HELP. ...quem tem um Y61 3.0Di zona de Lisboa? e MAF

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HELP. ...quem tem um Y61 3.0Di zona de Lisboa? e MAF

Mensagem por rs2 » 24 set 2005, 10:58

Olá
Queria fazer um pedido, estou a pensar comprar uma MAF nova para o meu GR, no entanto gostaria de experimentar o GR com uma MAF q saiba q esteja boa, so para confirmar q nao vou deitar $ fora. Isto seria dar uma voltinha com a MAF trocada e depois já tava visto. vale um lanche :-) ou umas bjecas... ha algum "corajoso"?

Ja agora sabem onde comprar a MAF mais barata do q na Nissan? (eles n fazem sequer descontos)
Estava a pensar ir ali a espanha comprar uma ai num dia q fosse visitar uns amigos meus para aqueles lados... pelo menos o Iva é mais barato do q cá.

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Mensagem por José M Barateiro » 24 set 2005, 21:31

Não te posso ajudar porque que o meu y61 é o 2.8, mas já agora desculpando a minha ignorância o que é uma MAF?

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Mensagem por Paulo Lança » 25 set 2005, 11:31

É um medidor de massa de ar , o meu carro já levou um em garantia .

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Mensagem por José M Barateiro » 25 set 2005, 20:58

Obrigado pelo esclarecimento.
Os meus conhecimentos de mecânica são limitados.
O meu GR no Inverno passado de manhã com o frio retraia-se um pouco apesar do filtro do ar não estar muito sujo mudo-se e ficou bastante melhor, de seguida deram com um spray no que eu penso ser o MAF e voila acabaram-se os engasganços a frio.

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 26 set 2005, 08:31

Explicação da MAF

http://www.tuning.online.pt/tuningonlin ... AFdiag.htm

Vitor, não te posso ajudar pois o meu é um 2.8.
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Mensagem por Paulo Lança » 26 set 2005, 09:23

Manwell_Mayraids Escreveu:Explicação da MAF

http://www.tuning.online.pt/tuningonlin ... AFdiag.htm

Vitor, não te posso ajudar pois o meu é um 2.8.


MAF: A medida do fluxo de ar para o motor é feita pelo sensor de massa de ar através de um fio percorrido por uma corrente eléctrica. Este sensor está acoplado à caixa do filtro de ar e inclui duas grelhas que tem como objectivo reduzir a turbulência do ar. Também é feita referência às redes como medida de protecção contra a possibilidade de ratos roerem o filtro e entrarem para o motor, danificando-o irremediavelmente. Este sensor não tem partes móveis. Um fio condutor muito fino é percorrido por uma corrente eléctica que o mantém a 180ºC acima da temperatura do ar. Quando o fluxo de ar aumenta, o fio é arrefecido e a resistência dos sensores muda. A corrente no fio é aumentada para manter o fio à mesma temperatura constante. Esta alteração é convertida numa tensão que é enviada à centralina para que calcule o volume de ar que entrou. A sujidade e óleo no sensor podem causar leituras incorrectas ou deficientes. Por causa disto, o fio da MAF é aquecido até 1000º por um período de 1 segundo a cada vez que o motor é desligado, de modo a queimar alguns resíduos que possam ter ficar no filamento. Se é detectada alguma avaria no sensor, o sinal é substituído por um valor fixo de modo a que o carro possa ser conduzido.

És uma enciclopédia online [bigsmile] [clap] [wink]

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Mensagem por tuaregue » 26 set 2005, 22:44

Victor!!!
Conta comigo!!!


Sou eu, o Rafael, já nos conheçemos!
Editado pela última vez por tuaregue em 30 set 2005, 08:45, num total de 1 vez.

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 28 set 2005, 13:33

Da enciclopédia on-line :D :

Caudalímetro, Medidor de massa de ar, Debitómetro, AFM, MAF; são todas designações que se utilizam para identificar um dos componentes mais importantes e intervenientes na gestão dos motores modernos de injecção a gasolina ou diesel. As MAFs funcionam, informando em tempo real a centralina de comando da gestão do motor, da massa de ar que passa no canal da admissão, intervindo por isso, no cálculo do avanço da abertura dos injectores, volume injectado, pressão da bomba de injecção (excepto common-rail) e pressão do turbo. As MAF utilizadas pelas principais marcas de automóveis europeias, utilizam praticamente todas o mesmo princípio de funcionamento: A MAF é composta de um corpo, onde para além de um segmento de conduta de admissão, também existe um sensor de massa de ar, respectiva placa de circuíto electrónico de controlo e normalmente uma grelha de protecção ao sensor. O sensor é composto de um filamento de liga de platina-tungsténio com uma espessura de 0.07 mm e com um comprimento de alguns centímetros, e varia a sua resistividade com a temperatura do ar. As diferenças de resistividade são medidas atráves do cálculo em tempo real da tensão nos seus extremos. Quando o motor está em funcionamento, o filamento é mantido a uma temperatura constantemente superior em 150 ºC em relação à temperatura do ar que passa por ele. Este valor pode diferir ligeiramente consoante a marca e o país onde o carro é comercializado. Quando o ar passa pelo filamento, a cada incremento de velocidade, corresponde uma diminuição de temperatura no filamento, e a cada decréscimo de velocidade do ar, corresponde um aumento de temperatura do filamento (dado que ele está constantemente a ser aquecido pela resistência auxiliar) . Essas diferenças de temperatura são registadas em tempo real por medição de tensão nos extremos do filamento, e depois de processada, essa informação é transmitida à centralina a qual em seguida cumpre a sua função de gerir o motor de acordo com os mapas que estejam a ser utilizados naquele instante. O filamento é sensível a diferenças de temperatura da ordem de 0.05 a 0.1 ºC, portanto permite efectuar uma leitura fina da temperatura do ar que o atravessa. Mas o que é que a temperatura tem a ver com massa e velocidade do ar? Bom, quem anda de mota sabe perfeitamente, que a temperatura do ar, quando estamos parados é muito diferente de quando vamos a ripar! Em movimento, o ar arrefece e quanto mais rápido mais frio se torna, sendo que fica menos frio quando decresce a velocidade. Este fenómeno é válido para velocidades do ar até cerca da velocidade do som (340m/s), a partir daí, surge um outro fenómeno paralelo, que é a fricção a qual por atrito, começa fazer aquecer a superfície de contacto com os corpos que se desloquem no ar a essas velocidades. E de igual forma o mesmo princípio se aplica ao teor de humidade do ar. De facto, quanto mais húmido estiver o ar, para uma dada temperatura ambiente e em estado de repouso, maior o arrefecimento que provoca quando em movimento. Com a pressão atmosférica, o filamento arrefece mais com maior densidade do ar (Altitudes baixas) e arrefece menos com menor densidade do ar (Altitudes altas). Como todos estes parâmetros fazem variar a temperatura no filamento com diferentes ponderações, o que interessa é que este acaba por efectuar uma leitura conjugada dos três factores, permitindo, com muita precisão, determinar a massa de ar real que entra no motor. Assim, a injecção está sempre a funcionar de acordo com todos os factores atmosféricos, sendo auto-ajustável. Assim, para cada acréscimo ou diminuição de temperatura do filamento, provocado pelo ar entrando na admissão, o filamento arrefece mais ou menos, depois comunica essa diferença à resistência auxiliar que o aquece mais ou menos para o manter sempre à temperatura desejada (150ºC acima da temperatura ambiente). Por fim, dado que para cada valor de variação de tensão da resistência auxiliar, corresponde um dado valor de velocidade que multiplicado pela secção da conduta, fornece o caudal, e dado que a massa é igual ao caudal a multiplicar pela densidade específica do ar, então neste momenta a Dª Centralina possui todos os ingredientes para fazer a sua Sopa de Injecção à Moda do Diesel, ou do Otto. Bom, até aqui eu sei que fui chato, mas se não o tivesse sido, não iríam perceber o que vem a seguir: Tenho visto muitos posts dizendo como se limpa a MAF, que a MAF está suja, etc. Ora bem, vamos lá desmistificar isto. O filamento sensor da MAF já possui um dispositivo de auto-limpeza! Esse dispositivo actua da seguinte forma: Quando o motor está em funcionamento, o filamento encontra-se constantemente a 150ºC acima da temperatura ambiente. Quando desligamos o motor, a MAF procede a uma limpeza Pirolítica (não tem nada a ver com os pirolitos), sendo que a resistência auxiliar aquece instantâneamente (tal como uma vela de incandescência, mas muito mais pequena) o filamento até cerca de 1.000 ºC durante cerca de 10 segundos. Com isso, todos os resíduos de carvão, óleo ou fuligem de qualquer espécie são literalmente vaporizados. Por isso, quando a MAF se avaria, das duas uma: Ou é o filamento que se fundiu ( tal como uma lâmpada de incandescência se funde regularmente), ou é a resistência auxiliar que deu o berro (dado que já não lhe faz a limpeza Pirolítica). Assim, nada de andarem a esfregar e a escovar o filamento ou a dar-lhe com sprays, etc. Isso, não lhe faz nada, dado que se o sistema estiver a funcionar em condições, o filamento já está limpo, sendo que assim, mais cedo o deterioram, por ataque químico e agressão mecânica ( estamos a falar de um filamento com 0.07 mm de espessura). O que se pode e deve limpar com frequência, é a grelha de protecção do sensor (MAF screen), a qual tem alguma tendência para ganhar resíduos no seu reticulado e assim criar condições de turbulência indesejada, ao qual o filamento, em virtude da sua pequeníssima seccção, é muito sensível, enviando sinais ligeiramente alterados e intermitentes à centralina (provoca soluçar durante a aceleração em algumas rotações onde surge a turbulência). E agora o grande “Heeelllloooo, is everybody listening?” Dado que o filamento efectua a sua auto-limpeza aquecendo até aos 1.000ºC durante 10 segundos após cada desligar do motor, e que necessita de cerca de 30 segundos para arrefecer abaixo dos 150º C, o que é que acontece quando desligamos o motor e o voltamos a ligar antes de decorridos cerca de 40 segundos? Isso mesmo! Provocamos uma sobrecarga térmica momentânea no filamento, que lhe vai provocando deterioração prematura, dado que se ligarmos o motor antes do filamento ter tempo de arrefecer, a primeira coisa que o sistema faz é aquecê-lo logo para mais 150 ºC, mas como ele ainda vinha para aí nos 400 ou 500º C, calor + calor igual a um calor dos diabos! e vai daí PPPUUUFFF!!, MAF pó lixo, passa prá cá mais 350 euros!! Por isso, não liguem o motor novamente antes de terem decorrido cerca de 40 segundos a 1 minuto depois de o terem desligado. Acontece mais vezes do que se pensa. Também não liguem várias vezes a chave até à posição 2 ou como se costuma dizer “ignição ligada, injecção ligada, check up, luzes do tablier acessas, etc.” Cada vez que o fizerem, estão a ligar as velas de incandescência de pré-aquecimento do motor, no caso dos diesel, gastando energia desnecessária e no caso geral estão também a aquecer o filamento da MAF repetidamente até mais ou menos aos 170 ºC (Temperatura ambiente+150ºC) e depois quando desligam estão a aquecê-lo até aos 1.000 ºC, provocando acumulação de carga térmica no filamento que o deteriora prematuramente. Agora já começam a compreender porque é que as MAF, de vez em quando, fazem ppuufff ? Pois é!... É lógico que às vezes a falha pode ser por causa da tal resistência auxiliar do filamento, mas que pode ser substituída muito economicamente. O filamento é que não dá hipótese. É logo, “vai comprar outra” ! :crybaby:
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Mensagem por GR » 29 set 2005, 13:21

FONIX ! ganda explicação , melhor não há de certezinha !

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Mensagem por Paulo Lança » 29 set 2005, 13:50

logo logo até me assustei com o tamanho do texto , mas assim que comecei a ler foi até ao fim :thumbsup: muito interessante !

Portanto nada de mesinhas caseiras ou sprays milagrosos .......

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Mensagem por rs2 » 03 out 2005, 21:22

tuaregue Escreveu:Victor!!!
Conta comigo!!!


Sou eu, o Rafael, já nos conheçemos!


Ola Rafael e todos.
Peço desculpa so aparecer agora, mas julgava q o forum enviava mensagens de email quando havia replys as mensagens :-(

Rafael, obrigado pela oferta. O GR foi hoje para a oficina, nao na Nissan* . O alternador deixou de carregar, da para acreditar??? 110.000km e ja está nisto. La o irmao do meu amigo da oficina q é um puto novo todo guru disse-me q iria ver se encontrava uma MAF da concorrencia ou quala equivalente para o GR... disse-me q n custa mais de 100euros... bem n acredito muito mas vamos ver. se por acaso quando for buscar o GR n tiver ainda descoberto nada, entro em contacto contigo para se poder combinar qq coisa.


*ver o post https://patrolaventura.pt/viewtopic.php?p=1500#1500 e ficar espantado(ou nao)

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Mensagem por GR » 03 out 2005, 21:26

rs2 Escreveu:
tuaregue Escreveu:Victor!!!
Conta comigo!!!


Sou eu, o Rafael, já nos conheçemos!


Ola Rafael e todos.
Peço desculpa so aparecer agora, mas julgava q o forum enviava mensagens de email quando havia replys as mensagens :-(

Rafael, obrigado pela oferta. O GR foi hoje para a oficina, nao na Nissan* . O alternador deixou de carregar, da para acreditar??? 110.000km e ja está nisto. La o irmao do meu amigo da oficina q é um puto novo todo guru disse-me q iria ver se encontrava uma MAF da concorrencia ou quala equivalente para o GR... disse-me q n custa mais de 100euros... bem n acredito muito mas vamos ver. se por acaso quando for buscar o GR n tiver ainda descoberto nada, entro em contacto contigo para se poder combinar qq coisa.


*ver o post https://patrolaventura.pt/viewtopic.php?p=1500#1500 e ficar espantado(ou nao)


Ele manda , tens é de escolher essa opção .

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 04 out 2005, 10:09

A MAF (medindo no fio azul que vai à centralina) devera dar +/- os seguintes valores em volt :

780 rpm : 1.85 volt
2000 rpm : 2.70 volt
4000 rpm : 3.95 volt
regime maximo : 4.20 volt

E o turbo devera dar no maximo entre 0,75 a 0,85 bar (se não estiver "mexido")
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Mensagem por Oscar » 04 out 2005, 13:35

Onde é que se pode fazer esse teste à MAF pra obter esses valores, e caso não dê esses valores é possivel afinar ou não!

Desculpa a minha ignorância, mas é perguntando k se vai aprendendo.

Patroldero

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 04 out 2005, 14:57

Se não der estes valores é porque não está a funcionar a 100 %. :D

" ........... O que se pode e deve limpar com frequência, é a grelha de protecção do sensor (MAF screen), a qual tem alguma tendência para ganhar resíduos no seu reticulado e assim criar condições de turbulência indesejada, ao qual o filamento, em virtude da sua pequeníssima seccção, é muito sensível, enviando sinais ligeiramente alterados e intermitentes à centralina ..........."

Há duas hipoteses de obter os valores :

Fazer um diagnostico na NISSAN (com uma maquineta portatil) que imprime na hora e dá outras informações. Este diagnostico custa à volta dos 12,5 euros.

Com um voltimetro, medindo no fio azul que chega à centralina.
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Mensagem por rs2 » 05 out 2005, 14:22

Manwell_Mayraids Escreveu:A MAF (medindo no fio azul que vai à centralina) devera dar +/- os seguintes valores em volt :

780 rpm : 1.85 volt
2000 rpm : 2.70 volt
4000 rpm : 3.95 volt
regime maximo : 4.20 volt

E o turbo devera dar no maximo entre 0,75 a 0,85 bar (se não estiver "mexido")


ora boas
vou experimentar isso, nao devo ter visto essa informacao no CD, tenho o cd de oficina do Y61 e ate um livro q o P. Serra me imprestou q é do Y61 tmb (australiano)...

a historia do meu turbo é a seguinte. comprei este gr com 79000km, segundo o dono e a nissan foi ja "susbtituido o motor" mas a nissan nunca se descoseu no q realmente foi feito. era motor com bug e pronto mai nada, foi la e voltou o dono tmb so sabia onde se punha o gasoleo e pronto.
o gr passado uns tempos comecou a ficar mais preguiçoso, reparava q praticamente aquilo era pior q um carro com turbo normal, isto é se era do tipo geometria variavel (mais precisamente de Variable Nozle Contro) este n estaria a funcionar.

tmb desconfiei q o carro tivesse sido mexido ou assim, mas as pinturas (selos) estavam ok. entretanto na net vi umas fotos e reparei q os parafusos, principalmente o limitador, estava muito mais para cima q o meu. em encontros espreitei em outros GR 3.0 e reparei q tmb estava assim, entao fui la ver no meu e subi um pouco - o oque fiz dei mais inclinacao para ter mais rapidamente pressao.
e funcionou, andei todo contente
entretanto comecei a reparar mais tarde q a 140 ou 150 o carro nao andava muito, e como nao ando muito a essas velocidades reparei isso ja tempo depois, entretanto acendia tmb a luz de diagnostico e o codigo era "erro no sensor de pressao do turbo" mas n era mais especifico.
fui a loures diesel para me afinarem aquilo de fabrica para na haver azares. pior! passou a acender mais cedo a luz e passou a soltar o tubo q une o intercooler ao turbo. ate q arrebentou ai entao voultei a por tubo pelas marcas como tinha antes.
entretanto pus o manometro, e andando vejo q nao passa da pressao maxima de 0.8 por ai... so q la esta, tipo as 2000rpm tenho 0.3 bar nem isso e so la para as 4100rpm é q tinhamos 0.7 0.8 ... a minha rs2 q é a gasolina e tem um LAG brutal as 2400 ja vai quase em 0.5...
tenho agendado uma revisao ao turbo e afinacao de origem. ja me disseram q pode ser a maf.
entretanto para ter o carro conduzivel, isto é nao ter de acelerar um gr 3.0Di como se fosse uma carro a gasolina para arrancar fui mexer no parafuso novamente e roda-lo mas desta vez so um niquinho, mesmo pouco.
é logo uma diferenca. as 2000rpm ja consigo estar perto dos 0.5bar... mesmo com o carro parado acelerando o turbo enche qq coisa. aquele turbo até q é mesmo muito bom, consegui por o tubo so com aceleracoes aseco (como carro parado) a fazer 0.8bar! mas isto foi so para teste eheheh... o problema parece-me com qq coisa ali q deveria controlar o Nozle (nariz) q vaz variar a pressao q n esta a funcar bem.

antes deste GR tivo o curto 3.0Di q comprei novo e vendi com 58.000km ainda na garantia, por isso é q sei q este q tenho agora nao anda normal...

mas vou testar isso da maf, isso tem de ser a entrada da centralina? nao pode ser na maf mesmo? e é com os fios todos ligados? nenhum desligado certo?

ah ha pouco fui aqui perto a uma casa de injeccoes e turbos (muto bom aspecto, muito recomendada pelo meu mecanico) ele verificou a MAF e disse-me q estava um pouco fraca mas q nao lhe parecia ser o suficiente para o caro andar pouco...

eu desconfio mesmo da maf

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 05 out 2005, 14:49

Atenção que os valores apresentados para a MAF referem-se 2.8 TD6, medidos no meu, pelo que desconheço se os valores para 3.0 Di serão os mesmos.

Se medirem valores ligeiramente superiores aos meus, melhor !

A quem estiver interessado ( m.meireles@faprel.pt) posso enviar cópia dos resultados do diagnóstico realizado na NISSAN .

Quanto ao valor em regime máximo foi lido directamente no tal fio azul. [wink]
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Mensagem por rs2 » 05 out 2005, 17:04

Manwell_Mayraids Escreveu:Atenção que os valores apresentados para a MAF referem-se 2.8 TD6, medidos no meu, pelo que desconheço se os valores para 3.0 Di serão os mesmos.

Se medirem valores ligeiramente superiores aos meus, melhor !

A quem estiver interessado ( m.meireles@faprel.pt) posso enviar cópia dos resultados do diagnóstico realizado na NISSAN .

Quanto ao valor em regime máximo foi lido directamente no tal fio azul. [wink]


ola
a titulo de curiosidade e para quem interessar, segundo o manual tecnico isto é o q ha sobre diagnosticar a MAF no 3.0Di, está neste post:
http://www.patrolaventura.pt/viewtopic.php?p=1583#1583

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Mensagem por Mário Guedes » 21 nov 2005, 22:27

Alguem sabe onde posso comprar uma MAF nova para o Y61 2.8 TD6, é que na Nissan pediram a módica quantia de 550€ já c iva!!!!!!!
Até me deu uma coisinha má!!!!

Ainda para "melhorar" segundo apurei e mesmo uma peça Nissan, ou seja, pelo menos na Bosch não há........

Obrigado!
MJGuedes

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Mensagem por tuaregue » 22 nov 2005, 00:36

Tenho aqui um telefone de uma oficina de Badajoz, eles mandam peças pelo correio. As peças são muitos mais baratas q comprares cá e são novas, claro!
NIssan Badajoz, distribucion y ventas
tel 924245811 (falta o indicativo de Espanha)
fax 924230476
Morada: Ctra. Madri-Lisboa, Km 402
Codigo Postal 06008 BADAJOZ
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di
Fiel como um Cão, Forte como uma mula, Ágil com uma Cabra.

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Mensagem por Mário Guedes » 22 nov 2005, 13:29

tuaregue Escreveu:Tenho aqui um telefone de uma oficina de Badajoz, eles mandam peças pelo correio. As peças são muitos mais baratas q comprares cá e são novas, claro!
NIssan Badajoz, distribucion y ventas
tel 924245811 (falta o indicativo de Espanha)
fax 924230476
Morada: Ctra. Madri-Lisboa, Km 402
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Muito Obrigado!!!
Vou ja ver se eles arranjam!!
[clap]
MJGuedes


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