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Y61 2.8TD6i - "amorfo" a baixa rotação

Enviado:
04 abr 2006, 14:44
por Navegador
Já tapei a válvula EGR e aumentei a pressão do turbo para 1 bar. A verdade é que se nota alguma diferença, mas pouca. O meu GR anterior era 0 3.0 Di e tinha um turbo de geometria variável e acho que isso fazia muita diferença.
Alguém me dá opinião se vale a pena meter um turbo de geometria variável para ter mais potência a baixa rotação?.
GRande abraço,
Luis Menezes

Enviado:
04 abr 2006, 16:22
por Manwell_Mayraids
Não te esqueças de abrir a valvula de throttle, pois esta fecha e não deixa entrar ar ao ralenti .
Manwell_Mayraids Escreveu:..........................
abre a valvula de throttle (é só mexer num parafuso) à saida do intercooler ou se não quiseres mexer em nada disto é tão somente desligar-lhe os tubinhos de vacuo que controlam estes dois sistemas e tapa-los e notarás a diferença.
Verifica tb o estado da bomba injectora que pode já não estar nas melhores condições ou estar demasiado avançada.
......................

Enviado:
05 mai 2006, 22:37
por VitorGR
Não te esqueças de abrir a valvula de throttle, pois esta fecha e não deixa entrar ar ao ralenti .
..........................
abre a valvula de throttle (é só mexer num parafuso) à saida do intercooler ou se não quiseres mexer em nada disto é tão somente desligar-lhe os tubinhos de vacuo que controlam estes dois sistemas e tapa-los e notarás a diferença.
Verifica tb o estado da bomba injectora que pode já não estar nas melhores condições ou estar demasiado avançada.
......................
Viva Manuel,
O meu y61 tb sofre do mesmo problema cronico...
essa valvula que falas é o que aumenta a pressão maxima do turbo?
Vitor Moutinho

Enviado:
05 mai 2006, 23:30
por Manwell_Mayraids
Não, este valvula tem a ver com a entrada de ar ao ralenti.
Para aumentares à pressão do turbo tens que mexer no tirante que está aplicado ao turbo e à wastegate de modo a que esta actue mais tarde, aumentando assim à pressão máxima. Penso até que há alguns Patrol´s que têm um afinador.

Enviado:
06 mai 2006, 22:07
por VitorGR
ok, obrigado
corrige-me se estiver errado: isso é um trabalho que deverá ser feito por quem sabe, e inclusivé saiba medir a pressão maxima obtida...
certo?

Enviado:
07 mai 2006, 14:32
por Manwell_Mayraids
Sim convem ser feito por quem saiba e medir a pressão.
Mas qq casa de injecção diesel dá para fazer e a pressão deverá estar entre os 0,8 (origem ) e 1,0 bar (máximo).

Enviado:
07 mai 2006, 22:29
por VitorGR
Já agora que aconselhas para aumentar um pouco a disponibilidade do motor?
- aumentar a pressão do turbo, ou instalar uma centralina nova, ou ambas?
Vitor Moutinho

Enviado:
08 mai 2006, 07:45
por Manwell_Mayraids
Eu fiz varias coisas : aumentei a pressão do turbo para 0,9 bar (que fez tb com que "entrasse" mais cedo), coloquei uma centralina adicional da Rapid da DimSport, desliguei a EGR e a valvula de throttle .
Vê tb estes tópicos :
https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=1088
https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?p=26406

Enviado:
17 mai 2006, 15:50
por Manwell_Mayraids
Devido a um problema na base de dados, faltam em alguns topicos, algumas mensagens, pelo que por vezes o conteudo actual possa não parecer coerente.
Por tal facto as nossas desculpas.
Neste tópico um desses textos (no inicio) era uma resposta acerca de uma pergunta (?) do turbo :
"O turbo devia começar a actuar pelas 1800 / 1900 r.p.m. pelo que algo não está bem nesse Y61. O valor maximo de pressão de origem deverá andar pelos 0,8 bar, ao que sugiro que se aumente a pressão até 1,0 bar.
O meu agora tem 0,9 bar e com a nova centralina, obtem-se um andamento muito bom, mas atenção que não há nenhum kit de potencia que resolva o problema do fosso de que falas, pois estas só actuam depois do turbo "entrar" e de um ensaio que li na soloauto4x4, a Rapid da Dimsport é a que começa a actuar mais cedo precisamente quando "entra" o turbo.
Esse motor de fraco não tem nada, só que contra factos não há argumentos, pois estamos a falar de uma diferença no minimo de 300 kg do Y60 para o Y61. Há muitos patroleiros que dizem que o Y60 tem melhor arranque. Pois metam 5 pessoas dentro de um Y60 e 1 apenas num Y61 (ambos com motor 2.8 td6) e aposto em como o arranque dos dois é quase identico.
Há outro pormenor que a malta se esquece, é que os Y60 mais antigos não tem EGR e os que já tem não são tão limitativos em termos de emissões de gases nocivos como no Y61, pois este tem a agravante de ter uma valvula de throttle (ao ralenti) que quase fecha, obrigando a admitir maior quantidade de gases queimados do que no Y60, isto tudo consequencia da crescente severidade a que todas as marcas têm sido obrigadas em termos de poluição ao longo dos anos.
Manda limpar o colector de admissão, tapa-lhe a EGR, abre a valvula de throttle (é só mexer num parafuso) à saida do intercooler ou se não quiseres mexer em nada disto é tão somente desligar-lhe os tubinhos de vacuo que controlam estes dois sistemas e tapa-los e notarás a diferença.
Verifica tb o estado da bomba injectora que pode já não estar nas melhores condições ou estar demasiado avançada.
Bom e depois de tudo isto podes sempre mexer ou meter um turbo maior, mas cuidado com as subidas de temperatura do motor, mas que não vai resolver o problema de falta de binario nas baixas rotações como já expliquei e se queres fazer trial, só há duas soluções ou meter uma redutora ainda mais reduzida ou meter um grupo de diferenciais mais reduzidos, perdendo neste caso em velocidade de ponta.
Ressalvo mais um vez que estou a falar sempre do motor 2.8 td6 (RD28T) pois desconheço como funciona o Y61 3.0 di, mas daquilo que já observei este tem um tubo ainda maior a ligar à EGR, logo ainda mais penalizador no arranque ......... e é caso para dizer que com tantas PENALIZAÇÕES não há motor que faça milagres, pelo que em minha opinião os técnicos da Nissan deveriam-se ter preocupado no minimo, em reduzir o peso e não o contrario.
Manwell_Mayraids "

Enviado:
19 mai 2006, 13:02
por 6 cilindros
este homem e uma verdadeira enciclopedia

Enviado:
19 mai 2006, 13:27
por Eduardo
Boas
Penso que a unica maneira de modificar radicalmente o modo de funcionamento do rd28t de maneira a puxar mais cedo, pelo que sei, é mexendo na arvore de cames, ha delas feitas para este modelo que metem o binário máximo +ou- as 1500rpm, existe ainda outra alternativa que soube á pouco e ainda n tive oportunidade de confirmar, que passa por utilizar a arvore de cames do atmosférico, se alguem experimentar, depois digam como é.
BoaSorTTe

Enviado:
19 mai 2006, 13:33
por bruno queiros
Boas
Tapei hoje a EGR e mexi na Throttle tal como o Manuel Meireles me explicou.
Está mais solto, mas acredito que fique melhor assim que aumente a potência na caixa.
Mas nota-se diferença.

Enviado:
20 mai 2006, 15:19
por TiagoFerreira
- como é que mexes na válvula Throttle? e onde é que ela está?? É que já andei à procura dela e não a encontro????
Abraço, Tiago Ferreira

Enviado:
21 mai 2006, 12:41
por bruno queiros
"TiagoFerreira"
- como é que mexes na válvula Throttle? e onde é que ela está?? É que já andei à procura dela e não a encontro????
Abraço, Tiago Ferreira
Não te digo, assim só o meu é k fica a bombar.
E junto à entrada do intercooler, onde tem uma válvula parecida com a EGR.

Enviado:
21 mai 2006, 15:17
por Manwell_Mayraids
Pequena correcção : à saida do intercooler.
Vê aqui :
https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=2126

Enviado:
21 mai 2006, 16:19
por bruno queiros
Para quem sabe é à saida, mas para mim é entrada ou saída.
Assim tb fiquei a saber é à saida. Obg Meireles pela correcção.
Pouco a pouco vou ficando a saber para poder ajudar outros com dificuldades.

Enviado:
21 mai 2006, 16:39
por Manwell_Mayraids
............
Pouco a pouco vou ficando a saber para poder ajudar outros com dificuldades.
Ora nem mais.
