rjmoreira, se queres um conselho, só o digo mais uma vez (para não incomodar muito): se tens peças/óleos a trocar no carro, troca tu! Escolhes TU o mecânico, escolhes TU os materiais a trocar e... assim ficas TU a saber o que foi feito, por quem foi feito e como foi feito!
Se queres cravar cenas ao jovem... ele que desconte no preço do carro e tratas tu do resto.
A bomba de água é realmente muito importante de trocares e uma vez que tens o carro na oficina justifica plenamente a troca.
Acredita (também só digo mais esta vez): compras o carro e pões 300 euros para um mecânico que TU conheças para ficares com o carro em condições. Por muito que queiras poupar... depois quando andares com o carro no monte, não vais querer ficar apeado porque o motor aqueceu ou porque o turbo começou a fazer um ruído estranho ou... enfim... faz como entenderes.
Sobre os aspectos a teres em atenção, são iguais a todos os outros carros. Quando procurares por problemas, usa a inteligência e não acredites em tudo o que o vendedor te disser.
Cumprimentos
Bruno
PS - sobre a correia de transmissão, não troques só a correia mas sim o kit completo; sobre o óleo, atenção à qualidade do mesmo e certifica-te da sua substituição futura a cada 5000 kms ou um ano (o manual de oficina refere 6000 kms) - especial atenção porque este óleo lubrifica o turbo... quando mudares de óleo muda o filtro de óleo e... aproveita para mudar o de ar. Com alguma frequência, verifica o filtro de combustível e troca-o se necessário (nesta 1a revisão ficava-te bem fazê-lo).
PS2 - o meu Patrol tem 330.000 kms e está tudo ok, portanto, 200.000 kms, parece-me bem.