lagoncalves Escreveu:Preciso de ajuda ,quando vou em 5ª sempre na mesma rotaçâo de vez em quando falha -me o acelarador,
Basta tirar o pé e tornar a acelarar ele volta,mas cada vez tem acontecido mais vezes o que será?
Será alguma peça electrica que está estragada??
Boas, esse fenómeno no motor 3.0 DI chama-se "OverBoost", e não tem nada a ver com o acelarador, tem sim a ver com a pressão do turbo que por algum motivo disparou acima de 1,2 Bar, isto acontece com frequencia em 5ª velocidade na casa das 2700 RPM + ou - 110 Km/h, ou seja quando o motor vai em pleno de pressão de turbo e com a EGR completamente fechada, por (pensa-se) questões de economia de combustivél, as causas que provocam este fenómeno são: tapar EGR, aumento da secção da linha de escape, remoção de catalizador/panela central, avaria da WestGate, alteração da admissão, etc.
O mais grave não é o problema, é sim a consequencia, ou seja, o fenómeno OverBoost dá-se quando o turbo deixa de debitar pressão derivado a uma informação enviada à centralina pela válvula que controla a pressão do turbo (valvula esta que tambem pode ter avariado), isto faz com que o motor entre em modo de segurança e começa a diminuir a acelaração (até se levantar o pé e executar o reset da centralina) por não haver pressão de turbo, contudo o carro não pára caso se continue a carregar no acelarador - este sim é o grande problema do ZD30 -, ora como sentimos o carro a "morrer" a nossa primeira reacção é carregar no acelarador e isto faz com a bomba injectora começe a debitar mais gasoleo (aumento do consumo), como estamos a enviar mais gasoleo dispara o EGT (exhaust gas temperature), ao fim de algum tempo o motor irá entrar em colapso derivado ao exceso de temperatura, os pistons começam a ficar ao "rubro" derivado a defeciencia de lubrificação (sem cura) e a pressão dos injectores acaba por perfurar os pistons e blá, blá, blá, blá, ... "olha mais um 3.0 DI que berrou, e este já é o segundo motor" - diz o Zé para o Tó - "porra que este carro não vale mesmo nada..."
Aconselho-o a montar urgentemente um manometro de pressão de turbo e um de EGT para poder fazer leituras e depois então reparar o problema, se fez algumas das alterações de performance que referi em cima aconselho-o a colocar de origem.
Não o querendo alarmar demasiado, o motor ZD30 é um optimo motor pois consegue puxar quase 2,5 Ton. e fazer consumos de 10/10,5, tem um binária invejavél e sendo bem utilizado dura "uma vida", avarias e problemas todos os carros têm (certo é que uns mais que outros) é tudo uma questão de boa utilização e alterações só bem feitas para evitar males maiores.
Cumps.
Jorge Nogueira.