os preços dos oleos de cozinha tamb´em!!! :nod:
UM GRANDE ABRAÇO
SEMPRE A BOMBAR MATO FORA!!!
"GANDA CÁMINÉTA"

Registado: 25 abr 2006, 13:18

Mensagem por patrol teneré » 24 mai 2006, 22:12

querem o meu concelho não se metem nessas coisas do biodiesel porquÊ um rapaz aki da minha zona começou a usar isso, de inicio tudo bem nas depois de algum tempo os problemas começaram aparecer e o resultado foi uma factura de 3500€ teve de substituir desde bomba injectora, injectores,valvulas pressão gasoleo, entre outras coisas....
por isso fica aki o meu concelho, mas cada um faz o k enteder, esta é apenas a minha opnião :) :)

Registado: 14 ago 2005, 08:19

Biodiesel

Mensagem por patrolazul » 27 mai 2006, 10:45

Oi. :rolleyes:
Isso não é bem assim. [wink]
Tudo depende de como se produz o bio diesel. :thumbsup:
Se isso fosse assim o Brasil não era auto-suficiente na produção de bio combustível e a Câmara Municipal de Sintra não apostava nessa fonte de energia para os seus carros.
Para se produzir bio diesel tem de se ter em conta alguns procedimentos e no que se trata de pôr os nossos carros (JIPES) a consumir deste produto também à que ter em conta algumas coisas.
Para conhecimento do fórum a uma empresa de Setúbal que vende bio diesel.
(eles vendem 1000 litros de cada vez de bio diesel B20)
Aqui esta um exemplo da utilização ….
http://www.carris.pt/index.php?area=amb ... nte_biodie
Um pouco de historia…..
http://www.biodieselbr.com/biodiesel/mo ... diesel.htm
[}:)]

Mensagem por Paulo Lança » 27 mai 2006, 12:02

Dadas as circunstancias em que estamos no que toca a petróleo , penso que o nosso governo já deveria ter "pegado" no biodiesel e ter visto que isto sim é uma exelente opção como energia alternativa , e o nosso país tem todas as condições (matéria prima) para o produzir em quantidade suficiente .
Mas estamos , como bons tugas , à espera que o pior aconteça , para depois sim fazer algo .

Registado: 06 fev 2006, 20:18

Mensagem por Rui Castanheira » 27 mai 2006, 17:57

He He, isso sim, ´e uma verdadeira utopia. Enquanto os governantes e o cartel das gasolineiras, entre outros (aqueles que governam o pa´is nas entrelinhas, estiverem a mamar `a grande e `a Portuguesa, as energias alternativas, entre outras coisas, n~ao vingam neste pa´is. Quando os combustiveis "forem ch~ao que j´a deu uvas", ent~ao voltam-se para as alternativas. Mas n~ao pensem que depois os preços ser~ao os mesmos, porque a capacidade especuladora do grande, ´e capaz de vender metal ferrujento ao preço do ouro, desde que haja procura!!! :puke: Fiz-me entender?

Registado: 25 abr 2006, 13:18

Mensagem por patrol teneré » 28 mai 2006, 21:42

eu não digo k não possa ser bom mas acho k pra isso os carros tem k ser equipados com filtros proprios, e feito por quem saiba.....

Registado: 18 ago 2005, 19:09

Mensagem por FilipePinto » 01 ago 2006, 18:04

E agora voltou a estar na moda este tema, pois segundo parece uma percentagem do diesel que abastecemos é biodiesel, de forma a cumprir metas europeias de uso de energias não poluentes e ou renovaveis.

E pegando no tema, uma vez que o biodiesel caseiro apesar de barato (+/- 25cts./ltr) é custoso de produzir. Que dizem do OVD (Oleo Vegetal Directo), segundo parece é possível usarmos o òleo de fritar batatas tal qual sai da embalagem, só que com alguns cuidados: nomeadamente misturado com gasoleo normal (este em maior proporção- 70/80%) e misturando também gasolina e oleo 2t.

Alguém aqui é praticante desta modalidade? é que o apetite dos nossos meninos(Patrois) é pouco amigo das nossas carteiras :D
Filipe Pinto
Patrol 260 TDi Peste Negra
viewtopic.php?t=67

Próximo

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante