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duvidas em relação a motorizaçao do patrol gr y61

MensagemEnviado: 30 jan 2009, 15:47
por patrolfan
bem pessoal, tenho algumas duvidas e apos ler no forum a maior parte dos topic´s não vi nenhuma esclarecida na totalidade...se tudo correr bem pertendo comprar até ao fim do ano um patrol Gr Y61 longo...tambem gosto do y60 mas pelo que vi por exemplo a nivel de estragos na MAF é bastante mais cara no y60....entre outras coisas pelo menos tenho ideia que o material para y60 e mais puxado...tenho visto alguns anuncios e vejo que o patrol GRy61 motor 2.8 td e bastante mais barato que o 3.3 Di...porque será esta diferença abismal!?será a nivel de fiabilidade!?o 2.8 td anda a volta dos 10.000 mil 12.000 mil enquanto que o 3.3 anda nos 17 18 mil...

qual é que aconselham!?

qual dos dois motores será o mais indicado para alterar!?e que eu tinha idea que um jipe devia ter mais binario que um carro e pelo que vejo o meu carro tem mais binario que um patrol (pronto tem alteraçoes)mas será que tambem se consegue fazer isso nos jipes e que até a data nunca tive problemas com o meu carro e ele tem mais de 500nm de binário....

ja pesquisei na internet material para alterar tanto o motor turbo como o atmosferico e não encontrei nenhuma informação...mesmo a nivel de eletronicas e tudo...será que existe algum site na net especifico em alteraçoes mecanicas!?pelo que li é a bomba avançada catalisador fora linha d escape directa...e pouco mais...não existe nada mais complexo!?e mais produtivo!?


a minha pancada pelo gr longo e pk para "carros pekenos" ja existem os do dia a dia e acho que o gr longo com algumas alteraçoes esteticas torna-se um carro bastante agressivo e imponente...pode ter os seus contras no TT...mas para passeios penso que não haja crise desde que o jipe tenha alma e tracção para puxar akele peso todo....

o objectivo seria ter o Jipe para passeios TT com o pessoal daki pk os meus colegas não têm jipe´s tipo sair so ao fim d semana pk andar no dia a dia com um jipe axo que bebem que nem burros...

Re: duvidas em relação a motorizaçao do patrol gr y61

MensagemEnviado: 30 jan 2009, 18:16
por Carlos Novo
Boas... Antes de mais. anda aí alguma confusão....

"pelo que vi por exemplo a nivel de estragos na MAF é bastante mais cara no y60"

O Y60 não tem MAF nem centralina... o Y61 modelo de 98 para a frente esse sim... ainda com o motor 2.8 (RD28Ti pois acresce o Intercooler) até 2000 se não me engano, depois vieram os 3.0Di (ZD30).
Nos 1os anos, os RD28Ti deram alguns problemas mas depois de 2002 penso que tenham sido todos revistos pela Nissan fazendo então um motor muito robusto e de confiança.

Quanto a "mexidelas" no 2.8 (RD28T) ainda se pode fazer muita coisa. O mais simples é mesmo pressão no turbo, mais débito na bomba injectora, supressão da panela de escape central e pronto...
Já nos 2.8 TD6 (RD28Ti 98 para a frente em Y61) já podes jogar com a electrónica uma vez que o mesmo tem Centralina... podendo aí ganhares uns cavalitos extra.

O 3.0Di (ZD30) é um motor muito bom para mexer... tem 156cv de origem e muita gente já mexe nesses motores com bons resultados nomeadamente nas Navara's de competição... Nacional de TT por exemplo. Há quem garanta uns bons 200 e alguns cv com muita fiabilidade e poucos gastos.
Se pesquisares por aqui um pouco mais, vais encontrar quem mexa pelos vistos nos RD28T dos Y60 conseguindo arrancar 200cv... como é o caso mais recente da Empresa LM4, fica aqui um link de um companheiro com um GR Y60 com a dita preparação :

viewtopic.php?f=1&t=7231


E pronto, posto isto... é apenas um questão de gosto e que uso se vai dar ao jipe!

Cumprimentos,

Carlos Novo
[wink] :thumbsup: