Boas uma duvida, é assim vou colocar o radiador atráz será melhor colocar as ventoinhas a puxar o ar (atraz) ou a emporrar(frente) do radiador.
Enviado: 22 jun 2006, 13:11
por nunoeumiranda
Boas
O radiador deve de ficar com uma ligeira inclinaão...topo deste mais proximo possivel da cabine ( caso seja pickup ) com as ventuinhas viradas para a traseira... ou seja olhando para a traseira do carro tens de ver a ventoinha sobreposta ao radiador... depois podes optar por 2 em x de 1.. dizem os entendidos que da mais arrefecimento... mas ai ja nao sei...
Nunca tapes o radiador como alguns que eu conheço que fazem essa aplicação e depois colocam o pneu suplente a tapar...
Abraços
Enviado: 22 jun 2006, 13:35
por nelsontomas
Pois, o problema é que a ideia inicial, e a que iremos exprimentar é colocar o radiador de lado a canalizar o ar do espaço onde esta o vidro.. Por uma questão do espaço principalmente.
Como o circuito irá ficar muito maior, pode ser que compense essa posição... mas na verdade nunca vi nenhum assim montado. alguma Ideia ou sugestão??
Enviado: 22 jun 2006, 13:53
por ruipedro
Quanto a mim a inclinação do radiador nada tem a ver com o arrefecimento...acredito mais que seja por uma questão de protecção em capotanços.
Quanto a colocar a ventoinha a frente ou atrás do radiador vai dar exactamente ao mesmo, desde que as ventoinhas empurrem o ar para a traseira do carro.
Se fosse eu, colocava 2 ventoinhas em funcionamento continuo, com um termostato a funcionar correctamente e assim evitavam-se dissabores de aquecidelas.
Ja tive hipotese de testar um bom par de ventoinhas e aconselho vivamente o uso do conjunto utilizado nos velhinhos renaults 25 V6 injection que são de extrema eficácia (convem utilizar reles para compensar o esforço criado por estas ventoinhas)
Enviado: 22 jun 2006, 19:43
por Mário Guedes
uma pergunta.....
se o radiador for colocado atraz vai ter que haver mais comprimento de tubo entre este e a bomba de agua, certo?
Não será melhor colocar uma bomba de água com maior débito? Porque se a bomba for de origem está preparada uma curta distancia entre o radiador e o motor, assim colocando uma de maior debito irá compensar.........será?????
Enviado: 22 jun 2006, 22:43
por nelsontomas
Boas, a ideia é colocar uma bomba auxiliar do meio para trás do circuito.
E depois testar a ver se a maquina aqueçe os tudos da frente até atrás esta a ser feito em tudo de escape