Acabei com as vibrações dos 80-120km/h (fotos)

Registado: 26 ago 2005, 16:44

Acabei com as vibrações dos 80-120km/h (fotos)

Mensagem por rs2 » 24 mar 2014, 20:20

A geringonça em inglês chama-se "swivel hum" e as peças são as "shims" e a mim deu uma branca de tal maneira que não sei como se chama em português. Daí o titulo não ter sido como queria.
Há muito tempo atrás andava ai com umas vibrações tipo entre os 80-120 e nem sempre acontecera... calibrei e recalibrei, troquei as rodas, comprei outro amortecedor de direcção e troquei os discos da frente por uns novos... depois dos discos até melhorou um pouco...
este fim de semana decidi fazer uma coisa que pensava que era complicada e era simples, foi tirar as rodas e remover aqueles rolamentos cónicos em cima e em baixo ali nas juntas homocinéticas, para tirar um espaçador em cada lado...

no entanto descobri que ja so tinha um e deixei aquilo sem nenhum. Não sei se fará mal.
Penso que tenho de comprar é rolamentos novos.
Imagem
usar sempre a preguiça, não vamos facilitar... como o macaco que tinha avariou, usa-se o que vem com o Patrol q tmb serve muito bem.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
tem de se tirar o sensor do abs para fora... chaves 12 e 14 se não estou em erro.

Imagem
recomendo vivamente a limparem a zona antes de remover inclusive os parafusos, pois pode cair lixo para dentro. eu não fiz no primeiro e tive de ter muito cuidado.

Imagem

Imagem
só tinha um espanador fininho...

Imagem
cá esta... será que falta aqui algum oring? acho q é mesmo assim pq os outros tmb eram.

Imagem
uma dica... por qq coisa para segurar para poder tirar e voltar a pôr o rolamento alinhado, senão é dificil. O conjunto com o peso tende a deslocar-se

Imagem
por baixo é a mesma coisa so que ha 2 parafusos mais difíceis de tirar por estar muito encostado a chapa de resguardo do disco.

Registado: 09 jan 2014, 21:50

Re: Acabei com as vibrações dos 80-120km/h (fotos)

Mensagem por Coelho 3.3td » 24 mar 2014, 23:20

Boas, fizes te isso nos dois eixos?? Oito rolamentos????
Resolveu mesmo ou nem por isso?
Abraço

Registado: 08 jun 2009, 23:08

Mensagem por andremota77 » 24 mar 2014, 23:38

BELA PARTILHA.

efetivamente o problema das tremideiras poderá estar relacionado com muitas coisas ... e uma delas com os rolamentos das rodas

Mensagem por rs2 » 28 mar 2014, 00:29

Coelho 3.3td Escreveu:Boas, fizes te isso nos dois eixos?? Oito rolamentos????
Resolveu mesmo ou nem por isso?
Abraço

Epa não. O eixo detrás n tem... Estes rolamentos são os das rotolas.

Mensagem por rs2 » 30 mar 2014, 10:05

Só para acrescentar que antes de procederem a esta operação informem-se se há outros procedimentos a ter em conta. Digo isto pq parece-me que este tipo de ajuste não é assim tão linear isto é; se tivermos muitos espanadores temos de retirar "alguns" mas temos de medir de alguma forma se os estamos a apertar muito...
caso saibam como queiram completar esta informação :-)

no meu caso os espanadores eram finos e ja so tinha um, pelo que o máximo que podia fazer era remover esses.

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 3 visitantes