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Problema?? Y61 td6 de 99

Enviado:
17 fev 2011, 18:38
por dave_sjm
boas
Tenho uma duvida e aqui os mais entendidos são capazes de saber do que se trata.
Detectei isto depois de estar com um amigo que tb tem um 61 do mesmo ano, é o seguinte:
no 61 do meu amigo quando está ligado em ponto morto, ao acelerar suavemente as rotações sobem tambem de forma suave, mas quando está uma mudança qualquer engrenada, sempre com o pé na embraiagem, ao acelerar as rotações sobem de forma mais forte e rápida. no meu quando faço o mesmo (com mudança engrenada e pé na embraiagem) as rotaçoes sobem da mm forma (como se estivesse em ponto morto), realmente tenho notado o animal um bocado molengao e perde em subidas.O turbo está a carregar bem, mas só em rotaçoes acima das 2000 é que ele se mostra mais disponivel.
Alguem me sabe dizer se há aqui alguma coisa de errado?
Cumprimentos
David Ferreira
Re: Problema?? Y61 td6 de 99

Enviado:
17 fev 2011, 19:03
por dave_sjm
Já me deram várias teorias..
Uma delas, quando a correia de distribuiçao foi mudada, o motor foi colocado ao ponto mas a polie da bomba pode nao estar (ao ponto) , que basta estar um dente atras ou á frente que pode ser dai.
Outra teoria é dar lhe umas gazadas pq o carro esta muito preso por causa da conduçao mais pacata do antigo dono.
Outra teoria será algo do foro eléctrico, em que ao engrenar a mudança, dá um sinal para o acelerador electronico, e para a bomba de forma a ter o power disponivel...
Re: Problema?? Y61 td6 de 99

Enviado:
17 fev 2011, 19:06
por Raal
Boas!
Tens a revisão em dia filtros bem limpinhos principal// o de ar??
Opah pode ser alguma cena entupida tipo filtro de gasoleo ja velho ....agr n sei!
Depende se tens revisão em dia ou nao!
Se nao tens faz e exprimenta se nao temos que pensar noutro problema!
Espero ajudar..
Re: Problema?? Y61 td6 de 99

Enviado:
17 fev 2011, 19:17
por dave_sjm
o gr tem agora 129 mil km, mudei lhe o oleo, antes disso tinha mudado os filtros (mas na mao do antigo dono), eu comprei-o há cerca de 2 semanas e parece impecavel em tudo, tirando esse pormenor...
haverá alguma valvula, ou relé k dê o sinal em como a mudança está engrenada e faça com que ele aumente as rotaçoes mais rapido??
a minha duvida maior está ai...ainda nao sou muito conhecedor destas mecanicas, se houver alguem que me confirme isso, agradeço, assim dou mais depressa com o problema ;)
Atençao, este gr está completamente stock e sempre foi carro de estrada. ja andei debaixo dele, e nao se vêm marcas nem nada a babar, nesse ponto tá sequinho...
Re: Problema?? Y61 td6 de 99

Enviado:
17 fev 2011, 19:31
por José M Barateiro
essa das rotações subirem de uma forma diferente dependendo se está uma mudança engatada ou não...nunca tinha ouvido, mas como de mecanica nada sei

quanto ao achares que que ele "morre" um pouco espreita o filtro do ar digo isto por expriência própia, tenho um igual e com o filtro limpo é outra coisa ou então pode ser a maf....digo eu...
Re: Problema?? Y61 td6 de 99

Enviado:
17 fev 2011, 19:35
por dave_sjm
José M Barateiro Escreveu:essa das rotações subirem de uma forma diferente dependendo se está uma mudança engatada ou não...nunca tinha ouvido, mas como de mecanica nada sei

quanto ao achares que que ele "morre" um pouco espreita o filtro do ar digo isto por expriência própia, tenho um igual e com o filtro limpo é outra coisa ou então pode ser a maf....digo eu...
Eu tambem nunca tinha ouvido nessa diferença, até ter o meu ao lado do gr do meu amigo e ver isso a acontecer.
Basta carregar da mesma forma no acelerador, mas a maneira como as rotaçoes sobem no dele, nao tem nada a ver...
Re: Problema?? Y61 td6 de 99

Enviado:
17 fev 2011, 21:02
por daniel1
posso tar enganado mas isso deve ser como nos audis com a embraiagem em baixo sobe mais rapido as rotaçoes e descem mais rapido tambem. nota-s o motor mais rapido. se for igual deves ser uma valvula k tem no pedal avariada e nao enforma a centralina se a embraiagem ta em baixo ou em cima.
ps: quando montei o cruise control no meu audi A4 ele nao funcionava pk essa peça tava avariada e enformava a centralina que a embraiagem estava em baixo.
posso estar a dizer uma asneira muito grande mas nos audis tenho a certeza que e assim que funciona.
abraço
Re: Problema?? Y61 td6 de 99

Enviado:
17 fev 2011, 21:13
por dave_sjm
daniel1 Escreveu:posso tar enganado mas isso deve ser como nos audis com a embraiagem em baixo sobe mais rapido as rotaçoes e descem mais rapido tambem. nota-s o motor mais rapido. se for igual deves ser uma valvula k tem no pedal avariada e nao enforma a centralina se a embraiagem ta em baixo ou em cima.
ps: quando montei o cruise control no meu audi A4 ele nao funcionava pk essa peça tava avariada e enformava a centralina que a embraiagem estava em baixo.
posso estar a dizer uma asneira muito grande mas nos audis tenho a certeza que e assim que funciona.
abraço
Pelo menos já é mais uma coisa que posso ver ;) tb ando ás apalpadelas a ver se descubro o rato.
mas há aqui uma coisa que nao encaixa bem nessa teoria, passo a explicar ;) qd se liga o botaozinho "heat" qd ele tá frio, as rotaçoes sobem um bocado (normal) sempre que carrego na embraiagem as rotaçoes voltam ao normal, ou seja, se essa valvula for a mesma para ambas as funçoes, nao está parida...
vamos a ver se mais alguem se acusa com uma possivel soluçao ;)
é que prefiro estar mais informado do que o meter no mecanico e andar ás aranhas e lixar me com a conta da mao-de-obra ehehehh
Abraços
Re: Problema?? Y61 td6 de 99

Enviado:
18 fev 2011, 16:35
por bnascimentomelo
Acho que o teu carro tem a EGR e a válvula de Throttle com o funcionamento original e que o GR do teu amigo tem a EGR anulada bem como a válvula de throttle aberta.
Lê este tópico:
http://www.patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?f=4&t=2126Depois diz qq coisa.
Acerca do comportamento na subida de rotações, a temperatura do motor também conta (a válvula de throttle só abre totalmente após os 70º).
Recomendo:
. desmontar esta válvula e abri-la;
. tapar o tubo de vácuo à EGR.
Cumprimentos
Bruno
Re: Problema?? Y61 td6 de 99

Enviado:
18 fev 2011, 20:02
por dave_sjm
bnascimentomelo Escreveu:Acho que o teu carro tem a EGR e a válvula de Throttle com o funcionamento original e que o GR do teu amigo tem a EGR anulada bem como a válvula de throttle aberta.
Lê este tópico:
http://www.patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?f=4&t=2126Depois diz qq coisa.
Acerca do comportamento na subida de rotações, a temperatura do motor também conta (a válvula de throttle só abre totalmente após os 70º).
Recomendo:
. desmontar esta válvula e abri-la;
. tapar o tubo de vácuo à EGR.
Cumprimentos
Bruno
Boas
Tenho quase a certeza que ele nao lhe mexeu, até porque cheguei lhe a falar dakilo que li nesse tópico,
pode ser que a throttle valve dele possa estar berrada...
alguem nota esta diferença de aceleraçoes com mudança engrenada e sem estar engrenada??Em carro de origem, claro ;)
vou ttentar fazer essa avaria de desligar o tubo de vácuo e tamponar na saida da bomba pra ver se ele faz a mesma coisa que o dele.
Re: Problema?? Y61 td6 de 99

Enviado:
19 fev 2011, 09:29
por Paulo Gonçalves
já tive 2 e fazia igual nos dois, julgo que seja da electrónica (pedal eléctrico), meti a pouco bomba mecanica e não me tenho apercebido dele voltar a fazer

Re: Problema?? Y61 td6 de 99

Enviado:
19 fev 2011, 17:56
por dave_sjm
Paulo Gonçalves Escreveu:já tive 2 e fazia igual nos dois, julgo que seja da electrónica (pedal eléctrico), meti a pouco bomba mecanica e não me tenho apercebido dele voltar a fazer

Ou seja, é normal então neste modelo ele fazer aquela diferença de aceleração?
vou ter k ver se anda algum relé marado ali no meio e apontar para o pedal electrico a proxima vez que for ao mecanico.
Alguma ideia de valores da peça?
Obrigado ;)