syxon Escreveu:OBRIGADO PELA DICA.... MAS NAO SE DEVERIA COLOCAR MAIS CA PARA TRAS!? (DUVIDAS DE QUEM PERCEBE PC DE TEORIAS MECANICAS)
NÂO!!!
Deve estar junto do radiador.
As ventoinhas arrefecem a água que está no radiador!!! e, por isso, a temperatura de referência para o trabalho das ventoinhas deve ser a que está no radiador.
Basta veres que, mesmo nas ventoinhas mecânicas, o que faz "prender" o acoplamente viscoso, é, precisamente, o calor libertado pela água que circula no radiador
Se ligares o sensor num qualquer ponto da culassa, as ventoinhas até ligarão na temperatura esperada....... mas depois dificilmente desligam, porque antes da temperatura baixar os 5ºC esperados na cabeça, já o termostato fechou o circuito ao radiador

, dicultando a partir daí, que a temperatura da água no motor, baixe.
Os motores RD28T, infelizmente, têm uma (má) particularidade - diferenças de 5 a 10ºC na temperatura da água do motor entre a zona do 1.º cilindro (que é a zona do termostato) e a do 6.º (aqui, mais quante).
Por isso, tambem substituí a rela atrás do 6.º cilindro, por mais uma purga de circulação da água - ajudando a uniformizar o arrefecimento da culassa (e não a aumentar o arrefecimento, como muitos julgam)
Abraço
.