Boas Mário,
Nos veículos mais recentes a ECU (centralina) encarrega-se de regular a pressão que chega à cápsula manométrica nos TGV/VGT (turbos de geometria variável) e à válvula wastegate nos turbos convencionais, permitindo diferentes afinações do turbo e motor tendo em conta outros factores como sejam a temperatura do ar de admissão, a pressão atmosférica (altitude) e as exigências do condutor.
Embora os TGV sejam os de afinação mais difícil, há quem consiga controlar mecanicamente o mesmo sem ser pela válvula de vácuo (comandada pela centralina), mas sim ao contrario por uma válvula de pressão (tipo a da válvula da wastegate) pela pressão da entrada na admissão, fazendo assim uma “auto” afinação da geometria .
Os turbos convencionais também não necessitam de ser controlados pela ECU , sendo simplesmente de afinação mecânica (
viewtopic.php?f=4&t=2831 ) :
- única através da afinação “manual” da wastegate
- múltiplas afinações mas “empíricas” com aplicação das bleed valve (que vão “enganar”a wastegate)
- infinitas afinações mas "cientificas" com o tal “radiozinho” (que também vai enganar a “wastegate”)
Ora fazendo uma afinação mecânica sendo num TGV ou num turbo convencional deixará é de existir
directamente troca de informação com a ECU, o que não permitirá diferentes afinações do motor imediatas ou tão precisas.
Sendo assim, acho que o problema maior não será do controlo mecanico/electronico do turbo R2S, (até porque este não é mais do que 2 turbos convencionais, digo eu

), mas sim da elevada pressão que este pode gerar (até 2.6 bar) e se será possivel neste caso reduzirmos (sem perder a eficacia do mesmo) para pressões de 1.0-1.3 bar, para que os nossos motores aguentem com fiabildade ... e é claro esquecendo os efeitos secundarios.
Já agora :
“
MITSUBISHI L200 EVO PROM 2 - RALLY
Ficha Técnica
Motor Diesel, dianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha; duplo comando de válvulas no cabeçote; quatro válvulas por cilindro, pistões especiais Mahle; bielas forjadas, bomba injetora mecânica rotativa, coletor de escape Promacchina dimensionado e confeccionado em aço inox; turbo alimentador BorgWarner R2S; ... 270 cv a 3.500 rpm, torque: 70 mkgf a 2.200 rpm, ... ”Em :
http://www.gpnews.com.br/noticias/pick- ... ritiba.htm
Abraço,
MM
PS: corrigam-me se estiver errado F.F.