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Mais velocidade e potência RD28

Enviado:
21 set 2005, 08:46
por amartins
Boas
Tenho um patrol 260 c/motor RD28D
O motor está muito bom, mas queria dar-lhe mais velocidade e se possível mais potência, o que me aconselham, trocar de motor por um c/turbo, adaptar-lhe um turbo ou o que acham que devo fazer???
è que como o motor está impecável tenho pena de o trocar!
Agradeço ajuda

Enviado:
22 set 2005, 20:47
por FilipePinto
Olá,
como o teu o meu Patrol também é um RD28, e também essa questão já me passou pela cabeça.
Quanto à colocação do turbo, apesar de possível poderá trazer inconvenientes a nível de fiabilidade, pois o bloco RD28 não está concebido para ter turbo, e pelo que me disseram mais tarde ou mais cedo vão surgir problemas, penso que tem a ver com a lubrificação do motor.
A troca de motor sería a solução ideal, contudo face aos custos, não sei se compensa, uma vez que o teu motor está bom experimenta mandar avançar a bomba do gasóleo, no meu caso a diferença foi notória, nota-se mais alma, e mesmo em AE consigo acompanhar os GR´s.
cumps

Enviado:
23 set 2005, 08:57
por amartins
Bom dia Filipe
desde já agradeço a tua atenção
Quanto á opção de adaptaor um turbo, tb já tinha essa ideia e fica fora de hipóteses, quanto à solução de avançar a bomba de gasóleo, parece-me interessante, é muito complicado, custos e quanto ao consumo aumenta bastante???

Enviado:
24 set 2005, 12:28
por FilipePinto
Olá,
custos são somente mão de obra, e qualquer mecânico sabe faze-lo, trata-se de uma operação muito simples.
Quanto a consumos é normal que aumentem, contudo face aos resultados parece-me aceitavel (por comparação com uma troca de motor p.ex..)
Vais notar também é o aumento de fumo, e se a inspeção estiver próxima é melhor fazeres isto depois
cumps

Enviado:
26 set 2005, 09:09
por amartins
Bom dia Filipe
Obrigado pela ajuda, penso que vou fazê-lo, pois a mão de obra n me sai muito cara.
Só mais uma questão: como é que fazes para ír à inspecção, não passa depois desta alteração, fico com o CO elevado?

Enviado:
27 set 2005, 10:47
por João Girão
Boas. É a primeira vez que escrevo qq coisa neste fórum, pois tenho vergonha de ainda não ter tido tempo de enviar as fotos do meu Rei Leão (Y60)

. Tive um 160, SD33, e, em vez de lhe adiantar a bomba, primeiro, desmontei a cx do filtro de ar e, após remover o selo do parafuso de afinação, dei-lhe ar. Afinei a borboleta para a abertura máxima. Ficou logo diferente

, e os consumos até diminuíram

. Claro que dando merenda e ar, a coisa muda logo. O meu, só nas subidas muito acentuadas é que se perdia para as navaras e os rd28T. Se foi ajuda...


Enviado:
27 set 2005, 12:49
por amartins
Boa tarde, Girão
Claro que ajuda, vou começar mesmo por aí.
Obrigado pela ajuda

Enviado:
27 set 2005, 13:26
por comman
Tens fotos dessa alteração?
Eu já saquei fora a caixa do filtro de ar (tipo prato) mas não vi nenhum parafuso ou selo... Como é q se afina a borboleta para a abertura máxima?
Depois disso mexeste na bomba de gasoleo?
Implicações mecânicas da alteração? Não pode haver problemas?
Depois das alterações nao notaste consumos elevados?
Abraço!

Enviado:
28 set 2005, 20:51
por comman
Hello.....
Disseram-me que o motor do meu jipe (SD33) não dá para adiantar um bocado a bomba de gasoleo
Alguem quer comentar?
Em relação à borboleta por baixo da caixa de ar, ela nao está sempre aberta? Existe alguma coisa a fazer para dar mais admissão de ar?

Enviado:
30 set 2005, 08:47
por João Girão
Boas! Em primeiro, eu sou um leigo, logo há determinados nomes que não sei. Depois de desmontar a cx do filtro, vê-se bem a borboleta. Se pedires a alguém que carregue no acelerador, vais ver a borboleta a mexer. O parafuso encontra-se de lado, por baixo da cx. tem um selo em chumbo no parafuso, que terá de ser retirado, e salvo erro, desaperta-se o parafuso, para permitir à borboleta tomar uma posição completamente perpendicular à admissão, visto que ocupa uma posição diagonal.

Enviado:
30 set 2005, 10:30
por comman
E quanto à questão da bomba de gasoleo? Adiantar a bomba é possível??

Enviado:
30 set 2005, 15:57
por comman
Preciso de ajuda nisto. Em casa consigo dar o adianto à bomba de gasoleo? Ou é preciso desmonta-la? Esquemas disso, há? Motor SD33... Agradeço resposta.

Enviado:
03 out 2005, 15:33
por FilipePinto
Parece-me estranho que o SD33 não dê para avançar a bomba, confirmaste isso em vários mecânicos, ou já estará ela avançada no máximo?


Enviado:
03 out 2005, 15:45
por comman
Falei com o meu mecanico habitual... até se mostrou renitente em fazer o serviço pois segundo ele sao bombas de pistão e pode trazer problemas...
Alguem aqui já fez isso ou sabe como fazer? Fotos ?

Enviado:
03 out 2005, 21:01
por GR
tenta informar-te melhor , liga para uma casa especializada na matéria .....

Enviado:
10 dez 2005, 17:01
por Meireles
Amigos eu tenho um 3.3 td e adiantei a bonba muito facil .
se a vossa bonbo for igual .é um parafuso 10/11 com contra porca que enpurra uma meia lua .
uma voltinha chega.

Enviado:
23 dez 2005, 21:49
por Patrol_man
Vivam,
Com essas alterações notam melhorias nas subidas e nas ultrapassagens? É que o meu 260 RD 28D é forte e resistente como um boi mas tb é pachorento como um boi e o malvado vai-me a pastar estrada fora...
Saudações patroleiras e Natalícias

Enviado:
29 mar 2006, 16:03
por João Costa
Claro que notas eu tenho rd28d numa subida normal se for no estado normal tenho que reduzir , com a bomba aberta ( doseada ) dispara
largas e mais fumo mas quando vais a inspeção fechas novamente a bomba.
Demoras 2 minutos a altera-la.
soudaçoes

foto

Enviado:
05 mai 2006, 00:54
por JSantos
Meireles Escreveu:Amigos eu tenho um 3.3 td e adiantei a bonba muito facil .
se a vossa bonbo for igual .é um parafuso 10/11 com contra porca que enpurra uma meia lua .
uma voltinha chega.
Dá para por uma foto da bomba e do parafuso?


Enviado:
24 jun 2006, 12:51
por Nuno Pereira
Boas!!!
Acabei de abrir as "guelas" ao meu RD2.8...
Só tenho uma coisa a dizer:
ABRAM AS "GUELAS"!!!
"Aquilo" fica d'outro mundo!!!
Só falta experimentar na lama!!!
Que venha a chuva!!!
Um abraço

Enviado:
02 jul 2006, 17:57
por h_lemos
Boas
Sera possivel alguem colocar uma foto do parafuso que deve ser mexido para adiantar a bomba de gasóleo?

Enviado:
03 jul 2006, 11:29
por João Costa
boas ja ha fotos disso vai topico motor e logo o primeiro ( inamovivel )
