Antes de tudo devo dizer que este texto não é da minha autoria, mas sim de um Srº Pedro Camalhão que é pintor profissional e foi retirado de um Forum da especialidade.
Desta forma espero ajudar quem se lançou ou vai lançar nesta aventura.
Partindo do principio que o carro tem zonas com aparelho (devido a betumes que tenha levado ) e com tinta, estas devem ser lixadas com lixa a seco n-500 e, se for o caso lixa de agua n- 800, então pode-se dar a tinta de base fosca de agua ou convencional dando a 1- demão leve para ver se a tinta reage em algun ponto de gordura devido a um mau desengorduramento se não há aplica-se outra demão esta mais molhada de modo a que não crie manchas, mas tem que ficar lisa e de aspecto homogêneo quando ficar tudo coberto aplica-se no total 2 demãos de verniz, a primeira leve mas certa sem deixar riscos e a 2 demão aplica-se molhada de maneira que fique vidrada.
Depois de seca (cozida em estufa a 60 graus durante 30 m ) deixa-se secar ao ar 2 dias, lixa-se depois e na 1 fase com lixa de agua n-800 e depois com lixa 1000/1200,até ficar a superfície lisa sem casca de laranja, esta operação deve ser executada com muita atenção para não romper a tinta (côr) depois de limpo e desengordurado aplica-se mais 2 demãos de verniz a 1 normal e após uma espera de 5/8 minutos aplica-se a 2 demão bem molhada controlando sempre a quantidade de material que está a "cair sobre as peças principalmente nas verticais ", a casca de laranja que ficar terá de ser retirada depois com lixa 2000,3000 e 4000 este desdobramento é muito importante.
Caso queiram tentar pode-se sempre repetir o processo, lixar desta vez com lixa 1200,2000 limpar e aplicar novamente verniz as mesmas 2 demãos 1 normale a2 bem molhada.
Este processo aplica-se com material da spies hecker com o verniz 8033 e com o endurecedor n-3230 e 10% de diluente n-8230.