Barra da direção

Registado: 11 jun 2007, 16:18

Barra da direção

Mensagem por Migf » 18 set 2008, 15:47

Boas a todos!
Gostava que me dessem umas dicas, porque ao levantar o meu 260, com mais 5cm de brincos a barra de direção tb teve de subir e ficar mais inclinada fazendo o volante ficar mais virado para um dos lados.
Queria que me explicassem como posso resolver isso. Tem que ser com uma barra maior ou há outras maneiras?

Abraço

Registado: 28 mai 2007, 18:27

Mensagem por Coyotte » 18 set 2008, 22:45

Quando dou arco às molas, o volante também fica desalinhado :)

Se a direcção está direita/alinhada, tiras o centro do volante, desapertas a fêmea que lá está (22 se não me engano) tiras o volante das estrias e voltas a colocar no sítio em que aches que vai ficar direito. Dás uma volta e se ainda precisar de ajuste, repete os mesmos passos. Depois aperta bem o parafuso ou se fores de pensar muito nas coisas, coloca cola também :nod:

Se sair uma ou duas buzinadelas, não stresses e desliga o fio enquanto fazes isso :D :nod:

Abraço,

Ricardo

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 20 set 2008, 18:50

Boas

Penso que desse modo vais ficar a virar mais para um lado que para o outro, acho que a corrigir deve ser no veio antes da caixa de direcção tens duas peças que apertam no estriado, desapertas as duas e deslizas o veio estriado para um ponto em que o possas rodar (há uma zona do estriado que é recortada para que o veio possa rodar sem bater no parafuso)...seguras o volante a direito e com a direção alinhada metes no sitio e apertas...
BoaSorTTe

Mensagem por Coyotte » 20 set 2008, 23:04

Eduardo,

penso que a forma correcta será a que indicaste; contudo no meu Patrol saquei o volante fora, rodei, voltei a colocar e apontei a fêmea. :nod:

Dei uma volta, faltava acertar a folgazita mesmo no meio. Parei, saquei a fêmea, rodei e apertei. :nod:

Continuei a volta,ficou bem, parei, apertei na totalidade e guardei a ferramenta... :unibrow:

Na mala sim senhor [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] :D

No entanto insisto que como explicaste é a forma mais correcta :thumbsup: :nod:

Abraço,

Ricardo

Registado: 11 jun 2007, 16:18

Re: Barra da direção

Mensagem por Migf » 08 out 2008, 18:17

Obrigado pessoal pela vossa ajuda!

Realmente faz sentido as vossas explicações, mas não tinha pensado nisso.
De qualquer forma tb concordo com o Eduardo quando diz que mexendo no volante vai ficar a virar mais para um lado.Acho que vou mesmo regular através do veio antes da caixa de direcção.

Um abraço e mais uma vez o meu obrigado pelas vossas explicações.

Re:

Mensagem por Coyotte » 14 out 2008, 23:59

Eduardo Escreveu:Boas

Penso que desse modo vais ficar a virar mais para um lado que para o outro, acho que a corrigir deve ser no veio antes da caixa de direcção tens duas peças que apertam no estriado, desapertas as duas e deslizas o veio estriado para um ponto em que o possas rodar (há uma zona do estriado que é recortada para que o veio possa rodar sem bater no parafuso)...seguras o volante a direito e com a direção alinhada metes no sitio e apertas...

Boas!

Eduardo, ainda este FS me lembrei de ti :nod:

A minha direcção vira realmente mais para um lado. Deve ter sido de ter tirado o volante para o "acerto"

O que dizes é soltar o veio que vem do habitáculo, e onde ele é estriado (com dois pontos para apoiar uma chave de bocas, digamos) soltar, puxar até que rode solto, roda-lo um pouco e encaixar novamente. Será nesse estriado a afinação? Já estive a ver mas... vi muita coisa :D :D

A ver se depois consigo colocar uma foto aqui.

É que agora se rodar o volante todo para a direita, as rodas já não viram mais mas o volante vira e força todo o conjunto, e para o lado oposto isso já não acontece.

Abraço,

Ricardo

Mensagem por Eduardo » 15 out 2008, 23:36

Boas

Mete a foto que eu faço-lhe umas legendas :D :thumbsup:

BoaSorTTe
BoaSorTTe

Mensagem por Coyotte » 16 out 2008, 12:41

Eduardo Escreveu:Boas

Mete a foto que eu faço-lhe umas legendas :D :thumbsup:

BoaSorTTe

Olá!

As fotos foram tiradas do pé para a mão :D :D
Espero que sirvam.

Abraço e Oscar Bravo :thumbsup:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem por Eduardo » 18 out 2008, 02:06

Boas

Olha antes de mais arranja um spray tipo bala e vai pondo no estriado do veio para ele correr mais façilmente

Depois despertas aqui:
Imagem
E desapertas tambem na outra ponta do veio estriado (para o lado do volante), que tem uma peça pareçida... depois tens que jugar com o veio e com os essas peças que dão aperto, de maneira a que a peça mais junto ao volante fique num zona do veio que não tem estriado para que possas rodar o volante para a posição correcta sem interferir com a posição de mais nada, depois de estar tudo alinhado voltas a correr as peças no estriado e apertas tudo...penso que é como te digo, mas n tenho bem a certeza, pois já n faço isto num patrol á bastante tempo...amanhã já confirmo [wink]
BoaSorTTe

Registado: 23 out 2007, 20:26

Mensagem por Mario Duarte » 18 out 2008, 10:08

Boas, olha eu tenho um GR Y60 e quando meti as molas de + 10 cm aconteceu-me o mesmo para resolver, e penso que seja o melhor trabalho levei a barra ao torneiro e ele curtou e fez rosca e assim dá para afinar. (Tipo as barras panhard de trás do GR Y60 ) Abraço, espero ter ajudado.
...não basta ser Patrol, tem de ser GR

Mensagem por Coyotte » 18 out 2008, 20:45

Boas!

O Spray já lá está, falta agora o desaperto :nod:

Depois de rodar e experimentar, comento aqui como correu.

Abraço e obrigado pelas dicas :thumbsup:

Bons TTrilhos,

Ricardo

Mensagem por Coyotte » 22 out 2008, 21:00

Olá Eduardo!

Hoje roguei-te uma praga de um dia :grrr: :D :D

Fizeste com que eu desmontasse aquilo tudo e quando faltava apertar um só parafuso, tive que desmontar outra vez :stupid:

Nesta imagem podes ver o "tubo" que disseste para rodar. :rolleyes:

Imagem

Nesta repara que para além das estrias, tem esta parte lisa. :rolleyes:

Imagem

O tubo roda dentro desta outra peça e depois o parafuso em cima faz o aperto. :rolleyes:

Imagem

Repara que o tuBo entra assim e NÃO PODE SER RODADO senão o parafuso depois não entra. :eek: :nod:

Imagem

O parafuso que deve ser rodado será este, embora aqui o vejas do outro lado, ou seja vês apenas o fim do parafuso. Este é o que dá a afinação, penso eu sem certezas. :D :D :D

Imagem

Como já estava cansado de estar nestas andanças, pois também tinha o motor das escovas do para-brisas desmontado e mais umas coisitas, :rolleyes: meti tudo no sítio outra vez. :D Nota que o pormenor de não conseguir meter a barra ao sítio por ser de posição única só notei depois da primeira montagem. :ups: Encomendei uma macumba de 24 horas só para te chatear. :nhnhn: [bigsmile] [bigsmile]

Depois comenta lá isso, se pode ser nesse parafuso a afinação e se a macumba fez efeito.

[}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)]

Abraço,

Ricardo

Mensagem por Coyotte » 22 out 2008, 21:06

ah, já me esquecia...

para o lado do volante, o tubo entra no habitáculo e depois de desmontar os plásticos, não vi nada que pudesse mexer sem abrir a coluna da direcção, ou seja, nada que me facilitasse a vida.

Abraço,

Ricardo

Mensagem por Eduardo » 24 out 2008, 00:55

Boas

Hoje roguei-te uma praga de um dia
Há...então esta tudo explicado...esse dia correu mesmo mal [:p] [:p]

Desculpa lá o trabalho extra, eu tinha a ideia de haver mais ou menos a meio desse veio uma emenda onde o veio entrava noutro mais largo, mas secalhar era noutro modelo, e mesmo que fosse como eu dizia éssa parte que tiraste fora nunca seria para sair pois como disseste e bem, não se pode mudar de posição pois só aperta de uma maneira, essa parte era para entrar o mais para dentro possivél até libertar as estrias da outra ponta do lado do volante (que era suposto ter e não tem :confused: ) , mas sendo assim estás certo e nesse estriado pequeno para o lado da caixa, depois da cruzeta, faz o mesmo efeito...
Folgas os dois e puxas a cruzeta (cardã) ao longo do estriado para o lado do volante, deve libertar esse pequeno antes de acabar o estriado grande, depois é igual...volante direito, rodas direitas, apertas e tá feito...

A diferença de viragem é de quanto?? ( tipo: meia-volta?? / quarto de volta??)
E a direção não ficou a fugir para um dos lados??
BoaSorTTe

Mensagem por Coyotte » 24 out 2008, 13:31

Eduardo Escreveu:
A diferença de viragem é de quanto?? ( tipo: meia-volta?? / quarto de volta??)
E a direção não ficou a fugir para um dos lados??

Olá Eduardo!

Ainda bem que a praga fez efeito :D :D

Ainda não movimentei o cardan mas vou tentar tratar disso amanhã. :nod:

A diferença na viragem é quase meia volta, ou seja para a direita vira impecável e pára no sítio certo, para a esquerda depois de já não conseguir virar mais a roda, ( e o ângulo aqui é exactamente igual ao oposto, a julgar pela distância do pneu à lámina, logo os graus de viragem estão iguais), o volante ainda roda mais um bocado, forçando-me todo o conjunto, direcção, torção das láminas/brincos e mais algo que ainda não consegui perceber, apenas escuto mais ruido. :eek: É indiferente a posição do volante, não altera em nada.

A direcção sempre impecavel, não só não foge como os pneus estão centrados em relação ao pavimento (90º). :nod:

Para terminar, sempre que mandei dar força às molas, a direcão vinha sempre mais rodada em relação ao centro (volante) e eu corrigia tirando e rodando o volante. :unibrow: Não posso afirmar que tenha sido disso mas é muito provavel que seja. A folga natural da direcção já a baixei para um mínimo aceitável rodando o parafuso na parte superior da caixa da direcção.

Abraço e bons TTrilhos :thumbsup:

Ricardo

Registado: 26 set 2009, 14:43

Mensagem por FRED_260 » 08 out 2009, 09:20

ricouto Escreveu:
Eduardo Escreveu:

Para terminar, sempre que mandei dar força às molas, a direcão vinha sempre mais rodada em relação ao centro (volante) e eu corrigia tirando e rodando o volante. :unibrow: Não posso afirmar que tenha sido disso mas é muito provavel que seja. A folga natural da direcção já a baixei para um mínimo aceitável rodando o parafuso na parte superior da caixa da direcção.

Abraço e bons TTrilhos :thumbsup:

Ricardo

BOM DIA , EU TAMBEM TENHO ESSE PROBLEMA NO MEU 260 PODE ME DIXER QUAL É EXE PARAFUSO PARA ELIMINAR A FOLGA NA CAIXA DA DIRECAO . SE PUDER COLOCAR FOTOS AGRADECIA

UM ABRACO PATROLEIRO

FRED_260

Mensagem por Coyotte » 08 out 2009, 15:18

Boas!

Olhando a caixa de direcção de cima, existe uma fêmea (para aí tamanho 19) com um parafuso de fenda onde a fêmea é roscada.

Soltar um pouco a fêmea, apertar o suficiente o parafuso de fenda, reapertar a fêmea mantendo o parafuso de fenda imobilizado.

Depois coloco fotos que agora não posso.

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por FRED_260 » 08 out 2009, 15:47

ricouto Escreveu:Boas!

Olhando a caixa de direcção de cima, existe uma fêmea (para aí tamanho 19) com um parafuso de fenda onde a fêmea é roscada.

Soltar um pouco a fêmea, apertar o suficiente o parafuso de fenda, reapertar a fêmea mantendo o parafuso de fenda imobilizado.

Depois coloco fotos que agora não posso.

CumprimenTTos,

Ricardo

Caro ricardo muito obrigado pela resposta, fico então a aguardar as fotos,

cumprimentos patroleiros,

Frederico

Mensagem por Coyotte » 08 out 2009, 22:53

Boas!

O parafuso fica aqui... :nod:

Esta situa-te junto ao filtro de ar.. para dares com a coisa [bigsmile]

Imagem

Um zoom... :D

Imagem

E um Zoomíssimo... [clap]

Imagem

Com uma chave de fenda seguras o parafuso no centro pela ranhura. Com uma chave de bocas ou boca e anel desapertas a fêmea até ficar solta. Apertas com a chave de fenda até encostar (mas não até ao máximo da tua força). Continuas a segurar com a de fenda e apertas a fêmea, sem o parafuso de fenda rodar. Tem em atenção que o volante tem que ter sempre folga, mesmo que mínima, por uma questão de segurança na condução. Se lhe tirares a folga toda, para além de não ter grande interesse, estás a esmagar o rolamento. :leiam:

Melhor do que isto não posso fazer. Espero ter ajudado. :thumbsup:

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 09 out 2009, 00:38

boas só agora vieste topico mas inda cheguei a tempo.... :unibrow: :unibrow:

akele trab. k ias fazer d rodar no estriado em baixo junto á caixa k por acaso ate nao dá para o fazer como deu pa perceber na tua boa explicaçao é a msm coisa k rodar o volante mas dessa forma da mt mais trab... :D

a soluçao e eu ja nem vou dizer pa por a barra directa como eu fiz mas sim passa por sacar o "crenque" na parte inferior da caixa e corrigir a situaçao, mas digo desde ja k nao é facil em mts casos tem msm d sair a caixa fora pois nao é facil arranjar 1 saca k lhe pegue nos conformes... espero ter m feito entender...
abraço..

Mensagem por Coyotte » 09 out 2009, 01:25

joao trapol Escreveu:boas só agora vieste topico mas inda cheguei a tempo.... :unibrow: :unibrow:

akele trab. k ias fazer d rodar no estriado em baixo junto á caixa k por acaso ate nao dá para o fazer como deu pa perceber na tua boa explicaçao é a msm coisa k rodar o volante mas dessa forma da mt mais trab... :D

a soluçao e eu ja nem vou dizer pa por a barra directa como eu fiz mas sim passa por sacar o "crenque" na parte inferior da caixa e corrigir a situaçao, mas digo desde ja k nao é facil em mts casos tem msm d sair a caixa fora pois nao é facil arranjar 1 saca k lhe pegue nos conformes... espero ter m feito entender...
abraço..

Boas João!

De facto, a solução que indicas é melhor. O problema é tirar fora. Sei que com um "saca" é possível e tenho um amigo que tem um que encaixa lá na perfeição. Como já lhe tenho pedido muita coisa :D tirar o volante e roda-lo resolve o problema e foi o que fiz. Fiquei foi curioso com a tua solução. Eliminaste o cardan de borracha e colocaste directo? Soldaste o veio todo e depois apertaste na caixa? ou arranjaste um veio maior? É que se eliminar o cardan e soldar o veio com a outra ponta (eliminando desta forma o cardan) não ficará curto para apertar na caixa? Outra coisa é a seguinte: o cardan facilita-me alguma coisa no amortecimento da direcção (agarrando o volante e empurrando/puxando) dá algum conforto, funciona tipo um mini-amortecedor. Ao colocares directo não sentiste a diferença?

Abraço
:friends: :friends: :friends:

Ricardo

Mensagem por FRED_260 » 09 out 2009, 08:30

ricouto Escreveu:Boas!

O parafuso fica aqui... :nod:

Esta situa-te junto ao filtro de ar.. para dares com a coisa [bigsmile]

Imagem

Um zoom... :D

Imagem

E um Zoomíssimo... [clap]

Imagem

Com uma chave de fenda seguras o parafuso no centro pela ranhura. Com uma chave de bocas ou boca e anel desapertas a fêmea até ficar solta. Apertas com a chave de fenda até encostar (mas não até ao máximo da tua força). Continuas a segurar com a de fenda e apertas a fêmea, sem o parafuso de fenda rodar. Tem em atenção que o volante tem que ter sempre folga, mesmo que mínima, por uma questão de segurança na condução. Se lhe tirares a folga toda, para além de não ter grande interesse, estás a esmagar o rolamento. :leiam:

Melhor do que isto não posso fazer. Espero ter ajudado. :thumbsup:

CumprimenTTos,

Ricardo

BOAS,

OBRIGADO PELA AJUDA JA ME VOU ENTRETER!!

UM ABRAÇO PATROLEIRO

FRED

Mensagem por FRED_260 » 09 out 2009, 08:32

joao trapol Escreveu:boas só agora vieste topico mas inda cheguei a tempo.... :unibrow: :unibrow:

abraço..

BOAS,

QUANDO DIZ A BARRA DIRECTA , É AQUELA QUE SAI DIRECTA DA CAIXA E QUE VAI A BARRA DE RODA A RODA CERTO? SABE ME DIXER ONDE SE ARRANJA EXAS BARRAS ?? E PARA QUE VALORES??

UM ABRAÇO PATROLEIRO

FRED

Mensagem por joao trapol » 09 out 2009, 11:52

Boas João!

De facto, a solução que indicas é melhor. O problema é tirar fora. Sei que com um "saca" é possível e tenho um amigo que tem um que encaixa lá na perfeição. Como já lhe tenho pedido muita coisa tirar o volante e roda-lo resolve o problema e foi o que fiz. Fiquei foi curioso com a tua solução. Eliminaste o cardan de borracha e colocaste directo? Soldaste o veio todo e depois apertaste na caixa? ou arranjaste um veio maior? É que se eliminar o cardan e soldar o veio com a outra ponta (eliminando desta forma o cardan) não ficará curto para apertar na caixa? Outra coisa é a seguinte: o cardan facilita-me alguma coisa no amortecimento da direcção (agarrando o volante e empurrando/puxando) dá algum conforto, funciona tipo um mini-amortecedor. Ao colocares directo não sentiste a diferença?

boas eu colokei directo foi a barra caixa roda, ficando assim com regulaçao po volante.
em cima esta original nem penso em alterar isso pois akele carda d boracha ali é mt importante....

FRED_260 Escreveu:

abraço..

BOAS,

QUANDO DIZ A BARRA DIRECTA , É AQUELA QUE SAI DIRECTA DA CAIXA E QUE VAI A BARRA DE RODA A RODA CERTO? SABE ME DIXER ONDE SE ARRANJA EXAS BARRAS ?? E PARA QUE VALORES??

UM ABRAÇO PATROLEIRO

FRED

sim a barra é a k vai á roda... a minha fui eu kem fiz mas existe isso ja pronto, fala com o pepo..

abraço

Mensagem por joao trapol » 09 out 2009, 11:59

http://www.patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?f=1&t=2388&st=0&sk=t&sd=a&start=700

vejam aki como eu fiz, mas há formas d o fazer sem dar tanto trab .... mas na minha opiniao assim é o mais completo e ta provado... passem ca k eu deixo dar 1a voltinha mas tem k pagar 1asminis....

abraço..

Próximo

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes