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Pontos a lubrificar no Patrol 260

MensagemEnviado: 23 mar 2006, 23:39
por comman
Apesar de ser básico, apresento para todos os membros do PA um manual passo-a-passo de como lubrificar convenientemente um Patrol 260.

Material necessário:
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Após carregarmos a bomba de lubrificação com alguma massa, calçamos as luvas e mãos à obra:

Da frente do jipe para a traseira:

Brincos: no meu caso optei por colocar bronzes nos brincos que permitam lubrificação. Lubrificam-se nos pontos indicados na foto. Depois deste, não esquecer o outro brinco da frente:
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Coluna da Direcção: Situa-se na frente do jipe, abaixo do radiador
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Homocinéticas / Esferas: De extrema importância, são muitas das vezes esquecidas pelos mecânicos. Situam-se no interior da roda da frente, da parte de traz (espreitem por baixo da zona das portas). Não esqueçam de lubrificar também o da outra roda!
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Transmissões: Este é sem dúvida o ponto mais importante quando se lubrifica um jipe! Uma boa lubrificação evita problemas nas cruzetas e estriado das respectivas transmissões. Temos duas transmissões (frente e traseira, cada uma das transmissões tem duas ou mais cruzetas. Vamos lubrificar cada um desses pontos:

Transmissão Dianteira Frente:
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Transmissão Dianteira Centro: (pode ser necessário desapertar a blindagem)
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Transmissão Traseira Centro:
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Transmissão Traseira Trás:
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Por vezes, para a massa entrar é preciso pressionarmos um pouco o bico da bomba contra o bico de entrada de massa nos diversos pontos!
Para soltar a bomba dos bicos, pressiona-se um bocado e faz-se um movimento para o lado. É facil... apenas uma questão de jeito :thumbsup:
Espero que se divirtam a cuidar das vossas máquinas! Eu acabei de cuidar da minha! :thumbsup: :D

MensagemEnviado: 23 mar 2006, 23:54
por Paulo Lança
Muito bem [clap] o material agradece :thumbsup:

MensagemEnviado: 24 mar 2006, 00:49
por tuaregue
Fabulástico!!!!
Dp de uma revisão lubrifico isso tudo, ou qd fica atascado na agua mt tempo!

MensagemEnviado: 24 mar 2006, 15:50
por José M Barateiro
Excelente :nod: [clap] [clap]

MensagemEnviado: 24 mar 2006, 16:28
por Filipe Loureiro
Obrigado Comman, pelo esquema [wink] :thumbsup:

MensagemEnviado: 24 mar 2006, 16:57
por h_lemos
TThanks!!!!
Este tópico da uma ajuda enorme!!!!

MensagemEnviado: 24 mar 2006, 17:05
por comman
tuaregue Escreveu:Fabulástico!!!!
Dp de uma revisão lubrifico isso tudo, ou qd fica atascado na agua mt tempo!


Aconteceu-me isso este fim de semana... estive atascado com a traseira em água uns bons 15 minutos... Ontem quando lubrifiquei a transmissão, ao entrar a massa lubrificadora, saíu água e lama do estriado! :eek:
Daí a importância de lubrificar!
Além disso, verifiquei as própriedades da valvulina... verti um pouco. Como estava normal, sem água nem manchas, voltei a repor o nível [wink]

MensagemEnviado: 24 mar 2006, 17:09
por Manwell_Mayraids
:thumbsup:

A partir de agora não há desculpas.

Mãos à obra ...

MensagemEnviado: 24 mar 2006, 21:06
por Mário Guedes
O meu levou o mesmo tratamento na segunda feira!! [clap]
Uma coisa que se faz em 15 minutos e que faz muito bem a nossa maquina! [wink]

MensagemEnviado: 24 mar 2006, 22:15
por Rui Castanheira
Eu vou fazer com massa de base de litio. Pode ser? E este tratamento deve dar-se de quantos em quantos Kms? :confused:

MensagemEnviado: 24 mar 2006, 22:25
por comman
Rui Castanheira Escreveu:Eu vou fazer com massa de base de litio. Pode ser? E este tratamento deve dar-se de quantos em quantos Kms? :confused:


A massa à base de litio é excelente. Suporta altas temperaturas sem perder a consistencia. Podes usar sem problema.
Quanto à períodicidade desta lubrificação... deves fazer sempre que algum dos pontos estiver seco, com sujidade ou humidade.
Eu faço isto de 2 em 2 meses, e as transmissoes, conforme o estado e uso que der ao jipe.
Se nunca lubrificaram nenhum destes pontos, antes de o fazer, convém dar umas pinceladas com gasoleo para remover detritos.
:thumbsup:

MensagemEnviado: 26 mar 2006, 11:09
por Gonçalo F.
Parabens e muito obrigado por este "Manual" que não parecendo, faz-nos poupar dinheiro, quer em material estragado (no futuro) quer em mão-de-obra nas oficinas (podemos ser nós a fazer.... é fácil).

:thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

MensagemEnviado: 11 abr 2006, 11:32
por fpinto
Boas,

Desde já o meu muito obrigado ao Comman e a todos que participam neste tipo de ajudas.
[clap]
Eu falo por mim que comprei à pouco tempo o meu primeiro jipe e tudo é dificel quando não se sabe, mas com esta ajuda preciosa acho que não é nada de especial e vou já adquirir o material necessário para tratar do meu menino.

Um abraço e vão dando mais dicas destas que são fundamentais. :thumbsup:

MensagemEnviado: 05 mai 2006, 16:07
por Sergio Borges
olá pessoal, felicitações pelo artigo. Mas já agora expliquem cá para a malta como eu que pouco percebem destas coisas, qual a massa mais indicada para a lubrificação, aquela mais clara que parece mel ou a outra que parece que veio de africa a mais escura, e tb para os cubos qual a mais indicada, obrigado

MensagemEnviado: 05 mai 2006, 17:28
por comman
Boas.
Lê as especificações da massa. Se tiver lítio é excelente, se não tiver, também dá. Eu já tive massa de lítio clara e agora uso de uma marca diferente que é escura, embora contenha lítio. Não te guies pela cor, mas antes pelo rótulo da embalagem [wink]
Bom trabalho

Massa

MensagemEnviado: 07 mai 2006, 15:17
por JSantos
[clap] Bravo, Bravo amigo comman [clap]

Muito simples de se fazer, e evitar problemas maiores,

quem pode fazer isto em casa, porque gastar dinheiro nas oficias :unibrow: :unibrow:

MensagemEnviado: 07 mai 2006, 21:02
por F Afonso
muito bom há alturas para andar no mato e outras para cuidar do bixo

~

abraço

MensagemEnviado: 21 mai 2006, 11:18
por Rui Castanheira
No meu disseram-me que tinha 16 copos, at´e agora j´a descobri 14, n~ao est´a mau. Pena que 2 destes n~ao consiga lubrificar, pois o bico da bomba n~ao consegue entrar, devido ao espaço entre cruzetas. :angry:

MensagemEnviado: 07 jun 2006, 16:58
por ALVESNU
Em relação às lubrificações ouvi dizer que nos respiros das caixas
é possivel fazer ligação com tubo flexivel aos mesmos para subir
os mesmos devido às situações em que se está mt tempo debaixo
de água??? existem + respiros onde se possa fazer a mesma intervenção?
se alguém puder ajusdar nas dyvidas, agradeço! :thumbsup:

MensagemEnviado: 07 jun 2006, 17:55
por ttroll
Boas.
Já agora ,podes falar em marcas?
Qual recomendas?
Encara como um conselho! :)
Um abraço.

MensagemEnviado: 09 jun 2006, 21:27
por Sergio Borges
no caso de não conseguirem meter o bico da bomba da massa, devido ao reduzido espaço entrte cruzetas, existe uma peça que substitui o bico normal, que se compra numa qualquer loja de ferragens, vou tentar tirar uma foto e postar aqui .

MensagemEnviado: 10 jun 2006, 19:39
por Rui Castanheira
Sergio Borges Escreveu:no caso de não conseguirem meter o bico da bomba da massa, devido ao reduzido espaço entrte cruzetas, existe uma peça que substitui o bico normal, que se compra numa qualquer loja de ferragens, vou tentar tirar uma foto e postar aqui .



Isso ´e que era de Mestre! [clap] Obrigado.

MensagemEnviado: 12 jun 2006, 08:25
por comman
Atenção às bombas de lubrificar baratinhas (tipo 5€)! São boas para partir os pontos de lubrificação.
Comprar por comprar optem por uma que tenha tubo e bico flexivel como a minha:
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Garanto que chegam a qualquer ponto de lubrificação (cruzetas incluídas).

MensagemEnviado: 13 jun 2006, 22:00
por Sergio Borges
ora então como o prometido é devido aqui vão as fotos do dito arcanho para os bicos dificeis, é so desapertares o que tens na bomba e apertar este e voilá.
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espero que isto ajude, um abraço

Re: Pontos a lubrificar no Patrol 260

MensagemEnviado: 31 jul 2012, 00:04
por TrolPatrol
Homocinéticas / Esferas: De extrema importância, são muitas das vezes esquecidas pelos mecânicos. Situam-se no interior da roda da frente, da parte de traz (espreitem por baixo da zona das portas). Não esqueçam de lubrificar também o da outra roda!

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Uma coisa pergunto eu, neste caso das homocineticas, como sabemos quando parar de meter a masa? tem algum respiro que se desaperte até que ela saia, ou é meter massa até acharmos que chega??

Abraço e bom post, esqueceste tambem dos brincos de trás, nos meu caso que são articulados tambem se lubrificam.