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"Poli" da cambota desapertada Y61 TD6

MensagemEnviado: 18 fev 2008, 15:57
por sohc
No sábado passado, quando me deslocava calmamente em alcatrão (80/90 kmh), fiquei sem direcção assistida, com a luz da bateria a acender e o ponteiro da temperatura a aproximar-se perigosamente do vermelho.

Ao dar uma vista de olhos ao motor reparo que nenhuma das correias nem a ventoinha se mexem quando este está a trabalhar.

Depois de deixar arrefecer, o diagnóstico foi simples: "poli" que está montada no veio da cambota e que faz movimentar as correias que estão no exterior do motor desapertada :eek:

Como ando com falta de tempo, oficina com ele, em cima do pronto-socorro (se os meus amigos que têm LR e RR descobrem estou feito, depois de anos a gozar com os seus constantes passeios em cima de prontos-socorro, vão-me atazanar o juízo à força toda).

Já alguém teve o mesmo problema? Qual poderá ter sido o motivo, além de ter sido mal apertada quando mudaram a correia de distribuição (o antigo dono fazia todas as revisões na Nissan). O carro só tem 105 000km

Num caso destes poderá haver danos colaterais em virtude ainda ter andado 1 ou 2 km depois dos primeiros sintomas?

Alguma sugestão para que isto não volte a suceder?

GRande abraço a todos

P.S. - Um bom exemplo da Mitsubishi: recebi hoje um carta para ir trocar, sem custo, o "pendural de direcção" do Pajero SportWagon que tinha antes e que estou a vender, apesar deste já ter quase dez anos e 190.000 km... Parece que em alguns modelos deu problemas.

MensagemEnviado: 18 fev 2008, 20:36
por cristiano
nao foi o viscoso que foi a vida???

MensagemEnviado: 18 fev 2008, 21:36
por sohc
Não, foi mesmo o parafuso que fixa a "poli" que está no veio da cambota e que transmite o movimento desta às correias da bomba de água, alternador, bomba da direcção assistida, AC, etc que se desapertou. Aliás o parafuso só não caíu por acaso, já que estava todo desapertado e a "poli" a abanar por todos os lados

Julgo que se tivesse sido o viscoso só a ventoinha é que não andava, as correias continuavam a andar. Corrijam-me se estiver enganado, que de motores diesel não percebo grande coisa.

Amanhã já vai sair fora, depois digo qual foi o resultado. Só espero que não tenha danificado o veio da cambota.


GRande abraço

MensagemEnviado: 19 fev 2008, 09:25
por bcrena
Tás tramado com isso, se a poli anda á volta foi porque o cavalete se passou e o escatel do veio da cambota ficou degolado, tás tramado se o mecânico for bom repara-te isso sem tirar a cambota se n tens de sacar a cambota fora e levar isso a um torneiro. Por acaso aconteu isso aqui num GR da aldeia e conseguimos reparar sem tirar a cambota mas n foi facil (muitas horas de lima). Digo-te uma coisa amigo se a cambota tiver de sair vais gastar uma guita!!!

MensagemEnviado: 19 fev 2008, 11:37
por sohc
O meu medo é exactamente esse, no fim da tarde já devo saber quais foram os estragos.

No vosso caso chegaram a alguma conclusão sobre o motivo por que isso aconteceu?

MensagemEnviado: 20 fev 2008, 08:02
por bcrena
sohc Escreveu:O meu medo é exactamente esse, no fim da tarde já devo saber quais foram os estragos.

No vosso caso chegaram a alguma conclusão sobre o motivo por que isso aconteceu?


Só pode ser o parafuso mal apertado!!

MensagemEnviado: 20 fev 2008, 10:58
por sohc
Amigo bcrena, foi exactamente o que se passou :crybaby: Vamos lá a ver se se consegue safar sem tirar a cambota, mas não estou com grande esperança nisso...

MensagemEnviado: 20 fev 2008, 12:03
por bcrena
Não é facil mas com passiencia conseguese fazer, olha que tirar a cambota fora é obra.
Fica aqui o meu contacto se precisares de alguma ajuda apita que eu digo como deves fazer.
914039472 - Bruno Crena

MensagemEnviado: 20 fev 2008, 15:00
por sohc
Agradeço a disponibilidade. Se for preciso dou uma apitadela.

Obrigado

MensagemEnviado: 13 mar 2008, 14:17
por jonny
Boas!


No meu tambem aconteceu o mesmo se leres um topico mais velhinho mas isso se tiveres tempo e ajudares o mecanico a desmontar o radiador e essa treta toda para trabalhares mais a vontade vas ver como ele consegue recuuperala sem a tirares fora [}:)] ...
E claro teras de arranajr uma poli se tiver partida ou mandar rectificar e recuperar o centro da mesma :D...

MensagemEnviado: 13 mar 2008, 15:28
por sohc
Boas,

da maneira que ficou o escatel eram precisas muitas horas para recuperar no sítio e ficar a 100%, de modo que se optou por tirar o motor e levar a cambota a um especialista para recuperar esta. Ficou um bocado mais caro mas está como novo. A poli teve de ser nova pois estava muito comida de andar a abanar e com o eixo a rodar em falso, além de ter rachado num sítio...

Claro que se aproveitou, já que o motor estava cá fora, para meter moentes novos e mais uma coisa ou outra que precisava.

Problema resolvido :D e a carteira mais leve :crybaby: .

MensagemEnviado: 25 mar 2008, 12:00
por jonny
Pois... esse era o incoveniente de tirares o motor pois a carteira fiicou bastante mais leve :D....