Intercooler ar/água em y61...

Registado: 14 jun 2007, 16:09

Intercooler ar/água em y61...

Mensagem por midnightlimb » 24 jul 2011, 00:54

Oi pessoal:

tenho andado a ler umas coisas sobre intercoolers e gostaria de saber as vossas opiniões sobre a montagem de um intercooler ar/água no y61 sobrealimentado com TGV...

Acham que seria algo a ser estudado?
Valeria a pena em relação ao intercooler original?
Há ganhos evidentes ou desvantagens?

Há kits deste tipo à venda por valores bastante razoaveis:

Imagem

Há ideias? Alguém já testou?

Registado: 02 jan 2009, 21:51

Re: Intercooler ar/água em y61...

Mensagem por MiguelGomes » 24 jul 2011, 12:52

Essa ideia não é nova, basta meteres uns mija tipo os dos limpa vidros e um deposito de agua com uma bombinha e quando quiseres basta pressionares o botão para que seja molhado o intercooler.

Isso usa-se em competição, e o Mitsubshi Evo assim como o Subaru Impresa trazem isso de origem.
O contacto da água com o radiador melhora o arrefecimento do mesmo, como Y61 já tem o ventilador de origem, ficas com tudo feito.
Os mijas são montados de forma a que quando estão a funcionar molhem bem o radiador.
E só funcionam segundos, o suficiente para molhar.

CumprimenTTos
MiguelGomes

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 24 jul 2011, 20:57

boas...

segundo o k percebi o ic k o nosso amigo midnightimb s refere é aos ic onde o ar é arrefecido pela agua k passa dentro do msm logico k sem contacto direto com o ar k vai para o motor .. e nao esse sistema do arrefecimento do ic "borrifando " com agua, k isso tb funciona é verdade mas a grande vantagem do ic ar agua é msm o facto de akilo nao passar de 1 "tubo" k concerteza k tem menos centimetros cubicos logo demora menos a "encher" e pela k sei a capacidade de arreferimento é enorme pois a agua trabalha num circuito fechado passando por 1 radiador de agua ... mas na minha opiniao a grande vantagem deste ic é msm o facto de poder ser aplicado de modo a k o circuito do ic fique pequeno, pois esse ic pode ficar "perto" do colector e turbo evitando tubagens mais curvas etc.. no caso do 61 msm com o ic por cima do motor reduzirá tubagens de certeza mas agora imaginem num carro k tenha o ic na frente....

abraço....

Mensagem por midnightlimb » 24 jul 2011, 23:00

É isso mesmo, João. É disso k estou a falar

Mensagem por joao trapol » 24 jul 2011, 23:16

midnightlimb Escreveu:É isso mesmo, João. É disso k estou a falar

ja agora.... aki á 2,3 anos andava aki alguem k vendia isso alias conheço kem tenha isso montado num toy vx 3.0 e ate é 1 membro ca do forum k é o pulgas e na altura lembro m k ele fez testes de potencia antes e depois e os resultados foram mt bons....estes acho k eram de 1 marca tipo pwr ou algum parecido... (ou é impressao minha ou estou praki a dizer 1 palavrao mas ate vou pesquisar sobre isso..

abraço...

Mensagem por joao trapol » 24 jul 2011, 23:20

era msm isso pwr..... agora nao sei é kem vende cá....

http://www.pwr.com.au/#/view=products/s=rs/

abraço...

Registado: 05 abr 2006, 12:56

Mensagem por Anselmo Cunha » 25 jul 2011, 19:30

joao trapol Escreveu:era msm isso pwr..... agora nao sei é kem vende cá....

abraço...

Oi Nel,

Por acaso tb andei a pensar nisso mas depois...... ficou ic allisport... Quem vende isso aos pontapés é o Serafim da AVANPEÇAS.
Abraço Anselmo Cunha

Mensagem por midnightlimb » 25 jul 2011, 21:42

Essa casa Avanpeças vende material da PWR que é bom e a preços muito acessíveis...

O que seria importante debater aqui seria a aplicação do sistema no y61 relativamente aos ganhos...

Por ex. seria necessário o kit completo ou, como o y61 já tem ventilador debaixo do intercooler, bastaria o sistema de arrefecimento a água com a bomba de água?

Utilizar o intercooler original seria suficiente ou acham que seria melhor um intercooler maior aumentando a entrada de ar do capot? Será que há espaço?

Conhecem alguém que tenha um sistema destes montado? Há fotos?

Há sugestões relativamente à localização da montagem para encurtar os tubos e melhorar o rendimento?

Os ganhos serão significativos?

Vi esta foto k acham?

Imagem

Registado: 31 out 2008, 21:06

Mensagem por toymen » 25 jul 2011, 22:41

midnightlimb Escreveu:Vi esta foto k acham?

Imagem

fds, que azeiteiro :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid:

Registado: 14 jul 2010, 21:13

Mensagem por andrecorreia » 25 jul 2011, 23:00

Ja tive no meu Peugeot e é bastante eficiente pois como tem um core pequeno enche bastante rapido, logo, mais baixas mas tens que ter um bom deposito de agua uma bomba de agua uma radiador e umas ventoinhas para arefecer bem aquilo.

Eu tenho um para vender e deposito em inox se alguem quiser avise ;).

Mensagem por joao trapol » 25 jul 2011, 23:52

Anselmo Cunha Escreveu:
joao trapol Escreveu:era msm isso pwr..... agora nao sei é kem vende cá....

abraço...

Oi Nel,

Por acaso tb andei a pensar nisso mas depois...... ficou ic allisport... Quem vende isso aos pontapés é o Serafim da AVANPEÇAS.
Abraço Anselmo Cunha

é isso nel nao sabia k ele tinha disso.... mas fica a info... ficas t pelo allisport e ficas t bem...

em relaçao ao ic no 61 acho k seria 1a boa opçao pela facto dos nossos motores nao serem top em baixas , esse ic acredito k seja mais 1a pekena ajuda para melhorar baixas, k juntando a outras coisas k se podem fazer para melhorar as baixas, faz s 1 bom carro

abraço

Mensagem por midnightlimb » 26 jul 2011, 00:01

Alguém tem esquema de montagem no y61... ou ideias para o melhor sitio para colocar o material...

Mensagem por joao trapol » 26 jul 2011, 00:14

midnightlimb Escreveu:Alguém tem esquema de montagem no y61... ou ideias para o melhor sitio para colocar o material...

e´bem capaz k ja alguem tenha enfiado isso em algum 61 mas o melhor é msm abrir o capô e queimar neuronios...

abraço...

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes