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Mais velocidade e potência RD28

MensagemEnviado: 21 set 2005, 08:46
por amartins
Boas

Tenho um patrol 260 c/motor RD28D
O motor está muito bom, mas queria dar-lhe mais velocidade e se possível mais potência, o que me aconselham, trocar de motor por um c/turbo, adaptar-lhe um turbo ou o que acham que devo fazer???
è que como o motor está impecável tenho pena de o trocar!
Agradeço ajuda

MensagemEnviado: 22 set 2005, 20:47
por FilipePinto
Olá,

como o teu o meu Patrol também é um RD28, e também essa questão já me passou pela cabeça. :confused:
Quanto à colocação do turbo, apesar de possível poderá trazer inconvenientes a nível de fiabilidade, pois o bloco RD28 não está concebido para ter turbo, e pelo que me disseram mais tarde ou mais cedo vão surgir problemas, penso que tem a ver com a lubrificação do motor.
A troca de motor sería a solução ideal, contudo face aos custos, não sei se compensa, uma vez que o teu motor está bom experimenta mandar avançar a bomba do gasóleo, no meu caso a diferença foi notória, nota-se mais alma, e mesmo em AE consigo acompanhar os GR´s. :thumbsup:

cumps

MensagemEnviado: 23 set 2005, 08:57
por amartins
Bom dia Filipe

desde já agradeço a tua atenção
Quanto á opção de adaptaor um turbo, tb já tinha essa ideia e fica fora de hipóteses, quanto à solução de avançar a bomba de gasóleo, parece-me interessante, é muito complicado, custos e quanto ao consumo aumenta bastante???

MensagemEnviado: 24 set 2005, 12:28
por FilipePinto
Olá,

custos são somente mão de obra, e qualquer mecânico sabe faze-lo, trata-se de uma operação muito simples.
Quanto a consumos é normal que aumentem, contudo face aos resultados parece-me aceitavel (por comparação com uma troca de motor p.ex..)
Vais notar também é o aumento de fumo, e se a inspeção estiver próxima é melhor fazeres isto depois :nod:

cumps

MensagemEnviado: 26 set 2005, 09:09
por amartins
Bom dia Filipe

Obrigado pela ajuda, penso que vou fazê-lo, pois a mão de obra n me sai muito cara.
Só mais uma questão: como é que fazes para ír à inspecção, não passa depois desta alteração, fico com o CO elevado?

MensagemEnviado: 27 set 2005, 10:47
por João Girão
Boas. É a primeira vez que escrevo qq coisa neste fórum, pois tenho vergonha de ainda não ter tido tempo de enviar as fotos do meu Rei Leão (Y60) :D . Tive um 160, SD33, e, em vez de lhe adiantar a bomba, primeiro, desmontei a cx do filtro de ar e, após remover o selo do parafuso de afinação, dei-lhe ar. Afinei a borboleta para a abertura máxima. Ficou logo diferente :angry: , e os consumos até diminuíram :thumbsup:. Claro que dando merenda e ar, a coisa muda logo. O meu, só nas subidas muito acentuadas é que se perdia para as navaras e os rd28T. Se foi ajuda... :nod:

MensagemEnviado: 27 set 2005, 12:49
por amartins
Boa tarde, Girão

Claro que ajuda, vou começar mesmo por aí.
Obrigado pela ajuda

MensagemEnviado: 27 set 2005, 13:26
por comman
Tens fotos dessa alteração?
Eu já saquei fora a caixa do filtro de ar (tipo prato) mas não vi nenhum parafuso ou selo... Como é q se afina a borboleta para a abertura máxima?
Depois disso mexeste na bomba de gasoleo?
Implicações mecânicas da alteração? Não pode haver problemas?
Depois das alterações nao notaste consumos elevados?
Abraço!

MensagemEnviado: 28 set 2005, 20:51
por comman
Hello.....
Disseram-me que o motor do meu jipe (SD33) não dá para adiantar um bocado a bomba de gasoleo :confused:
Alguem quer comentar?

Em relação à borboleta por baixo da caixa de ar, ela nao está sempre aberta? Existe alguma coisa a fazer para dar mais admissão de ar?

MensagemEnviado: 30 set 2005, 08:47
por João Girão
Boas! Em primeiro, eu sou um leigo, logo há determinados nomes que não sei. Depois de desmontar a cx do filtro, vê-se bem a borboleta. Se pedires a alguém que carregue no acelerador, vais ver a borboleta a mexer. O parafuso encontra-se de lado, por baixo da cx. tem um selo em chumbo no parafuso, que terá de ser retirado, e salvo erro, desaperta-se o parafuso, para permitir à borboleta tomar uma posição completamente perpendicular à admissão, visto que ocupa uma posição diagonal.

MensagemEnviado: 30 set 2005, 10:30
por comman
E quanto à questão da bomba de gasoleo? Adiantar a bomba é possível??

MensagemEnviado: 30 set 2005, 15:57
por comman
Preciso de ajuda nisto. Em casa consigo dar o adianto à bomba de gasoleo? Ou é preciso desmonta-la? Esquemas disso, há? Motor SD33... Agradeço resposta.

MensagemEnviado: 03 out 2005, 15:33
por FilipePinto
Parece-me estranho que o SD33 não dê para avançar a bomba, confirmaste isso em vários mecânicos, ou já estará ela avançada no máximo? :D

MensagemEnviado: 03 out 2005, 15:45
por comman
Falei com o meu mecanico habitual... até se mostrou renitente em fazer o serviço pois segundo ele sao bombas de pistão e pode trazer problemas...
Alguem aqui já fez isso ou sabe como fazer? Fotos ?

MensagemEnviado: 03 out 2005, 21:01
por GR
tenta informar-te melhor , liga para uma casa especializada na matéria .....

MensagemEnviado: 10 dez 2005, 17:01
por Meireles
Amigos eu tenho um 3.3 td e adiantei a bonba muito facil .
se a vossa bonbo for igual .é um parafuso 10/11 com contra porca que enpurra uma meia lua .

uma voltinha chega.

MensagemEnviado: 23 dez 2005, 21:49
por Patrol_man
Vivam,
Com essas alterações notam melhorias nas subidas e nas ultrapassagens? É que o meu 260 RD 28D é forte e resistente como um boi mas tb é pachorento como um boi e o malvado vai-me a pastar estrada fora...

Saudações patroleiras e Natalícias

MensagemEnviado: 29 mar 2006, 16:03
por João Costa
Claro que notas eu tenho rd28d numa subida normal se for no estado normal tenho que reduzir , com a bomba aberta ( doseada ) dispara
largas e mais fumo mas quando vais a inspeção fechas novamente a bomba.

Demoras 2 minutos a altera-la.


soudaçoes :thumbsup:

foto

MensagemEnviado: 05 mai 2006, 00:54
por JSantos
Meireles Escreveu:Amigos eu tenho um 3.3 td e adiantei a bonba muito facil .
se a vossa bonbo for igual .é um parafuso 10/11 com contra porca que enpurra uma meia lua .

uma voltinha chega.


Dá para por uma foto da bomba e do parafuso? :)

MensagemEnviado: 24 jun 2006, 12:51
por Nuno Pereira
Boas!!!

Acabei de abrir as "guelas" ao meu RD2.8...

Só tenho uma coisa a dizer:

ABRAM AS "GUELAS"!!! [clap] [clap] [clap]

"Aquilo" fica d'outro mundo!!!

Só falta experimentar na lama!!!

Que venha a chuva!!!

Um abraço

MensagemEnviado: 02 jul 2006, 17:57
por h_lemos
Boas
Sera possivel alguem colocar uma foto do parafuso que deve ser mexido para adiantar a bomba de gasóleo?

MensagemEnviado: 03 jul 2006, 11:29
por João Costa
boas ja ha fotos disso vai topico motor e logo o primeiro ( inamovivel )


:thumbsup: