Espaçadores 30mm vs tremores direcção

Registado: 14 jun 2007, 16:09

Espaçadores 30mm vs tremores direcção

Mensagem por midnightlimb » 19 jul 2012, 19:51

Oi pessoal:

Sou daqueles que gosta de ter sempre a máquina impecável daí que venho aqui pedir ideias para resolver um problema...

Coloquei separadores de 30 mm no meu y61 longo e comecei a ter tremores na direção quando chego aos 80 Km/h + ou -, sendo que depois dessa velocidade, passa um pouco mas nota-se bem quando passo dos 120 km/h.

1 - Os separadores parecem-me bons...
2 - Antes de os colocar não tinha nenhuma vibração... Os meus pneus são 50/50 e são bons em estrada, não são recauchutados...

3 - Pensei que fosse calibração dos penus mas já mandei calibrar outra vez e fica igual...
4 - Os separadores estão apertados com chave dinamométrica e com os valores indicados...

Poderá ser outra coisa? Não queria retirar os espaçadores pois o carro fica melhor em curva e no campo...
Têm ideias para ajudar?

Registado: 02 fev 2010, 14:26

Re: Espaçadores 30mm vs tremores direcção

Mensagem por marquespatrolgr » 20 jul 2012, 11:25

Curioso... Já somos dois!! Sou o FELIZ proprietário de um Y61 Loooooooongo, já fiz "trinta por uma linha", calibrar rodas, alinhar, em mais que um sitio e o problema mantém-se... Também não queria tirar os espaçadores :cryy: (e não tiro!), mas o que é certo é que a vibração mantém-se por volta dos 80 kms/h... :stupid:
Patrol GR Y61 TD6 SE+ Loooooooooooooongo
Ex-Patrol GR Y60
Ex-Patrol 2.8 Turbo LX

Registado: 19 jun 2006, 09:57

Mensagem por Sotnas » 20 jul 2012, 11:52

Olá!
Não tenho espaçadores, mas aqui a uns tempos andei a pesquisar sobre isso e o que uns espanhois me informaram foi que os de aluminio tem muita tendencia para esse efeito, o que ja nao acontece com os de ferro.

Registado: 09 fev 2007, 15:53

Mensagem por MD TT » 20 jul 2012, 11:53

Tiras os alargadores e experimentas, se não fizer atiras com esse para o lixo e compras uns calibrados.

MD TT

Registado: 16 nov 2009, 17:54

Mensagem por Bruno Coelho » 20 jul 2012, 12:58

boas

eu sempre tive este problema mas nunca me lembrei dos espaçadores!! :grrr:

será que dá para calibrar as rodas com os espaçadores colocados?

Eu sei que vai dar trabalho mas pode compensar.

Mensagem por midnightlimb » 20 jul 2012, 14:04

Bruno Coelho Escreveu:boas

eu sempre tive este problema mas nunca me lembrei dos espaçadores!! :grrr:

será que dá para calibrar as rodas com os espaçadores colocados?

Eu sei que vai dar trabalho mas pode compensar.

Já pensei que podemos ter de alinhar a direcção melhor... devido ao aumento do espaço de eixo poderá haver pequenas diferenças que não se notam com a largura original mas que se podem notar com mais 60 mm...mas não sei... preciso mesmo de ajuda dos entendidos!

Registado: 08 jun 2009, 23:08

Mensagem por andremota77 » 20 jul 2012, 16:11

tive um amigo meu que colocou no dele e quando foi ao mecanico falou dessa tremideira e ele disse logo que os espaçadores não se davam bem nos Y61.

ele antes tive no Y60 e não tinha problemas.

eu até achei estranho mas o que é certo é que tirou e ficou logo sem tremideira.

Registado: 08 set 2008, 12:37

Mensagem por jorgenog » 21 jul 2012, 01:46

Boas,

Eu com os espaçadores no meu Y61 só tive duas alegrias, foi o dia em que os comprei e logo de seguida o dia em que os vendi... [bigsmile] depois resolvi o problema das larguras com umas Mickey Thomson, agora tenho um problema de largura a mais pois troquei os 33 por 35 e tenho quase 5 cm de pneu fora da cave. Tou a pensar nas abas de borracha para compensar mas receio que não enquadre bem, a ver vamos.

Os Y61 ás vezes, mesmo sem alargadores e bem calibrados, tambem fazem essas vibrações este assunto é muito falado no "Patrol 4x4" e neste caso está relacionado com folga nos cubos derivado a rolamentos conicos na sucata.

Cumps.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Mensagem por midnightlimb » 21 jul 2012, 09:16

jorgenog Escreveu:Boas,

Eu com os espaçadores no meu Y61 só tive duas alegrias, foi o dia em que os comprei e logo de seguida o dia em que os vendi... [bigsmile] depois resolvi o problema das larguras com umas Mickey Thomson, agora tenho um problema de largura a mais pois troquei os 33 por 35 e tenho quase 5 cm de pneu fora da cave. Tou a pensar nas abas de borracha para compensar mas receio que não enquadre bem, a ver vamos.

Os Y61 ás vezes, mesmo sem alargadores e bem calibrados, tambem fazem essas vibrações este assunto é muito falado no "Patrol 4x4" e neste caso está relacionado com folga nos cubos derivado a rolamentos conicos na sucata.

Cumps.

Jorge Nogueira.

Obrigado... Jã agora que offset têm as tuas Jantes MT para ficares com o pneus tão de fora?

Registado: 21 abr 2011, 09:52

Mensagem por FilipeFalcão » 21 jul 2012, 13:26

Tenho um toyota bj73 que também ficou com esse problema desde que meti os alargadores eibach de 30mm.
Surge (por vezes) essa vibração entre os 60 e os 80km/h, situação que piora quanto mais pesasos forem os pneus.

Registado: 08 jun 2009, 23:08

Mensagem por andremota77 » 21 jul 2012, 15:59

midnightlimb Escreveu:

Cumps.

Jorge Nogueira.

Obrigado... Jã agora que offset têm as tuas Jantes MT para ficares com o pneus tão de fora?

esse meu amigo colocou jantes com off set -40 e tem pneus 35" e não fica de fora.

as jantes têm -60 ???

Mensagem por midnightlimb » 21 jul 2012, 16:41

Pois, porque eu tenho as originais com os espaçadores de 30 mm e pneus 35 e fica bem à face... Se calhar até podiam sair mais 1 cm porque o k conta é a esquina do pneu e nao a parede lateral

Mensagem por jorgenog » 22 jul 2012, 02:28

Boas,

Pois não deixa de parecer estranho mas é um fato, as jantes são umas banais Classic Lock 15x8 com um offset de -30 por isso não havia razão para sair tanto ,mas depois de trocar os Swamper pelos Fedima FMud (expetaculares tendo em conta o preço e utilização) ficaram assim. Com os Swamper saiam ligeiramente com os Fedima quase 5 cm.

Cumps.

Jorge Nogueira.

Registado: 21 mai 2009, 12:37

Mensagem por PauloGrandola » 22 jul 2012, 08:07

midnightlimb Escreveu:Oi pessoal:

Sou daqueles que gosta de ter sempre a máquina impecável daí que venho aqui pedir ideias para resolver um problema...

Coloquei separadores de 30 mm no meu y61 longo e comecei a ter tremores na direção quando chego aos 80 Km/h + ou -, sendo que depois dessa velocidade, passa um pouco mas nota-se bem quando passo dos 120 km/h.

2 - Antes de os colocar não tinha nenhuma vibração... Os meus pneus são 50/50 e são bons em estrada, não são recauchutados...

3 - Pensei que fosse calibração dos penus mas já mandei calibrar outra vez e fica igual...
4 - Os separadores estão apertados com chave dinamométrica e com os valores indicados...

Poderá ser outra coisa? Não queria retirar os espaçadores pois o carro fica melhor em curva e no campo...
Têm ideias para ajudar?

Olha que eu montei espaçadores na minha Strakar e ficou a vibrar, insisti a andar alguns Km´s com aquilo assim e o resultado foi estragar os pneus, se não conseguires calibrar aconselho-te a tirar os espaçadores o mais rapidamente possível

Mensagem por midnightlimb » 22 jul 2012, 11:48

Pois... eu gosto mais do look com os separadores mas tou a ver que os y61 não gostam... o problemaé que tenho 35'' e sem separadores os pneus roçam por dentro e tb quando viro a direcção toda... a minha esperança era que pudesse ser outra coisa... uns casquilhos ou coisa desse tipo!

Não posso estar já a comprar outros pneus e jantes pois, se mudar vou pôr jante 15...

Registado: 22 mar 2011, 20:57

Mensagem por Megamind » 22 jul 2012, 17:27

Eu verificava casquilhos, rolamentos e etc etc. Eu ando com espaçadores de 30mm no Defender e não me acontece nada disso, e ando com 35*12.5R15. Pode ser falta de lubrificação ou necessidade de fazeres uma manutenção :cool:

Mensagem por jorgenog » 22 jul 2012, 22:46

andremota77 Escreveu:
midnightlimb Escreveu:

Cumps.

Jorge Nogueira.

esse meu amigo colocou jantes com off set -40 e tem pneus 35" e não fica de fora.

as jantes têm -60 ???

Boas nada disso têm -30 mas o resultado é este
[img][IMG]http://img6.imageshack.us/img6/4585/20120722140153.th.jpg[/img][/img]

[img][IMG]http://img84.imageshack.us/img84/4931/20120722135549.th.jpg[/img][/img]

[img][IMG]http://img99.imageshack.us/img99/2096/20120722135142.th.jpg[/img][/img]

Agora das "duas, três" ou os FMud têm mais que 12.5" ou é a propria configuração da reconstrução. Quando tinha ou Swamper saia um dedo e tal, mas assim já corro riscos com os :cop: , e agora como eles andam declaradamente à caça.... vou tratar da abas e depois LTA.

Cumps.

Jorge Nogueira.

Registado: 02 jan 2009, 21:51

Mensagem por MiguelGomes » 23 jul 2012, 11:39

Boas eu sou contra os alargadores, mas penso que esse problema da tremideira não tem a ver com eles, no meu caso, tenho os 285 e com as jantes16 de magnésio (pesam metade das originais) com mais offset não sei quanto, e tenho o mesmo problema. Já vi tudo , cubos afinados casquilhos impecáveis caixa de direcção afinada, mas o problema continua, a 80...

Penso que são todas as pequenas folgas juntas é que provocam o vibrar, e que para se resolver temos que começar por uma ponta e ir mudando os cabeçotes das barras de direcção que estejam menos justos.

CumprimenTTos
MiguelGomes

Mensagem por midnightlimb » 23 jul 2012, 12:13

MiguelGomes Escreveu:Boas eu sou contra os alargadores, mas penso que esse problema da tremideira não tem a ver com eles, no meu caso, tenho os 285 e com as jantes16 de magnésio (pesam metade das originais) com mais offset não sei quanto, e tenho o mesmo problema. Já vi tudo , cubos afinados casquilhos impecáveis caixa de direcção afinada, mas o problema continua, a 80...

Penso que são todas as pequenas folgas juntas é que provocam o vibrar, e que para se resolver temos que começar por uma ponta e ir mudando os cabeçotes das barras de direcção que estejam menos justos.

CumprimenTTos
MiguelGomes

Mais uma opinião interessante mas a verdade é que, antes de colocar o espaçadores, tinha uma direcção perfeita... mas tb podes ter razão pois ao aumentarmos a largura, pequenos defeitos podem sobressair!

Era bom ter uma noção de tudo o que devo verificar!... o que acham?

Registado: 19 jun 2006, 09:57

Mensagem por Sotnas » 23 jul 2012, 13:39

O que disseram foi que o no 61 so deste tipo em ferro é que dava:

http://www.totem4x4.es/index.php/tiendaonline/details/896/62/separadores-de-rueda/separadores-3cm-de-hierro-doble-fijacion-como-hofmann/nissan/separadores-3cm-doble-fijacion-nissan-patrol-gr-y61

Os de aluminio que normalmente se vende e que sao bem mais baratos da sempre asneirada:

http://www.totem4x4.es/index.php/tiendaonline/details/869/52/separadores-de-rueda/nissan/separadores-de-duraluminio-doble-tornilleria/separadores-de-rueda-3cm-nissan-patrol-y61

A verdade é que conheco alguns 61 com os de ferro e com pneus 285 e ninguem se queixa de nada.

Registado: 28 jan 2008, 08:59

Mensagem por melides » 23 jul 2012, 14:54

Boas
Eu tenho a pouco tempo espaçadores no meu 260 e o que posso dizer e que hoje fiz uma viagem de +- 140km e nunca tinha tido tanto medo, aquilo fica assustador, uma vibração que tenho quase que parar.
Mais hoje levei 31/10.5/15 piso estrada, costuma andar com 35.

Mensagem por midnightlimb » 23 jul 2012, 17:36

melides Escreveu:Boas
Eu tenho a pouco tempo espaçadores no meu 260 e o que posso dizer e que hoje fiz uma viagem de +- 140km e nunca tinha tido tanto medo, aquilo fica assustador, uma vibração que tenho quase que parar.

e já tinhas andado a essa velocidade com esse carro sem os espaçadores?

Registado: 28 jan 2008, 08:59

Mensagem por melides » 23 jul 2012, 18:36

midnightlimb Escreveu:
melides Escreveu:Boas

e já tinhas andado a essa velocidade com esse carro sem os espaçadores?

Sim, nunca tinha sentido tal coisa

Registado: 14 dez 2006, 12:09

Mensagem por Vendaval R Pereira » 23 jul 2012, 22:42

Boas midnightlimb

já tive um problema desses num terrano 3 DI em que coloquei espaçadores! pareciam perfeitos mas o que acontecia era que ficava descalibrado! jipe de fabrica practicamente novo, sem qq folga e com as jantes "17 e pneus de origem
a soluçao foi calibrar os pneus com os ditos montados nas jantes , com uma marcaçao para ficar tudo igual depois de desmontar os espaçadores das jantes e voltar a montar no jipe!
nada pratico , pois o conjunto fica calibrado como uma só peça, se montares o pneu suplente fica tudo na mesma.
o melhor mesmo é espaçadores que sejam calibrados garantidamente, pois os meus quando os comprei , dizia lá que eram calibrados :puke:

midnightlimb Escreveu:Oi pessoal:

Têm ideias para ajudar?
Saudaçoes TT...
Duarte Pereira. Alentejo profundo

Mensagem por midnightlimb » 23 jul 2012, 23:40

Obrigado...

Que marca é que te referes nos separadores... Posso tentar mandar calibrar as jantes junto com os separadores, claro mas sabes se há alguém que calibre os separadores devidamente? São de alumínio... Conheces alguém que o faça, talvez até daqui do fórum....

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante