Pontos a lubrificar no Patrol 260

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2122
Registado: 14 set 2005, 13:35
Localização: Norte

Pontos a lubrificar no Patrol 260

Mensagem por comman » 23 mar 2006, 23:39

Apesar de ser básico, apresento para todos os membros do PA um manual passo-a-passo de como lubrificar convenientemente um Patrol 260.

Material necessário:
Imagem

Após carregarmos a bomba de lubrificação com alguma massa, calçamos as luvas e mãos à obra:

Da frente do jipe para a traseira:

Brincos: no meu caso optei por colocar bronzes nos brincos que permitam lubrificação. Lubrificam-se nos pontos indicados na foto. Depois deste, não esquecer o outro brinco da frente:
Imagem

Coluna da Direcção: Situa-se na frente do jipe, abaixo do radiador
Imagem

Homocinéticas / Esferas: De extrema importância, são muitas das vezes esquecidas pelos mecânicos. Situam-se no interior da roda da frente, da parte de traz (espreitem por baixo da zona das portas). Não esqueçam de lubrificar também o da outra roda!
Imagem

Transmissões: Este é sem dúvida o ponto mais importante quando se lubrifica um jipe! Uma boa lubrificação evita problemas nas cruzetas e estriado das respectivas transmissões. Temos duas transmissões (frente e traseira, cada uma das transmissões tem duas ou mais cruzetas. Vamos lubrificar cada um desses pontos:

Transmissão Dianteira Frente:
Imagem

Transmissão Dianteira Centro: (pode ser necessário desapertar a blindagem)
Imagem

Transmissão Traseira Centro:
Imagem

Transmissão Traseira Trás:
Imagem

Por vezes, para a massa entrar é preciso pressionarmos um pouco o bico da bomba contra o bico de entrada de massa nos diversos pontos!
Para soltar a bomba dos bicos, pressiona-se um bocado e faz-se um movimento para o lado. É facil... apenas uma questão de jeito :thumbsup:
Espero que se divirtam a cuidar das vossas máquinas! Eu acabei de cuidar da minha! :thumbsup: :D
Editado pela última vez por comman em 24 mar 2006, 17:08, num total de 1 vez.
PATROL 3.3 TURBO: Pura adrenalina
Da perfeição nasceu o Patrol

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3604
Registado: 10 ago 2005, 09:22
Localização: Beja Desert

Mensagem por Paulo Lança » 23 mar 2006, 23:54

Muito bem [clap] o material agradece :thumbsup:

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1581
Registado: 11 set 2005, 13:35

Mensagem por tuaregue » 24 mar 2006, 00:49

Fabulástico!!!!
Dp de uma revisão lubrifico isso tudo, ou qd fica atascado na agua mt tempo!
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di
Fiel como um Cão, Forte como uma mula, Ágil com uma Cabra.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4430
Registado: 21 ago 2005, 20:54
Localização: Alfragide

Mensagem por José M Barateiro » 24 mar 2006, 15:50

Excelente :nod: [clap] [clap]

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2135
Registado: 12 ago 2005, 12:12
Localização: MTS - PRT

Mensagem por Filipe Loureiro » 24 mar 2006, 16:28

Obrigado Comman, pelo esquema [wink] :thumbsup:

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 53
Registado: 08 mar 2006, 23:40
Localização: Frende

Mensagem por h_lemos » 24 mar 2006, 16:57

TThanks!!!!
Este tópico da uma ajuda enorme!!!!

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2122
Registado: 14 set 2005, 13:35
Localização: Norte

Mensagem por comman » 24 mar 2006, 17:05

tuaregue Escreveu:Fabulástico!!!!
Dp de uma revisão lubrifico isso tudo, ou qd fica atascado na agua mt tempo!


Aconteceu-me isso este fim de semana... estive atascado com a traseira em água uns bons 15 minutos... Ontem quando lubrifiquei a transmissão, ao entrar a massa lubrificadora, saíu água e lama do estriado! :eek:
Daí a importância de lubrificar!
Além disso, verifiquei as própriedades da valvulina... verti um pouco. Como estava normal, sem água nem manchas, voltei a repor o nível [wink]
PATROL 3.3 TURBO: Pura adrenalina
Da perfeição nasceu o Patrol

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1849
Registado: 11 ago 2005, 15:40
Localização: Portus Cale

Mensagem por Manwell_Mayraids » 24 mar 2006, 17:09

:thumbsup:

A partir de agora não há desculpas.

Mãos à obra ...
Curte o Passeio !
___________________
GR (Y61-2.8td6i) & MM

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1280
Registado: 18 ago 2005, 05:03
Localização: Torres Vedras

Mensagem por Mário Guedes » 24 mar 2006, 21:06

O meu levou o mesmo tratamento na segunda feira!! [clap]
Uma coisa que se faz em 15 minutos e que faz muito bem a nossa maquina! [wink]
MJGuedes

 
Mensagens: 587
Registado: 06 fev 2006, 20:18
Localização: Sesimbra

Mensagem por Rui Castanheira » 24 mar 2006, 22:15

Eu vou fazer com massa de base de litio. Pode ser? E este tratamento deve dar-se de quantos em quantos Kms? :confused:
UM GRANDE ABRAÇO
SEMPRE A BOMBAR MATO FORA!!!
"GANDA CÁMINÉTA"

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2122
Registado: 14 set 2005, 13:35
Localização: Norte

Mensagem por comman » 24 mar 2006, 22:25

Rui Castanheira Escreveu:Eu vou fazer com massa de base de litio. Pode ser? E este tratamento deve dar-se de quantos em quantos Kms? :confused:


A massa à base de litio é excelente. Suporta altas temperaturas sem perder a consistencia. Podes usar sem problema.
Quanto à períodicidade desta lubrificação... deves fazer sempre que algum dos pontos estiver seco, com sujidade ou humidade.
Eu faço isto de 2 em 2 meses, e as transmissoes, conforme o estado e uso que der ao jipe.
Se nunca lubrificaram nenhum destes pontos, antes de o fazer, convém dar umas pinceladas com gasoleo para remover detritos.
:thumbsup:
PATROL 3.3 TURBO: Pura adrenalina
Da perfeição nasceu o Patrol

 
Mensagens: 420
Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 26 mar 2006, 11:09

Parabens e muito obrigado por este "Manual" que não parecendo, faz-nos poupar dinheiro, quer em material estragado (no futuro) quer em mão-de-obra nas oficinas (podemos ser nós a fazer.... é fácil).

:thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12
Registado: 03 mar 2006, 15:22

Mensagem por fpinto » 11 abr 2006, 11:32

Boas,

Desde já o meu muito obrigado ao Comman e a todos que participam neste tipo de ajudas.
[clap]
Eu falo por mim que comprei à pouco tempo o meu primeiro jipe e tudo é dificel quando não se sabe, mas com esta ajuda preciosa acho que não é nada de especial e vou já adquirir o material necessário para tratar do meu menino.

Um abraço e vão dando mais dicas destas que são fundamentais. :thumbsup:
FPinto
Patrol 260 de 3 lugares

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1096
Registado: 24 ago 2005, 08:12
Localização: Mirandela

Mensagem por Sergio Borges » 05 mai 2006, 16:07

olá pessoal, felicitações pelo artigo. Mas já agora expliquem cá para a malta como eu que pouco percebem destas coisas, qual a massa mais indicada para a lubrificação, aquela mais clara que parece mel ou a outra que parece que veio de africa a mais escura, e tb para os cubos qual a mais indicada, obrigado
slsb

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2122
Registado: 14 set 2005, 13:35
Localização: Norte

Mensagem por comman » 05 mai 2006, 17:28

Boas.
Lê as especificações da massa. Se tiver lítio é excelente, se não tiver, também dá. Eu já tive massa de lítio clara e agora uso de uma marca diferente que é escura, embora contenha lítio. Não te guies pela cor, mas antes pelo rótulo da embalagem [wink]
Bom trabalho
PATROL 3.3 TURBO: Pura adrenalina
Da perfeição nasceu o Patrol

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 992
Registado: 09 dez 2005, 13:51
Localização: Leiria

Massa

Mensagem por JSantos » 07 mai 2006, 15:17

[clap] Bravo, Bravo amigo comman [clap]

Muito simples de se fazer, e evitar problemas maiores,

quem pode fazer isto em casa, porque gastar dinheiro nas oficias :unibrow: :unibrow:

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 747
Registado: 21 fev 2006, 22:11
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por F Afonso » 07 mai 2006, 21:02

muito bom há alturas para andar no mato e outras para cuidar do bixo

~

abraço
Aquele Abraço...

 
Mensagens: 587
Registado: 06 fev 2006, 20:18
Localização: Sesimbra

Mensagem por Rui Castanheira » 21 mai 2006, 11:18

No meu disseram-me que tinha 16 copos, at´e agora j´a descobri 14, n~ao est´a mau. Pena que 2 destes n~ao consiga lubrificar, pois o bico da bomba n~ao consegue entrar, devido ao espaço entre cruzetas. :angry:
UM GRANDE ABRAÇO
SEMPRE A BOMBAR MATO FORA!!!
"GANDA CÁMINÉTA"

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 660
Registado: 14 mai 2006, 14:10
Localização: Gondomar

Mensagem por ALVESNU » 07 jun 2006, 16:58

Em relação às lubrificações ouvi dizer que nos respiros das caixas
é possivel fazer ligação com tubo flexivel aos mesmos para subir
os mesmos devido às situações em que se está mt tempo debaixo
de água??? existem + respiros onde se possa fazer a mesma intervenção?
se alguém puder ajusdar nas dyvidas, agradeço! :thumbsup:

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 147
Registado: 11 mar 2006, 19:09
Localização: Massama/T.Vedras/O.Hospital

Mensagem por ttroll » 07 jun 2006, 17:55

Boas.
Já agora ,podes falar em marcas?
Qual recomendas?
Encara como um conselho! :)
Um abraço.
Ex-Toyota LJ70 2LT
Ex-Toyota BJ40 3.4
4X4EVER-NAO BASTA QUERER,HÁ QUE PODER!

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1096
Registado: 24 ago 2005, 08:12
Localização: Mirandela

Mensagem por Sergio Borges » 09 jun 2006, 21:27

no caso de não conseguirem meter o bico da bomba da massa, devido ao reduzido espaço entrte cruzetas, existe uma peça que substitui o bico normal, que se compra numa qualquer loja de ferragens, vou tentar tirar uma foto e postar aqui .
slsb

 
Mensagens: 587
Registado: 06 fev 2006, 20:18
Localização: Sesimbra

Mensagem por Rui Castanheira » 10 jun 2006, 19:39

Sergio Borges Escreveu:no caso de não conseguirem meter o bico da bomba da massa, devido ao reduzido espaço entrte cruzetas, existe uma peça que substitui o bico normal, que se compra numa qualquer loja de ferragens, vou tentar tirar uma foto e postar aqui .



Isso ´e que era de Mestre! [clap] Obrigado.
UM GRANDE ABRAÇO
SEMPRE A BOMBAR MATO FORA!!!
"GANDA CÁMINÉTA"

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2122
Registado: 14 set 2005, 13:35
Localização: Norte

Mensagem por comman » 12 jun 2006, 08:25

Atenção às bombas de lubrificar baratinhas (tipo 5€)! São boas para partir os pontos de lubrificação.
Comprar por comprar optem por uma que tenha tubo e bico flexivel como a minha:
Imagem

Garanto que chegam a qualquer ponto de lubrificação (cruzetas incluídas).
PATROL 3.3 TURBO: Pura adrenalina
Da perfeição nasceu o Patrol

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1096
Registado: 24 ago 2005, 08:12
Localização: Mirandela

Mensagem por Sergio Borges » 13 jun 2006, 22:00

ora então como o prometido é devido aqui vão as fotos do dito arcanho para os bicos dificeis, é so desapertares o que tens na bomba e apertar este e voilá.
Imagem
Imagem
espero que isto ajude, um abraço

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 290
Registado: 06 nov 2010, 19:56
Localização: Sintra

Re: Pontos a lubrificar no Patrol 260

Mensagem por TrolPatrol » 31 jul 2012, 00:04

Homocinéticas / Esferas: De extrema importância, são muitas das vezes esquecidas pelos mecânicos. Situam-se no interior da roda da frente, da parte de traz (espreitem por baixo da zona das portas). Não esqueçam de lubrificar também o da outra roda!

Imagem

Uma coisa pergunto eu, neste caso das homocineticas, como sabemos quando parar de meter a masa? tem algum respiro que se desaperte até que ela saia, ou é meter massa até acharmos que chega??

Abraço e bom post, esqueceste tambem dos brincos de trás, nos meu caso que são articulados tambem se lubrificam.

Próximo

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante