Diminuir consumo GR Y60

Registado: 11 jul 2009, 23:23

Diminuir consumo GR Y60

Mensagem por jpcanta » 17 set 2011, 19:15

Olá a todos,

Gostaria de saber se existem algumas "novidades" tecnológicas que permitam optimizar o consumo num Patrol GR Y60.

O meu GR está a fazer entre os 13 e o 15 l/100 Km em utilização normal (estrada e auto estrada), o que realmente é um pouco desajustado nos dias que correm.

Agradeço se alguém puder ajudar.

Cumprimentos a todos.
JPCanta
Patrol GR 2.8 TD Y60 Special Edition

Re: Diminuir consumo GR Y60

Mensagem por jpcanta » 17 set 2011, 23:40

Boas,

Falei hoje com um ex-patroleiro, da zona de Vila Nova de Gaia que teve um Patrol GR Y60, e que diz que aplicou um intercooler e uma "válvula" no turbo, o que reduziu bastante os consumos (ele falou em 10 l/100 Km, o que me parece muito optimista) e inclusivamente reduziu muito o problema de aquecimento de motor, sobretudo quando puxamos algum atrelado.

Alguém pode comentar este testemunho?

Abraço
JPCanta

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 18 set 2011, 08:39

jpcanta Escreveu:O meu GR está a fazer entre os 13 e o 15 l/100 Km em utilização normal (estrada e auto estrada), o que realmente é um pouco desajustado nos dias que correm.

De "pé levantado" e sem abusos é a média normal :okkk:

Registado: 17 dez 2006, 09:21

Mensagem por Infernal_Cruiser » 18 set 2011, 14:07

O meu GR era longo e fazia 12L.
N tinha alteração nenhuma no motor.
Anda no binário máximo d motor, nada d acelerações bruscas, mete um intercooler, filtro d ar limpo, já deve baixar um bocado.

Mensagem por jpcanta » 18 set 2011, 14:41

Coneces algum sítio próximo de Alcochete onde possa fazer essa alteração à confiança?

Registado: 08 jun 2009, 23:08

Mensagem por andremota77 » 18 set 2011, 14:58

na 6ª feira fiz quase 400 km e em estrada nacional e fiz uma média de 11 .

velocidade normal , 90 /100 e pé calmo

tenho um patrol 260 ...

Mensagem por jpcanta » 18 set 2011, 20:37

No meu Gr Y 60, a essa velocidade o melhor que consigo são 13 l/100 Km!

Registado: 11 set 2011, 19:46

Mensagem por Brutacalma » 19 set 2011, 20:04

Boas companheiro

Parece-me seguro dizer que a malta aqui não se preocupa muito com isso, em 1º lugar porque tem um Patrol :), em 2º lugar porque quer é dar calor...

Agora quanto a consumos, sugiro o "normal" de uma revisão, ou seja mudar filtro , e em seguida "dar um toque" á Bomba injectora ( no sentido contrário do que todos aqui fazem).

Creio que qualquer mecânico faz...

Cumprimentos

Registado: 30 set 2005, 10:36

Mensagem por terleira » 19 set 2011, 21:02

Comprar um Smart...

5L / 100

:zumm: :zumm: :zumm: :zumm: :zumm:

[}:)]

Ps. Brincadeira....
Evitem criar tópicos desnecessários. Procurem antes de Postar.
Utilizem o SUPORTE.
Má educação e comportamento abusivo sem tolerância.
Ler não é falar. Cuidado com a má interpretação.

Forum PATROL AVENTURA o maior de todo-o-terreno em Portugal.

Mensagem por Infernal_Cruiser » 19 set 2011, 21:32

Tb se pode dar mais pressão ao turbo.

Registado: 02 nov 2009, 12:01

Mensagem por Gil » 20 set 2011, 11:57

Brutacalma Escreveu: e em seguida "dar um toque" á Bomba injectora ( no sentido contrário do que todos aqui fazem).

ele amansa logo! eu começava por aí.
senão aplica cabstar...
sou do Vitória até morrer!

Registado: 05 jun 2010, 23:26

Mensagem por chefe Gonçalo » 20 set 2011, 13:39

Gil Escreveu:
Brutacalma Escreveu: e em seguida "dar um toque" á Bomba injectora ( no sentido contrário do que todos aqui fazem).

senão aplica cabstar...

entao se o homem com um patrol ta preocupado em poupar no gasoleo vai ter dinheiro pa comprar e aplicar um motor cabstar? :D :D :D

brincadeira :D
Em pequenino a minha professora perguntou: "Gonçalo, que queres ser quando fores grande?" e eu respondi "Quero ter 6 cilindros e ser um patrol." Nada mudou desde então.

cumprimentos

Registado: 02 nov 2009, 12:01

Mensagem por Gil » 21 set 2011, 12:00

chefe Gonçalo Escreveu:
Gil Escreveu:

senão aplica cabstar...

entao se o homem com um patrol ta preocupado em poupar no gasoleo vai ter dinheiro pa comprar e aplicar um motor cabstar? :D :D :D

brincadeira :D

:loool:

mas verdade seja dita. quem tem um patrol não pode estar preocupado com os consumos. mas digo-te já uma táctica que ajuda imenso e é nessa que me vou baseando. carrega mais devagar no pedal do lado direito e não o leves tanto a fundo :unibrow:
sou do Vitória até morrer!

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Mensagem por PJHO » 23 set 2011, 19:33

Já tive 3 turbos diferentes num Y60 curto.
Já tive 2 curtos (e ainda tenho).

Da minha experiência, não há milagres.
Já fiz 11L/100 Km em estrada com goela aberta (bomba injectora), turbo a 1,4 de pressão máxima, pneus 35" e muito ferro a pesar...
Velocidade máxima nunca acima dos 120 Km/h em tempo frio (consome menos).
Velocidade de cruzeiro à volta dos 100 Km/h.

Para mim o grande segredo é o pé direito e ser paciente. Ele pede, eu sei, mas nem sempre lhe devemos dar! :D
A goela não deve estar muita aberta, senão não há mesmo hipótese.
Mais ar e menos gasóleo... Ele chega lá na mesma. Não dá a mesma pica, é certo, mas no final do mês poupa-se um bom bocado!
Ah... e manutenções sempre em ordem! Filtros, sobretudo!

Boa sorte!

:okkk:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Mensagem por terleira » 30 set 2011, 13:06

Um Patrol ou qq outro jipe gasta sempre para cima de 11L...

Mesmo os ditos jipes que são mais SUV's gastam como gente grande.

É como disse... O SMART gasta 5 aos 100 ... [}:)] [}:)]
Utilizem o SUPORTE.

Mensagem por andremota77 » 30 set 2011, 13:31

qualquer jipe gasta mais de 10 litros :cool: :cool:

Mensagem por Infernal_Cruiser » 30 set 2011, 17:06

Um Suzuki gasta menos d 10L.
A malta dos Suzukis andam a deixar falar mal dos jipes!

Mensagem por jpcanta » 11 out 2011, 09:36

Boas pessoal,

Efectivamente, pelo que vejo por aqui, realmente consumos não são uma prioridade.
Fico contente por termos tantos "folgados" aqui no fórum!

No entanto, a ideia do intercooler parecia ser um bom caminho, mas o investimento pode não compensar.

Relativamente à opção do Smart.... isso é uma espécie de carro, ok tem rodas e um motor mínimo, mas tente puxar uma moto de água numa rampa e depois vemos quantos litros tem que colocar em cima dos 5 aos 100!

Estou a ponderar trocar o Patrol a um Touareg V6 TDI, aí vou baixar os consumos e poluir menos o ambiente!

Cumprimentos
JPCanta

Mensagem por andremota77 » 11 out 2011, 12:10

jpcanta Escreveu:Boas pessoal,

Efectivamente, pelo que vejo por aqui, realmente consumos não são uma prioridade.

No entanto, a ideia do intercooler parecia ser um bom caminho, mas o investimento pode não compensar.

Relativamente à opção do Smart.... isso é uma espécie de carro, ok tem rodas e um motor mínimo, mas tente puxar uma moto de água numa rampa e depois vemos quantos litros tem que colocar em cima dos 5 aos 100!

Estou a ponderar trocar o Patrol a um Touareg V6 TDI, aí vou baixar os consumos e poluir menos o ambiente!

Cumprimentos
JPCanta

ter um jipe e andar a olhar para os consumos é uma ironia, pois todos nós sabemos que não consomem menos de 10 litros.

agora para puxar uma mota de água, que gasta gasolina até dizer chega e até tem uma manutenção porreira, não consegues com um smart mas também com um GR tás sempre a pagar classe 3 nas portagens :hummm:

quanto à troca por um Touareg, vou dar-te o meu conselho por experiencia propria. gasta tanto ou mais e tem um custo de manutenção ASSUSTADOR!

por esse preço compras, por ex: um Nissan Quasquai que consume metade e até existe em 4x4, pois para trocar por um touareg é porque não vais fazer TT. :nod: :nod:

é só a minha modesta opinião.

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Mensagem por PJHO » 12 out 2011, 13:56

jpcanta Escreveu:Efectivamente, pelo que vejo por aqui, realmente consumos não são uma prioridade.

Companheiro, penso ter havido ao longo deste tópico contributos práticos e sugestões objectivas quanto a eventuais reduções de consumo, mostrando o empenho, a camaradagem e o interesse dos Patroleiros em ajudar.
No entanto, milagres neste campo creio não haver... :confused:
De facto, num fórum essencialmente de todo-o-terreno onde a maioria dos membros procura tirar o máximo de partido das prestações dos seus Patrol (em TT), o consumo não será a prioridade...
Isto está difícil para muitos de nós, certamente a maioria, onde me incluo, e por isso muitos Patroleiros têm colocado os seus "meninos" à venda. :crybaby:
Há que ter a consciência do jipe que é, bem como das suas particularidades, sendo uma delas os consumos muitas vezes excessivos, especialmente se não se tiver calma com o pé direito e se se inventar muito em alterações...

Reiterando um pouco o que já se disse, penso que a melhor forma de se reduzir o consumo será através de uma condução mais económica e paciente, manter as prestações originais do jipe, ou mesmo melhorá-las no sentido da poupança, certamente com algum prejuízo em termos de performance, entre outras coisas já apontadas.

Penso que a montagem de um intercooler poderá ajudar, mas o custo associado à alteração levará bastante tempo a ser "amortizado". A poupança efectiva de combustível levará o seu tempo a justificar o investimento. Mais ainda, se a alteração não for feita especificamente para o efeito desejado, poderá até aumentar o consumo. Normalmente associado à montagem de um IC, vêm outras mexidelas menos "económicas"...

Boa sorte.
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Registado: 12 abr 2008, 16:16

Mensagem por victor rio » 19 out 2011, 21:33

PJHO Escreveu:
jpcanta Escreveu:Efectivamente, pelo que vejo por aqui, realmente consumos não são uma prioridade.

Companheiro, penso ter havido ao longo deste tópico contributos práticos e sugestões objectivas quanto a eventuais reduções de consumo, mostrando o empenho, a camaradagem e o interesse dos Patroleiros em ajudar.
No entanto, milagres neste campo creio não haver... :confused:
De facto, num fórum essencialmente de todo-o-terreno onde a maioria dos membros procura tirar o máximo de partido das prestações dos seus Patrol (em TT), o consumo não será a prioridade...
Isto está difícil para muitos de nós, certamente a maioria, onde me incluo, e por isso muitos Patroleiros têm colocado os seus "meninos" à venda. :crybaby:
Há que ter a consciência do jipe que é, bem como das suas particularidades, sendo uma delas os consumos muitas vezes excessivos, especialmente se não se tiver calma com o pé direito e se se inventar muito em alterações...

Reiterando um pouco o que já se disse, penso que a melhor forma de se reduzir o consumo será através de uma condução mais económica e paciente, manter as prestações originais do jipe, ou mesmo melhorá-las no sentido da poupança, certamente com algum prejuízo em termos de performance, entre outras coisas já apontadas.

Penso que a montagem de um intercooler poderá ajudar, mas o custo associado à alteração levará bastante tempo a ser "amortizado". A poupança efectiva de combustível levará o seu tempo a justificar o investimento. Mais ainda, se a alteração não for feita especificamente para o efeito desejado, poderá até aumentar o consumo. Normalmente associado à montagem de um IC, vêm outras mexidelas menos "económicas"...

Boa sorte.

Alta prosa PJHO :D ....

Só ando por maus caminhos por 2 razoes,por TUDO e por NADA!!
936699309 Gondomar
CumprimenTTTos

Registado: 14 jan 2010, 21:11

Mensagem por nuno toribio » 20 out 2011, 21:41

o meu so diminui o consumo......... :bangg: :bangg: quando esta para a porta de casa lolol :anjo: :anjo: de resto é o que é nao ha milagres :anjo: :anjo:
4X4= PATROL GR.... " 4 cilindros É para MENINOS"

Registado: 14 dez 2006, 12:09

Mensagem por Vendaval R Pereira » 21 out 2011, 21:24

querem um milagre ? :music: :music:
montem um gerador de hidrogenio :sabe:
Saudaçoes TT...
Duarte Pereira. Alentejo profundo

Mensagem por terleira » 22 out 2011, 09:15

Bem, ironias à parte... Olha que um Smart ainda te surpreende a puxar a mota de água.... não sei. Tenho cá alguns por isso querendo testar... podemos tentar arranjar.

Touareg !? o que não gastas em diesel gastas na primeira vez que fores ao mecânico fazer revisão. Mas isso... cada um sabe de si. Compra antes um discovery! Foi eleito o jipe do ano para puxar atrelados e quem sabe, o consumo talvez seja mais simpático.

Se não gostares do Discovery, tens o RR ou o freelander (aqui gastas menos de certeza), Rav4...

:loool:

Ou ... há sempre o Dacia Duster! :zumm: :zumm:

Utilizem o SUPORTE.

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes