McM Escreveu:Assumi eu, pois só acontece com a rotação/esforço, é indeferente da velocidade e por exemplo á mesma rotação de for numa recta ou descida pode muito bem não fazer, mas numa subida ou andar na areia onde é preçiso força é que se nota.
Se não fôr do turbo, que será ?
Boas, fiz-lhe a pergunta porque não me parece problema de turbo, embora seja dificil fazer diagnosticos através de um um video visualizado no computador. A dica do Membro Miguel gomes é bastante válida, pois infelismente o ZD30 sofre de problemas de veio primário (o meu anda a bater ao relantim à 20.000 Km), para tentar dispistar o problema do veio primário aconselho-o a fazer o seguinte teste:
- motor quente, pois assim a valvulina tambem está no seu estado de trabalho;
- pé fora da embreagem ouve-se um ruido ao relanti de peças soltas proximo da manete da caixa;
- pé na embreagem (partindo do principio que o rolamento de encosto está bom) não se ouve ruido para além do trabalhar do motor.
O ZD30 sofre tambem de problemas de rolamentos gripados na zona da correia do alternador/ar cond., existe um tensor que mantem esta correia esticada que tem um rolamento que requer substituição periodica, para alem do rolamento da poli do alternador e ar condicionado (penso que o seu problema seja este).
Fale com alguem entendido afim de gastar dinheiro desnecessário e/ou arranjar problemas mais graves.
nota:
- O carvão que surge no caracol de escape do turbo está relacionado acomulação de carvão na geometria, o que faz com que esta quando deva fechar não fecha pois está muito suja. Quantos Km tem o Jipe??, se acima dos 150.000 aconselho uma revisão/descarbonização pois fica como novo.
Cumps.
jorge Nogueira.