Página 1 de 1
Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Enviado:
05 mar 2010, 13:15
por goncalofonseca
Caros Foristas,
Há uns dias atrás começaram a arranhar as 3ª e 5ª velocidades do meu P 260 2.8TD.
Acontece que este fenómeno só se dá a quente, ou seja, após alguns km's de estrada! Fria, a caixa parece manteiga!
A primeira coisa que fiz foi mandar trocar a valvulina da caixa que tinha à volta de 15000 kms. Esta apresentava sinais de ter àgua e ganhou algum volume. Pensei ter encontrado a causa - a valvulina está estragada, não lubrifica convenientemente a quente e a caixa arranha - ERRADO!
Foi colocada nova valvulina (novamente a indicada pela Nissan - 80W90), resultado: Está na mesma.
Tudo me leva a crer que o problema está na caixa ou eventualmente na embraiagem, mas acho que se fosse em quer numa quer noutra, este problema também se dava a frio (até pior talvéz).
Alguém com conhecimento ou experiência pode-me ajudar!
Abraço,
Re: Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Enviado:
05 mar 2010, 16:42
por lenhador
Boas, provavelmente se fosse so embraiagem ele fazia em todas a vl, e claro tanto a quente como a
frio....apostava num problema de caixa, talvez sincronizadores !!! pelos sintomas penso que vais ter que
abrir a caixa, ao retirar podes ver a pressa disco e afins...mas como é apenas em 2 vl.....

sincronizadores
cumprimentos lenhador
Re: Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Enviado:
05 mar 2010, 17:07
por father
o problema e mesmo da caixa ja e comoun nestes carros soluçao anilhas cincrunizadoras ou outra caixa o prço do kit de anilhas sao de 450 aereos na nissan -:)
Re: Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Enviado:
05 mar 2010, 19:29
por cristiano
Re: Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Enviado:
05 mar 2010, 20:14
por Sergio Faria
goncalofonseca Escreveu:Caros Foristas,
Há uns dias atrás começaram a arranhar as 3ª e 5ª velocidades do meu P 260 2.8TD.
Acontece que este fenómeno só se dá a quente, ou seja, após alguns km's de estrada! Fria, a caixa parece manteiga!
A primeira coisa que fiz foi mandar trocar a valvulina da caixa que tinha à volta de 15000 kms. Esta apresentava sinais de ter àgua e ganhou algum volume. Pensei ter encontrado a causa - a valvulina está estragada, não lubrifica convenientemente a quente e a caixa arranha - ERRADO!
Foi colocada nova valvulina (novamente a indicada pela Nissan - 80W90), resultado: Está na mesma.
Tudo me leva a crer que o problema está na caixa ou eventualmente na embraiagem, mas acho que se fosse em quer numa quer noutra, este problema também se dava a frio (até pior talvéz).
Alguém com conhecimento ou experiência pode-me ajudar!
Abraço,
Exatamente os sintomas da minha caixa, tambem troquei as valvolinas e ainda adicionei um aditivo. Não adiantou nada, em quente a 3a e 5a arranham ao entrar. Vou andar mais umas semanas e tratar de abrir a caixa, á partida pelo que me informei devem ser as anilhas sincronizadoras, e ja que se abre ver tudo, rolamentos, etc...
+ €´s para o menino

Re: Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Enviado:
05 mar 2010, 23:06
por goncalofonseca
Pois, mas o que não compreendo é por que é que essas anilhas sincronizadoras funcionam a frio e a quente não!
Bom, acho que não me resta opção que seja abrir a cx!
Obrigado pelas opiniões de todos!
Re: Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Enviado:
06 mar 2010, 15:45
por father
e facil porque o metal quando ta quente dilata imples

Re: Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Enviado:
06 mar 2010, 17:07
por cristiano
father Escreveu:e facil porque o metal quando ta quente dilata imples

nao podera ser da valvulina quente ficar mais fina....
Re: Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Enviado:
06 mar 2010, 17:22
por father
nao porque quanto mais fina mais lubrifica

ouseja ao promenor

se tiveres uma valvulina grossa lubrifica melnos porque custa mais a antrar nos rulamentos de agulhas que a caixa tem la dentro
se fosse esse o caso a caixa fazia zuada
porque os rulamentos cumeçavao a querer agarra visto que a valvulina fica fina a lubrificaçao faz-se melhor.
o que pode dar um desgate maior a valvulina e alguma perda da mesma

tipo se tiverem um camiao metes uma mais grossa porque como leva grandes aquecimentos para nao haver muitas perdas , e nao ficar sem ele dentro da caixa

Re: Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Enviado:
15 mar 2010, 10:15
por PJHO
Não posso ajudar muito, mas posso partilhar o que me aconteceu.
A 3ª e depois a 5ª começou a arranhar de vez em quando. No final a marcha-atrás também começou a arranhar.
Depois da marcha atrás ter começado a arranhar, passado uma semana foi a caixa de velocidades para o galheiro. Fiquei sem 5ª em auto-estrada e depois as restantes foram logo a seguir.
Ainda está para reparar esta caixa. Entretanto meti outra.
Em suma, enfrenta já o problema a sério e manda abrir a caixa, antes que não tenha remédio.

Re: Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Enviado:
15 mar 2010, 21:00
por jonny
As caixas remedio sempre têm como foi o caso da minha lol so que depois a conta é ke ate faz ficar branco um gajo loool.
Re: Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Enviado:
16 mar 2010, 10:09
por father
eu tenho ca caixas para quem precisar lololol
Re: Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Enviado:
19 mar 2010, 23:55
por kikoxs
Boas, eu também ja passei por isso, 3º e 4º a arranhar, resultado anilhas sincronizadoras

e como o jogo de reparação ficava mais caro que uma usada, lá arranjei uma e problema resolvido
CmpTTs

Re: Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Enviado:
31 mar 2010, 16:25
por goncalofonseca
Boas companheiros,
Mudei duas vezes de valvolina. 1 x 80w90 e outra vez com uma sintética xpto após ter colocado um produto de limpeza também xpto. E NADA! Tudo na mesma.
Solução: Abrir e ver o que se passa.
Mandei abrir a caixa, já que a tinha de tirar para fora.
Embraiagem, que sai primeiro, na sucata ou prestes a lá chegar!
Na caixa, muito lama (já o tinha verificado nas mudanças de valvolina), anilhas sincronizadoras e rolamentos das agulhas na sucata.
Bonito .... é o que dá um ano com 3/4 meses de chuva.
Agora, vou colocar uma embraiagem À Homem e vamos lá ver!
Já agora alguém me pode dar sugestões de embraiagens como deve de ser.
Abraços,