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Vibração forte na direcção

MensagemEnviado: 01 jan 2007, 11:29
por setra
Boas, estou com um grave problema no meu 260, quando rodo em asfalto e a curvar para a direita, por vezes quando por algum ressalto ou irregularidade a rodas do lado direito aliviam, a direcção vibra de forma violenta, o que poderá ser? já alguém teve algo semelhante?

Já levantei a frente e verifiquei se existiam folgas nos cubos e está tudo justo, quem tiver alguma dica "ajuda precisa-se"

MensagemEnviado: 01 jan 2007, 19:51
por José M Barateiro
Acho que por aqui há muita informação que devias consultar [wink]
https://patrolaventura.pt/forum/viewforum.php?f=33

MensagemEnviado: 03 jan 2007, 21:24
por mjfragoso
Acontece-me o mesmo e tb não sei o que é.

MensagemEnviado: 04 jan 2007, 19:15
por maq260
Mais um para a confraria :crybaby:
tenho o mesmo problema num dos meus 260, suspeito do amortecedor de direcção, tenho de trocar um pelo outro para ver se chego a alguma conclusão, isto se entretanto não aparecer nenhuma dica mais certeira.

manel

MensagemEnviado: 05 jan 2007, 11:13
por Sergio Borges
E pá cun catano.
Isto pelos vistos é mal geral ou será da geada, o meu tb esta com esses sintomas, por volta dos 70/80 km até aos 90/100 a direcção vibra pra carago. Já li aqui no forum que uma das causas pode ser casquilho do amortecedor da direcção que esteja gasto ou já não exista pura e simplesmente, ou então o proprio amortecedor que deu o berro. Eu vou tentar substituir o casquilho a ver se sera esse o problema, depois logo se vê.
Se tiverem alguma dica, digam, soluções aceitam-se :D
abraço.

MensagemEnviado: 05 jan 2007, 12:54
por Vinnie
Eu também tenho esse problema, um 2.8 td que costuma andar comigo também teve esse problema, trocou pneus e amortecedores e não resolveu. O problema era folga nos brincos :eek:

MensagemEnviado: 10 jan 2007, 20:50
por setra
Acho que já resolvi, folga nos rolamentos da rótulas, tirando as barras de direcção verifiquei que embora não se verifiquem folgas as rodas estavam demasiadamente soltas, retirei anilhas de afinação, e acho que resultou :thumbsup:
Também meti sinoblocos nos brincos da frente, mas estou inclinado que o problema era a afinação das rótulas.
Até agora nunca mais vibrou.

MensagemEnviado: 11 jan 2007, 09:15
por Sergio Borges
Setra disse:
Acho que já resolvi, folga nos rolamentos da rótulas, tirando as barras de direcção verifiquei que embora não se verifiquem folgas as rodas estavam demasiadamente soltas, retirei anilhas de afinação, e acho que resultou
Também meti sinoblocos nos brincos da frente, mas estou inclinado que o problema era a afinação das rótulas.
Até agora nunca mais vibrou.


Não sei se entendi , retiras-te aninhas de afinação, não seria de fazer o contrario, acrescentar anilhas ou substitui-las por novas para eliminar a dita folga, explica-me lá essa parte melhor, porque ás tantas o meu tb tem essa maleita.
E os rolamentos não mudas-te, estavam bons?
abraço.

MensagemEnviado: 12 jan 2007, 20:12
por setra
Boas, as anilhas que falo são as que estão entre as tampas-apoio (tampa com 4 parafusos) dos rolamentos (por cima e por baixo) e o cubo/parte exterior da rótula, as anilhas parecem umas juntas em cobre.
Como os rolamentos são cónicos ao retirares essas anilhas, estás a retirar a possivel folga existente, ou seja, a comprimir os rolos contra pista exterior do rolamento que está no cubo da roda/parte exterior da rótula.
Não sei se será o melhor processo mas até agora não me vibrou mais nada [:p].

MensagemEnviado: 13 jan 2007, 21:13
por Sergio Borges
Olha pelos vistos eu já eliminei o vibrar da direcção, mudei casquilho do amortecedor direcção, uns brincos novos, já tinham folga excessiva e estavam desgastados, e as borrachas da barra de torção novas, resultado final -- direcção sem vibração e até parece que ficou mais leve, este está resolvido. :thumbsup: