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manómetro temperatura

Enviado:
28 fev 2012, 20:11
por Ruben
Boa noite
Estou a pensar colocar um manómetro externo de temperatura no meu y60 para saber melhor a que temperatura ele anda e queria colocar 3 questões e que possa ajudar agradecia.
Na primeira pesquisa só encontro manómetros de temperatura de agua e de óleo as nossas maquinas patrol a leitura original é feita como?
Na ligação do manómetro é simples?
Podem ficar a funcionar os dois na mesma o de origem e o externo?
Desde já obrigado
Comprimentos
Re: manómetro temperatura

Enviado:
28 fev 2012, 20:30
por lenhador
Boas, existem 2 tipos...um com um sensor que encosta na cabeça...onde der mais jeito...podes tirar a argola que se
usa para retirar o motor, uma que fica atrás aparafusada na cabeça... aproveitas o parafuso e a rosca a ele vai la
apertar sertinho... outro que se pode
por em contacto com a própria agua....qualquer um dos dois sao importantes, e podem ser montados em
separado do original do quadrante...é isso mesmo que interessa é ter separado para termo comparação...
claro avaria um, temos outro k informação correcta...sim é fácil montar...trás as instruções etc..
cumprimentos
Re: manómetro temperatura

Enviado:
28 fev 2012, 23:19
por Raul Costa
Eu no meu tenho três sistemas de leitura.
1ª - A Original
2ª - À água
3ª - Ao bloco
Depois aliado a isto.
Duas sondas de alarme de temperatura, uma de encosto e outra à água sendo que a de encosto apita aos 97º e a da água apita aos 85º e que é baixo, devia ser aos 87º.
O manómetro que recomendo e pela experiência que tenho tido, é o manómetro da Metrika, bom, bonitos e fiável.
Re: manómetro temperatura

Enviado:
28 fev 2012, 23:53
por super
Gostava de saber onde arranjar um manometro completo com esse sensor para meter na cabeça???
Alguem sabe?
Re: manómetro temperatura

Enviado:
28 fev 2012, 23:59
por lenhador
no tempo antes de haver esses manómetros xptos, montávamos ligado ao apito...chegava a uma temperatura
x...o apito do carro dava sinal...depois meteu-se outro apito separado...enfim outros tempos...
o meu GR tinha um de encosto...era da VDO...nunca chegava aos 90....
abraço
Re: manómetro temperatura

Enviado:
29 fev 2012, 00:17
por Raul Costa
super Escreveu:Gostava de saber onde arranjar um manometro completo com esse sensor para meter na cabeça???
Alguem sabe?
Não é necessário ser completos, compras o manómetro da Métrica ... no meu caso comprei este:

Já vem com a sonda de água, depois, a sonda ao bloco comprar da FAE, depois, ou usas uma, ou usas as duas.
Se tiveres intercooler, já sabes que a sonda de encosto e colocada no puxe do motor, em andamento vai marcar aí menos 20º... pelo que não deverá ser o sítio mais indicado.
Se não tiveres entrada de ar superior, é perfeita.
Re: manómetro temperatura

Enviado:
29 fev 2012, 00:21
por lenhador
Raul desculpa, mas convem as sondas serem da mesma marca e acima de tudo compatíveis...
ja fiz essa experiência varias vezes...e nunca me deu certo..pela sonda nao ser compatível...
cumprimentos
Re: manómetro temperatura

Enviado:
29 fev 2012, 01:03
por Raul Costa
lenhador Escreveu:Raul desculpa, mas convem as sondas serem da mesma marca e acima de tudo compatíveis...
ja fiz essa experiência varias vezes...e nunca me deu certo..pela sonda nao ser compatível...
cumprimentos
Por isso indico o Manómetro da Metrika porque tenho a certeza que ele funciona com a sonda que vem para a água e também funciona com a sonda da FAE para encosto ao bloco... está testado, está montado em vários carros e a funcionar na perfeição.
Por exemplo, a sonda de encosto da FAE com o manómetro da FAE dá 10º a mais... portanto é um pouco relativo... o conjunto de que falei tenho a certeza que funciona, outros não me prenuncio.
Re: manómetro temperatura

Enviado:
29 fev 2012, 02:30
por lenhador
pois... esse manómetro Metrika nao conheço....tenho tido sempre maus resultados quando misturo sondas
com marcas diferentes...se esta testado melhor...só alertei nao vá haver mal entendidos...tendo como
objectivo a informação o mais correcta possivel ....
cumprimentos

Re: manómetro temperatura

Enviado:
29 fev 2012, 12:38
por Raul Costa
lenhador Escreveu:pois... esse manómetro Metrika nao conheço....tenho tido sempre maus resultados quando misturo sondas
com marcas diferentes...se esta testado melhor...só alertei nao vá haver mal entendidos...tendo como
objectivo a informação o mais correcta possivel ....
cumprimentos

Yap... mas neste caso e assegurado que funciona e funciona bem.
Re: manómetro temperatura

Enviado:
29 fev 2012, 13:17
por Ruben
Já agora podiam me dizer onde consigo encontrar o tal manómetro da Metrika e a sonda fae ou a opção sonda manómetro da mesma marca.
Em Coimbra não estou a conseguir encontrar a sonda e manómetros só de outras marcas
Re: manómetro temperatura

Enviado:
29 fev 2012, 14:27
por Raul Costa
Tenta katalaosport ou Tecnauto ou outras casas do género para o manómetro... para as sondas, qualquer casa de peças para viaturas deve ter, outras marcas não recomendo porque não sei se o nível de precisão é tão bom quanto o aqui sugerido.
Re: manómetro temperatura

Enviado:
29 fev 2012, 23:34
por Ruben
boa noite
obrigado pela ajuda já encontrei o manómetro agora é só montar no lugar.
Re: manómetro temperatura

Enviado:
05 mar 2012, 19:12
por Ruben
Boa noite
Já montei o manómetro de temperatura e esta a funcionar mas fiquei com algumas duvidas.
A primeira e que é um pouco mais lento que o de origem demora o dobro do tempo a chegar a temperatura normal de aquecimento mas também de arrefecimento é normal?
segunda duvida é quando em andamento ele marca + - 75/78 parado depois de 1 min + - marca 80 quando aperto um pouco mais com ele e a temperatura de origem esta a meio marca 82 resumindo a temperatura anda sempre entre +-75 e +-82 mesmo quando o aperto mais ainda que a temperatura passa um pouco do meio no de origem nunca chega aos 90 no manómetro?
Re: manómetro temperatura

Enviado:
05 mar 2012, 22:06
por Raul Costa
Ruben Escreveu:Boa noite
Já montei o manómetro de temperatura e esta a funcionar mas fiquei com algumas duvidas.
A primeira e que é um pouco mais lento que o de origem demora o dobro do tempo a chegar a temperatura normal de aquecimento mas também de arrefecimento é normal?
segunda duvida é quando em andamento ele marca + - 75/78 parado depois de 1 min + - marca 80 quando aperto um pouco mais com ele e a temperatura de origem esta a meio marca 82 resumindo a temperatura anda sempre entre +-75 e +-82 mesmo quando o aperto mais ainda que a temperatura passa um pouco do meio no de origem nunca chega aos 90 no manómetro?
Ruben... agora percebes porque disse anteriormente que o manómetro de origem não é de fiar... agora notas algumas oscilações de temperatura com precisão que até aqui eram imperceptíveis... uma coisa te garanto, o que está errado no meio disto tudo é o de origem.
O termostato se o tiveres, abre aos 82º por isso é normal que o carro vá aos 82, 83 ou até mais e depois baixe porque abre o termostato que acaba por fechar quando a temperatura baixa e volta a abrir quando a mesma voltar aos 82.
Quando para o carro, deixas de ter primeiro, ar de frente que arrefece a água do radiador, segundo, se desligares a bomba de água deixa de trabalhar, como tal a água não circula o que origina um aquecimento.
Re: manómetro temperatura

Enviado:
06 mar 2012, 00:23
por Ruben
Raul Costa Escreveu:Ruben Escreveu:Boa noite
Já montei o manómetro de temperatura e esta a funcionar mas fiquei com algumas duvidas.
A primeira e que é um pouco mais lento que o de origem demora o dobro do tempo a chegar a temperatura normal de aquecimento mas também de arrefecimento é normal?
segunda duvida é quando em andamento ele marca + - 75/78 parado depois de 1 min + - marca 80 quando aperto um pouco mais com ele e a temperatura de origem esta a meio marca 82 resumindo a temperatura anda sempre entre +-75 e +-82 mesmo quando o aperto mais ainda que a temperatura passa um pouco do meio no de origem nunca chega aos 90 no manómetro?
Ruben... agora percebes porque disse anteriormente que o manómetro de origem não é de fiar... agora notas algumas oscilações de temperatura com precisão que até aqui eram imperceptíveis... uma coisa te garanto, o que está errado no meio disto tudo é o de origem.
O termostato se o tiveres, abre aos 82º por isso é normal que o carro vá aos 82, 83 ou até mais e depois baixe porque abre o termostato que acaba por fechar quando a temperatura baixa e volta a abrir quando a mesma voltar aos 82.
Quando para o carro, deixas de ter primeiro, ar de frente que arrefece a água do radiador, segundo, se desligares a bomba de água deixa de trabalhar, como tal a água não circula o que origina um aquecimento.
realmente achei estranho pk o meu jipe andava sem termostato e eu meti um para ver qual a diferença e é como da noite para o dia com termostato o jipe tem outro comportamento (mais força um trabalhar mais certo sem ruído de algo a bater) e uma coisa ainda mais engraçada quando chegava as 4mil rotações dava aquele problema que todos nos sabemos tuches mas agora quando passa os 40g pode ir as passa um pouco das 5mil e nada sempre a trabalhar certinho.
mas eu pensei que o de origem no meio marcava 90g fiquei preocupado de ele passar um pouco por vezes mas afinal acho que não tenho de me preocupar