Y61 Turbo de origem hibrido

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 117
Registado: 07 out 2013, 19:00
Localização: Leiria

Y61 Turbo de origem hibrido

Mensagem por Batou » 09 mar 2016, 22:57

Boas pessoal,

Depois de ponderar muito, mandei hibridar o meu turbo de origem de GT1752S para GT1756S
Parece pouco mas a preocupação é melhorar mantendo a fiabilidade. Alterei/hibridei para ter melhores baixas sem comprometer (muito) a fiabilidade do motor procurando um comportamento próximo de um turbo de geometria. Nada de alterações no motor, tudo de origem, mas um pouco melhor :D

Nota inicial importante: não adianta ter um tubo maior se não tivermos mais gases de escape para o fazer rodar. Portanto o meu Y61 tem uma powerbox e mais uns truques para meter mais gasoleo e assim consegue produzir mais gases de escape = que conseguem fazer rodar uma turbina maior na admissão do turbo.

O resultado final foi:
- a pressão no turbo surge mais cedo (nada de milagres)
- agora consigo a mesma pressão de turbo sem box que antes só fazia com a box ligada.
- ou seja faz 1.5 fixo sem box às 3000 sem esticar (o manometro não dá mais :D )
- o turbo ficou mais rápido a encher, às 1500 rpms já tem 0.8, 0.9 bar
- a pressão normal com bom andamento é de 1.2 bar, perto das 2000-2200rpms
- levou uma wastegate nova com afinação :nod:

Aqui ficam algumas fotos:
Esquerda, de origem 52/ direita a nova 56
Imagem
Resultado final depois de ir ao torneiro: entrada da admissão passou de 37mm para 40mm
Imagem
Ficou igual na ligação ao colector de escape.
Imagem

Valeu a pena :yesss:
Batou
Y61 2.8TD6

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 860
Registado: 09 mar 2008, 21:47
Localização: Planicie

Re: Y61 Turbo de origem hibrido

Mensagem por policia » 10 mar 2016, 00:02

Boas, essa alteração ficou em quanto se é que podes dizer.. :D
estou curioso...
cumprimenTTos

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1440
Registado: 15 jun 2009, 19:36
Localização: Póvoa de Varzim

Re: Y61 Turbo de origem hibrido

Mensagem por super » 10 mar 2016, 20:32

É exatamente isso que vou fazer no meu!!

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 117
Registado: 07 out 2013, 19:00
Localização: Leiria

Re: Y61 Turbo de origem hibrido

Mensagem por Batou » 10 mar 2016, 22:33

Boas policia,

Custos..... :crybaby:

400 paus para hibridar: turbina admissão 56 + turbina de escape igual mas nova + wastegate nova com afinação + torneiro + afinar tudo a 1.2, 1.3bar + mão de obra do especialista. Aproveitei e foi uma revisão geral.

+ o que o mecânico levar para tirar e voltar a por o turbo.

... é assim, a malta vive estas coisas :D

nota: o desgaste da turbina de escape já se via bem. A wastegate velha estava perra.
Batou
Y61 2.8TD6


Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes