Página 1 de 1

Motor 3.0Di - alguém já reprogramou centralina?

MensagemEnviado: 16 set 2006, 14:04
por alfamaniaco
Tenho este motor no meu Terrano 2. Anda que se farta, no entanto tem algo que me irrita. O tempo de resposta ao acelerador. Mesmo desengatado, carrego a fundo e parece que demora segundos até entrar o gasoleo. Na minha opinião, isto deve-se a uma reprogramação que está feita para andar em estrada e não fora dela. O acelerador, tb tem controlo electronico.
Mais, se quiser fazer ponta tacão,não consigo, pois se travar ele corta a entrada de gasoleo.
Posto isto, gostava de saber se alguém já reprogramou este motor, tirando estas mariquices "limitadoras", e já agora se aumentaram a potência.Em quanto e se a fiablidade não está comprometida.
Obrigado e abraço,

Bruno Pereira

MensagemEnviado: 25 set 2006, 10:33
por gnasGR
Boas Bruno,
Quanto a reprogramar a centralina, é possível mas não aconselho. Tenho um amigo de Castelo de Paiva que o fez. Custou 500 euros.
É preferível montares uma adicional, que custa +- o mesmo e é muita mais facilmente reversível. Vais ganhar uns 25 a 30cv e melhorar o binário significativamente.
Em questões de fiabilidade, o ZD30 por si só já não é muito fiável; depende da colheita do teu; os anteriores a 2003 não valiam grande coisa. O meu GR despachou 2 desses. Agora montei um, colheita de 2005, a ver vamos…

MensagemEnviado: 25 set 2006, 12:26
por tuaregue
Pois o GNAS tem razão do meu motorzinho q já vai no 2 e n quero vou mexer nada, conheço um q pos o chip e esta com 200 cv's, mas n sei como é q esta agora, se teve problemas, etc

MensagemEnviado: 28 set 2006, 10:33
por alfamaniaco
Olá amigos,

Pois, eu nem me interessa muito alterar a potência.Era mais pra tirar aqueles cortes manhosos da injecção. Do tipo,corte deg asoleo caso se trave e acelere aos mesmo tempo (não deixa travar de esquerdo).Se esmagarmos as 1.000RPM´s ele não anda e depois dispara tipo animal,temos que acelerar progressivamente.
Ou seja, queria alterar a forma como ele responde ao acelerador.
Qt a questão de fiabilidade, nos terranos ainda não ouvi nada.
O meu é de janeiro de 2005, sendo de montagem de 2004.Entrou na alfandega portuguesa em novembro de 2004.
Até hoje, só precisou da valvula (ou sensor) de pressão de oleo, pois a luz de oleo ficava acesa. Conta com 45.000km.E depois dos 5.000 levou umas esfregas valentes,mesmo pro testar. Se partir que parta agora enquanto está na garantia. Também por isso pedi garantia até 2010! :unibrow:

MensagemEnviado: 28 set 2006, 11:31
por tuaregue
Garantia até 2010? Woohoo!!
Isso já é outra historia!! [clap] [clap] [clap]

Mas o problema é q se meteres um chip perdes a garantia.

MensagemEnviado: 28 set 2006, 11:47
por gnasGR
Oh, Oh!
Certinho direitinho...
A não ser que, em caso de azar, controles a oficina …

MensagemEnviado: 28 set 2006, 13:12
por alfamaniaco
Exacto...garantia de 5anos/160.000km! :unibrow: :thumbsup:
Se lhe colocar uma centralina adicional, posso sempre tirá-la antes de ir as revisões, certo?! :unibrow:
Ou fica registado em algum sitio os outros parametros?! :rolleyes:

MensagemEnviado: 28 set 2006, 20:37
por tuaregue
="alfamaniaco"]Exacto...garantia de 5anos/160.000km! :unibrow: :thumbsup:
Se lhe colocar uma centralina adicional, posso sempre tirá-la antes de ir as revisões, certo?! :unibrow:
Ou fica registado em algum sitio os outros parametros?! :rolleyes:

Não sei se fica registado, mas vou contar uma historia, um amigo meu tem um SAAB aero q deve ter uns 6/7 anos, um dia veio de Madrid quase sempre muito acima dos 200, no fim da viagem o carro pifou, o q aconteceu foi o Turbo q foi à vida, mas o q interessa é q o mecânico da SAAB falou com o meu amigo e disse q no computador qq no carro (deve ser uma espécie de caixa negra e este carro n tem comp de bordo) regista o q passa duas horas antes, e registou q o meu amigo esteve sempre acima dos 200 durante estas duas horas e disse, amigo assim o turbo n aguenta :unibrow: .

Agora n adimirava q o GR actuais tivesse uma especia de "caixa negra"

MensagemEnviado: 29 set 2006, 15:53
por alfamaniaco
pois...mas se tava stock...tinha que aguentar...até porque a 200 o turbo vai em carga, mas vai a levar bastante ar fresco nas trombas...
Senão aguenta tem defeito...
Muitas viagens já fiz acima de 200 no meu alfinha...Uma vez fiz porto-lisboa com o meupai ao lado em 1h30minutos. Média de 200!
:unibrow: :thumbsup:
Agora se tivesse xipado e eu viesse pé em baixo duas horas e ele estourasse...ai sim, não tenho que reclamar...

Re: Motor 3.0Di - alguém já reprogramou centralina?

MensagemEnviado: 09 nov 2006, 09:35
por rs2
alfamaniaco Escreveu:Tenho este motor no meu Terrano 2. Anda que se farta, no entanto tem algo que me irrita. O tempo de resposta ao acelerador. Mesmo desengatado, carrego a fundo e parece que demora segundos até entrar o gasoleo. Na minha opinião, isto deve-se a uma reprogramação que está feita para andar em estrada e não fora dela. O acelerador, tb tem controlo electronico.
Mais, se quiser fazer ponta tacão,não consigo, pois se travar ele corta a entrada de gasoleo.
Posto isto, gostava de saber se alguém já reprogramou este motor, tirando estas mariquices "limitadoras", e já agora se aumentaram a potência.Em quanto e se a fiablidade não está comprometida.
Obrigado e abraço,

Bruno Pereira



ponta tacao faco no meu GR com o mesmo motor, nao fazes é como se fosse num motor a gasolina aspirado... é é mais lento. trata esse motor (e caixa, presumo q seja como a do GR) como se tratasse de um camiao e vais ver q é um camiao de alta performance... agora nunca é é igual a um ligeiro. é tudo muto bruto.

quanto a resposta, é mesmo assim, talvez alterando a centralina, ou fazendo o "truque" descrito no www.patrol-gr.net, q tapa a recirculacao dos gases. é q a recirculacao dos gases q ocorre so em determinadas situcacoes (penso q em baixa rotacao) faz com q qq pressao de ar do turbo fuja um pouco pelo escape, atraves da recirculacao.

no meu GR em tempos experimentei alterar um pouco a afinacao da geometria inicial do turbo. aquilo puxava logo num instante, so com pequenas gasadas obtinha pressao acima dos 0.5 bar mas depois surgia um outro problema, acima das 2700 rpm gerava pressoes mais altas e nao cortava... podes tentar alguma afinacao destas para experimentar, no entanto so com um manometro de pressao senao nao chegas a conclusao nenhuma.

MensagemEnviado: 09 nov 2006, 10:00
por rs2
tuaregue Escreveu:Pois o GNAS tem razão do meu motorzinho q já vai no 2 e n quero vou mexer nada, conheço um q pos o chip e esta com 200 cv's, mas n sei como é q esta agora, se teve problemas, etc


epa eu fico confuso com estas coisas, o meu andou ai uns tempos a rebentar tubos de intercooler, pq ganhava demasiada pressao, nas descidas nem passava dos 140 pq cortava... isto tudo por causa do sensor de massa de ar. ja la vao 30milkm, quando na altura descobri o problema e o resolvi, pensei "bem este motor ja esta lixado" ate hoje nada, nao tem barulhos mais nem a menos, so esta a andar como normalmente. tenho o manometro de pressao do turbo q acho q se deve ter neste motor pois pode-se antever muitos problemas, tive ja com um cheirinho na geometria para arrancar melhor, enfim.
ando confiante neste motor, eu acho é q nao se deve abusar nas rotacoes, tenho nunca passar das 4000:
1 - pq para alem disso comeca a perder bin e cv
2 - pq é um motor com curso de pistao longo, logo nao compativel com rotacoes muito altas (ver na net informacao sobre essa relacao nos motores)

como disse acima, tratem o GR como se tratasse de um camiao e vao ver q é espectacular... é q parecido com um ligeiro so mesmo o HDJ80 q para comecar tinha uma caixa de velocidades maravilha