Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 59
Registado: 13 abr 2009, 16:35
Localização: Sintra

Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Mensagem por goncalofonseca » 05 mar 2010, 13:15

Caros Foristas,

Há uns dias atrás começaram a arranhar as 3ª e 5ª velocidades do meu P 260 2.8TD.

Acontece que este fenómeno só se dá a quente, ou seja, após alguns km's de estrada! Fria, a caixa parece manteiga!

A primeira coisa que fiz foi mandar trocar a valvulina da caixa que tinha à volta de 15000 kms. Esta apresentava sinais de ter àgua e ganhou algum volume. Pensei ter encontrado a causa - a valvulina está estragada, não lubrifica convenientemente a quente e a caixa arranha - ERRADO!

Foi colocada nova valvulina (novamente a indicada pela Nissan - 80W90), resultado: Está na mesma.

Tudo me leva a crer que o problema está na caixa ou eventualmente na embraiagem, mas acho que se fosse em quer numa quer noutra, este problema também se dava a frio (até pior talvéz).

Alguém com conhecimento ou experiência pode-me ajudar!

Abraço,
Gonçalo P Fonseca

Ex's:
VX
BJ40

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1151
Registado: 16 abr 2008, 00:03
Localização: Lisboa

Re: Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Mensagem por lenhador » 05 mar 2010, 16:42

Boas, provavelmente se fosse so embraiagem ele fazia em todas a vl, e claro tanto a quente como a

frio....apostava num problema de caixa, talvez sincronizadores !!! pelos sintomas penso que vais ter que

abrir a caixa, ao retirar podes ver a pressa disco e afins...mas como é apenas em 2 vl..... :nod: sincronizadores

cumprimentos lenhador

 
Mensagens: 2766
Registado: 19 mar 2007, 19:51
Localização: cadaval

Re: Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Mensagem por father » 05 mar 2010, 17:07

o problema e mesmo da caixa ja e comoun nestes carros soluçao anilhas cincrunizadoras ou outra caixa o prço do kit de anilhas sao de 450 aereos na nissan -:)

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8202
Registado: 22 dez 2005, 11:00
Localização: WWW.TUFF4X4.COM

Re: Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Mensagem por cristiano » 05 mar 2010, 19:29

father Escreveu:o problema e mesmo da caixa ja e comoun nestes carros soluçao anilhas cincrunizadoras ou outra caixa o prço do kit de anilhas sao de 450 aereos na nissan -:)

:thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

 
Mensagens: 400
Registado: 06 jul 2006, 01:14
Localização: V.N.Famalicao

Re: Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Mensagem por Sergio Faria » 05 mar 2010, 20:14

goncalofonseca Escreveu:Caros Foristas,

Há uns dias atrás começaram a arranhar as 3ª e 5ª velocidades do meu P 260 2.8TD.

Acontece que este fenómeno só se dá a quente, ou seja, após alguns km's de estrada! Fria, a caixa parece manteiga!

A primeira coisa que fiz foi mandar trocar a valvulina da caixa que tinha à volta de 15000 kms. Esta apresentava sinais de ter àgua e ganhou algum volume. Pensei ter encontrado a causa - a valvulina está estragada, não lubrifica convenientemente a quente e a caixa arranha - ERRADO!

Foi colocada nova valvulina (novamente a indicada pela Nissan - 80W90), resultado: Está na mesma.

Tudo me leva a crer que o problema está na caixa ou eventualmente na embraiagem, mas acho que se fosse em quer numa quer noutra, este problema também se dava a frio (até pior talvéz).

Alguém com conhecimento ou experiência pode-me ajudar!

Abraço,


Exatamente os sintomas da minha caixa, tambem troquei as valvolinas e ainda adicionei um aditivo. Não adiantou nada, em quente a 3a e 5a arranham ao entrar. Vou andar mais umas semanas e tratar de abrir a caixa, á partida pelo que me informei devem ser as anilhas sincronizadoras, e ja que se abre ver tudo, rolamentos, etc...

+ €´s para o menino :(

:thumbsup:
Sérgio Faria

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 59
Registado: 13 abr 2009, 16:35
Localização: Sintra

Re: Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Mensagem por goncalofonseca » 05 mar 2010, 23:06

Pois, mas o que não compreendo é por que é que essas anilhas sincronizadoras funcionam a frio e a quente não!

Bom, acho que não me resta opção que seja abrir a cx!

Obrigado pelas opiniões de todos!
Gonçalo P Fonseca

Ex's:
VX
BJ40

 
Mensagens: 2766
Registado: 19 mar 2007, 19:51
Localização: cadaval

Re: Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Mensagem por father » 06 mar 2010, 15:45

e facil porque o metal quando ta quente dilata imples :)

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8202
Registado: 22 dez 2005, 11:00
Localização: WWW.TUFF4X4.COM

Re: Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Mensagem por cristiano » 06 mar 2010, 17:07

father Escreveu:e facil porque o metal quando ta quente dilata imples :)

nao podera ser da valvulina quente ficar mais fina....
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

 
Mensagens: 2766
Registado: 19 mar 2007, 19:51
Localização: cadaval

Re: Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Mensagem por father » 06 mar 2010, 17:22

nao porque quanto mais fina mais lubrifica :)

ouseja ao promenor :)

se tiveres uma valvulina grossa lubrifica melnos porque custa mais a antrar nos rulamentos de agulhas que a caixa tem la dentro

se fosse esse o caso a caixa fazia zuada

porque os rulamentos cumeçavao a querer agarra visto que a valvulina fica fina a lubrificaçao faz-se melhor.


o que pode dar um desgate maior a valvulina e alguma perda da mesma :)

tipo se tiverem um camiao metes uma mais grossa porque como leva grandes aquecimentos para nao haver muitas perdas , e nao ficar sem ele dentro da caixa

:D

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2078
Registado: 10 abr 2006, 19:48
Localização: Viseu

Re: Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Mensagem por PJHO » 15 mar 2010, 10:15

Não posso ajudar muito, mas posso partilhar o que me aconteceu.

A 3ª e depois a 5ª começou a arranhar de vez em quando. No final a marcha-atrás também começou a arranhar.
Depois da marcha atrás ter começado a arranhar, passado uma semana foi a caixa de velocidades para o galheiro. Fiquei sem 5ª em auto-estrada e depois as restantes foram logo a seguir.
Ainda está para reparar esta caixa. Entretanto meti outra.

Em suma, enfrenta já o problema a sério e manda abrir a caixa, antes que não tenha remédio.
:thumbsup:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 191
Registado: 27 set 2007, 15:34
Localização: Alto Alentejo

Re: Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Mensagem por jonny » 15 mar 2010, 21:00

As caixas remedio sempre têm como foi o caso da minha lol so que depois a conta é ke ate faz ficar branco um gajo loool.

 
Mensagens: 2766
Registado: 19 mar 2007, 19:51
Localização: cadaval

Re: Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Mensagem por father » 16 mar 2010, 10:09

eu tenho ca caixas para quem precisar lololol

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5908
Registado: 12 mar 2008, 11:47
Localização: Guarda e Carvoeiro (Algarve)

Re: Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Mensagem por kikoxs » 19 mar 2010, 23:55

Boas, eu também ja passei por isso, 3º e 4º a arranhar, resultado anilhas sincronizadoras :rolleyes: e como o jogo de reparação ficava mais caro que uma usada, lá arranjei uma e problema resolvido :matrix:

CmpTTs :thumbsup:
YOU CAN GO FASTER, I CAN GO ANYWHERE!!

968278526
kikoxs.troll260@hotmail.com

Meu tópico viewtopic.php?f=1&t=11050&start=0
Meu Blog http://todos-ao-montte.blogspot.com/

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 59
Registado: 13 abr 2009, 16:35
Localização: Sintra

Re: Ajuda - Passagem caixa (3ª e 5ª arranham)

Mensagem por goncalofonseca » 31 mar 2010, 16:25

Boas companheiros,

Mudei duas vezes de valvolina. 1 x 80w90 e outra vez com uma sintética xpto após ter colocado um produto de limpeza também xpto. E NADA! Tudo na mesma.

Solução: Abrir e ver o que se passa.

Mandei abrir a caixa, já que a tinha de tirar para fora.

Embraiagem, que sai primeiro, na sucata ou prestes a lá chegar!

Na caixa, muito lama (já o tinha verificado nas mudanças de valvolina), anilhas sincronizadoras e rolamentos das agulhas na sucata.

Bonito .... é o que dá um ano com 3/4 meses de chuva.

Agora, vou colocar uma embraiagem À Homem e vamos lá ver!

Já agora alguém me pode dar sugestões de embraiagens como deve de ser.

Abraços,
Gonçalo P Fonseca

Ex's:
VX
BJ40


Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante