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Alteração da poli da bomba de água

MensagemEnviado: 20 nov 2009, 22:04
por atravessado
Olá caros amigos Patroleiros, eu estava a pensar em dar 1 pco de pressão ao turo e + débito a bomba do meu bitxinho...pk kero colocar 1's jantes 16 com 1 pneu mais alto...mas sei k os stresses com a temperatura tendem a nascer a partir daí...eu ja tenho 1 radiador com maior capacidad de água, tubagens novas, ventoinhas electricas auxiliares e um viscoso artesanal +denso...mas como tou a trocar a distribuição, rolamentos, vedantes e bomba de água ao bitxinho, estava a pensar em fazer 1 poli pra bomba de água +pekena 1 cm de diâmetro...alguém me sabe dizer se esta alteração resulta e se de facto ajuda a refrigeração do bitxo????É k eu inda ñ fiz a saída do 6ºcilindro...mas assim ao fazer, fazia tdo de uma vez...k me dizem???Aceito propostas...abraços e bons TTrilhos :rolleyes:

Re: Alteração da poli da bomba de água

MensagemEnviado: 20 nov 2009, 23:25
por Eduardo
Boas

Olha, pessoalmente n tenho experiençia com essa alteração, mas....embora a logica imediata faça pensar que pode melhorar a dissipação do calor, já se falou por aqui que tambem pode piorar (ou no minimo na ter qualquer efeito) pois desse modo estarás a fazer passar a agua mais rapido pelo radiador, n permitindo que lá fique tempo sufiçiente para que arrefeça convenientemente....

Por outro lado, se dizes que já melhoraste a refrigeração, é possivél que consigas tirar proveito dessa alteração, ou talvez não :confused:

Tambem já se falou por aqui (e no meu entender, bem) que uma possivél causa de sobreaqueçimentos é uma mistura demasiado rica (pouco Ar para a quantidade de combustivél) isso tem consequençias....
Aconselho uma rapida pesquiza no google pelo termo: "mistura estequiometrica" :nod: :thumbsup:

Re: Alteração da poli da bomba de água

MensagemEnviado: 15 mar 2010, 10:24
por PJHO
Não sou entendido na matéria, mas não me parece boa ideia dar mais rotação à bomba da água, não só pelo que já foi referido pelo Eduardo, como também pelo facto de se estar a esforçar a bomba.
Penso que com as alterações que já fizeste não deverás ter problemas.
Se tiveres não será por causa da bomba, se ela estiver a funcionar normalmente, claro está.
Penso eu...
[wink]

Re: Alteração da poli da bomba de água

MensagemEnviado: 15 mar 2010, 20:23
por serip
Boas

Na minha opinião essa alteração aliada a um maior caudal de agua e maior capacidade do radiador poderá ter beneficios, mas é um tiro no escuro.
É dificil encontrar uma proporcionalidade entre o caudal e quantidade de água no circuito e a maior ou menor rotação da bomba de água.
Eu pessoalmente não fazia isso.
Em relação ao referido facto de a mistura ser muito rica e aumentar a temperatura do motor de uma forma prematura e anormal é completamente verdade.
A mistura muito rica aumenta consieravelmente a quantidade de fumo (negro/gasol) isso revela que a combustão sob pressão dentro do cilindro foi mais forte mas de uma froma defeciente, o gasol n foi todo "queimado", este facto embora faça o turbo puchar mais ar para admissão, esta mistura eleva a temperatura no motor muito mais que quando a trabalhar com valores de origem.

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Cpts

Re: Alteração da poli da bomba de água

MensagemEnviado: 06 abr 2010, 12:19
por CrazzyMax
Em vez de meter o viscoso mais denso, porque nao metes a ventoinha directa?

Re: Alteração da poli da bomba de água

MensagemEnviado: 06 abr 2010, 17:06
por lenhador
Boas, o membro Eduardo ja disse tudo...a agua nao fica o tempo suficiente no radiador para ser devidamente

arrefecida...o facto da bomba rodar mais rápido, só poderá ter menos durabilidade...mas coisa minima..

as bombas sao um simples veio com paz....um sistema que de complexo nao tem nada...convem sempre é usar

anticongelantes com percentagem de oleo :) 5%..trancar a embraiagem será perder alguns cv em torno

de um atrito constante causado pela esforço ar VS ventoinhas VS motor...resumo nao é aconselhável alterar

a poli... em teoria so temos percas e nenhum ganho !!

abraço