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Projecto Caseiro: Rollbar e suporte pneu - Patrol 260

MensagemEnviado: 23 set 2006, 21:32
por comman
O meu projecto de "rollbar" e suporte para pneu traseiro - Patrol 260

Como tenho pneus 32" no meu Patrol 260, tive sempre o problema de não ter onde colocar o pneu suplente. Não sou adepto de suportes na mala porque no monte não são seguros.
Além disso, como a minha filha me costuma acompanhar em algumas saídas TT, resolvi juntar o util ao agradável e numa tarde de sábado construi um rollbar interior e adaptei-le um suporte para o pneu.

Material usado:

Tubo redondo de 40mm de diametro: 1,90cm @ 22€
3 x Barras de 0,90cm em ferro @ 4,5€
1 x Barra em ferro quinada com 1,2 metro @ 3€
4 x Barras de 8x15cm @ 2€
1 x Lata spray preto anti-ferrugem com primário @ 4€
Parafusos vários @ 2€

Pedi uma máquina de soldar emprestada.
Ja tinha uma mini rebarbadeira e maquina de furar.

Mãos à obra:

A chegar a casa com o material na mala do jipe:
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Vamos fazer uns cortes:
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As barras de ferro 8x15cm são 4.. 1 por cima, 1 por baixo para cada um dos lados do jipe. É onde vai ficar a base do rollbar.
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Medidas tiradas, está na hora de soldar:
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Uma segurança extra contra as vibrações do pneu:
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Tenho medo à ferrugem, por isso preparo o sitio onde vou aparafusar o suporte do rollbar com spray anti-ferrugem:
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Fica +/- assim...
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O suporte do pneu... uma barra dobrada com parafusos soldados: simples e eficaz!
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Está pronto para uma lixadela e pintura:
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Foi rápido:
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Uma borracha na base para reduzir as vibrações, uma barra igual à da foto na parte da cava da roda, apenas por precaução:
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Aperta-se a segurança à chapa lateral com parafusos:
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Está pronto!!!
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Corta-se os parafusos da base do rollbar, remata-se bem a alcatifa e fica perfeito:
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Pode não ser um rollbar muito seguro, mas sempre dá um pouco mais de segurança do que a simples capota de fibra, além disso, como o pneu fica literalmente pousado na mala do jipe, como o pneu fica apertado ao suporte não há qualquer vibração.
Quem quiser darmais segurança, basta acrescentar umas barras na direção dos lugares da frente. No meu caso vai ficar como está.

Divirtam-se a cuidadar do Patrol!

MensagemEnviado: 23 set 2006, 22:14
por gnasGR
Nice work!
Simples e eficaz…
Em questões de segurança, tudo o que possa ajudar é sempre bem-vindo.

MensagemEnviado: 23 set 2006, 22:20
por brunoftt
sim senhor, roll-bar no meu ponto de vista a primeira coisa a por num jipe. [clap] [clap]
agora só uma pergunta, como curvas-te o tubo?

um abraço, e ficou um belo trabalho

MensagemEnviado: 23 set 2006, 22:35
por dartist
Olá. Muito bem, original. Porque é que achas que o pneu suplente na mala é perigoso no monte? Eu estou prestes a tirar o meu suplente da mala para o por num suporte fora da mala.
Continuação de boas alterações.

MensagemEnviado: 24 set 2006, 00:08
por piranha
a ideia não é má, pelo contrario.
a ideia do pneu tambem é boa,menos um peso na porta e a roçar nos montes quando se desce um degrau maior
devias substituir as barras de fixação por tubo, ficava mais seguro.

se é que a ideia foi a segurança e o aproveitamento para fixar a roda

MensagemEnviado: 24 set 2006, 01:34
por JSantos
Sem dúvida alguma que ajuda mt em caso de azar :puke: ,
quem não se lembra daquele capotanço (video :eek: ) qua apareceu no topico das fotografias :rolleyes: .


O tubo parece-me ser Diam.40mm (1'' 1/4'') e foi curvado com máq. de curvar hidráulica.

Trabalho espectacular! :nod:
Temos serralheiro [clap]
Parabens :thumbsup:

MensagemEnviado: 24 set 2006, 11:59
por Eduardo
Boas

Tá bem pensado :thumbsup: :thumbsup: , mas cuidado com os eventuais excessos de confiança :unibrow: , agora que tens "RollBar"

Já agora, parabens pela coragem [clap] , são poucas as pessoas que soldam e cortam ferro de calções e chinelos :eek: [bigsmile]

BoaSorTTe

MensagemEnviado: 24 set 2006, 18:17
por -Camarão-
olha ke fixe ke ficou!!!

MensagemEnviado: 24 set 2006, 20:22
por F Afonso
Muito bom, ta mesmo muito bom
5*********



Aquele abraço :thumbsup:

MensagemEnviado: 24 set 2006, 21:33
por comman
O tubo é de 40mm de diametro :nod: .
Comprei-o numa casa especialista em escapes... é o tubo que eles usam. Mandei-o dobrar lá numa máquina hidraulica. Como podem ver na 1ª foto , já o trouxe assim, foi só acertar a medida em altura.
Prefiro esta solução pois o pneu no exterior/mala está mais sujeito a vibrações e eventualmente a rossar no chão. Além disso, na medida 32" é impossivel por um pneu na mala do Patrol 260.

Como "rollbar", para ficar perfeito ainda tinha alguns ajustes de segurança, mas no meu caso fica assim pois qdo levo a passageira no banco de traz não arrisco nada.
Hoje de tarde fiz monte com isto e digo-vos... é como se nem levasse o pneu. Nada de vibrações ou saltos de pneu na mala!

MensagemEnviado: 24 set 2006, 21:37
por comman
Quanto à segurança no trabalho, qdo pego em rebarbadeiras ou maquina de soldar, uso sempre luvas em couro e óculos de protecção.
Quanto aos chinelos e calções, aquelas faiscas a saltar quase deram para fazer a depilação numa das pernas.. era um cheiro a pelos chamuscados........ :D

MensagemEnviado: 25 set 2006, 08:43
por Filipe Loureiro
Parabéns, ficou mesmo impec [clap]

E assim até parece fácil, é pena é que o jeito para a brico passou por mim e andou :D

MensagemEnviado: 25 set 2006, 10:20
por gnasGR
Mais um cá dos meus…
Também costumo fazer esses trabalhos só em calções e luvas!
È claro que fica um cheiro a porco queimado, mas faz bem a tez…
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MensagemEnviado: 25 set 2006, 11:12
por comman
lol... tamos uns bricolas jeitosos... isto mais parece a farda de serviço!

MensagemEnviado: 25 set 2006, 11:26
por Carlos Novo
Muito porreiro esse serviçinho!!! Gostei do aspecto final! Continuem a colocar aqui essas belas fotos de tão boas ideias!

[wink] :thumbsup:

MensagemEnviado: 25 set 2006, 11:38
por Buda
Sim senhor muito porreiro :thumbsup:

MensagemEnviado: 26 set 2006, 10:21
por Manwell_Mayraids
Bem pensado esse projecto caseiro 2 em 1. :thumbsup:

PS: Morais, vou-te mandar a ti e ao Guilherme (gnasGR) os tipos do ISHST e da IGT. [bigsmile]

MensagemEnviado: 26 set 2006, 22:55
por JSantos
Manwell_Mayraids Escreveu:Bem pensado esse projecto caseiro 2 em 1. :thumbsup:

PS: Morais, vou-te mandar a ti e ao Guilherme (gnasGR) os tipos do ISHST e da IGT. [bigsmile]


Depois os tipos do ISHT e ITG que ponham cá as radiografias para a malta ver se aprovam ou não [}:)]

MensagemEnviado: 27 set 2006, 08:57
por nelsontomas
Boas, excelente trabalho, so tem um problema, caso deseja colocar um pneu de dimensão maior :eek:

MensagemEnviado: 27 set 2006, 09:10
por comman
Manuel, os tipos da IST e da IGT assustam-se com as faíscas... fogem logo!

Quanto à questão do pneu de maior dimensões, basta subires a barra. No meu caso foi feito à medida dos 32". Se daqui por um ano quiser colocar pneus 33" basta subir a barra :thumbsup: